26 de abril de 2007

Badalos e Canário Timbrados Espanhol

Um Domingo diferente com os meus timbrados, isto para conhecer melhor os instrumentos utilizados ao longo dos tempos, por quem criava aves de canto em tempos idos .
Desde o Timbrado, Harz, Malinois, o Pintassilgo, o Chamariz, o Lugre, o Melro e tantos outros .
Apresento este texto porque achei interessante alguém pensar nos badalos que os pastores punham aos animais. A experiência que realizei, na minha opinião, não basta só alimentar e limpar... tambem se pode "brincar" com estes excelentes companheiros, os canários.
Que no nosso inconsciente colectivo atravessa de geração em geração de homens e mulheres de Portugal e Espanha.
Deixo aqui registado um pdf do Instituto Camões interessante sobre a Formação de Portugal.
Não foi só a sua voz e os instrumentos que os seres humanos produziram ao longo do tempo que nos acompanharam e acompanham , mas tambem a criação em gaiolas que acompanharam a "voz" de todas aves que podem ser e que foram domesticadas pelo Homem ao longo dos tempos.
Neste caso particular o canto de um canário ou de outra ave exótica e campestre que podemos ter em casa, porque se acha engraçado e passado um tempo já passou a novidade e alguém que não tem nada a ver com a pobre ave, terá que a tratar muitas as vezes a contra gosto.
O que é formidavel é que a pessoa irá admirá-la de uma forma mais intima do que aquele que a adquiriu num momento e numa circunstância e de euforia...
As fotos que fui tirando e que me tiraram nesse Domingo de 22 de Abril de 2007.
Fiz um pequena descoberta com o som de dois chocalhos, batendo um no outro, resultando um som muito semelhante ao das castanholas, termo esse tambem usado na Beira Baixa quando uma cegonha se manifesta.
Mas pode ser a minha impressão auditiva errada.
Apresento-vos as fotos só com o intuito de pensar sobre uma marca ou sobre varias marcas que registamos e nem damos por isso.
Pedro Boavida 26 de Abril de 2007








A Revolta dos Badalos é o resultado de vários anos de concertos-baile e a vontade de gravar um disco diferente dos outros. Desafio musical e boa disposição são os argumentos que passam para disco, as maratonas dos bailes para noite dentro.Falar dos Uxukalhus é falar de dança e de festa. De facto, o grupo existe mais para a dança do que para uma certa "carreira musical" típica. Mesmo assim decidiu finalmente apresentar o seu disco de estreia - "A revolta dos Badalos". Um trabalho que promete muita dança fora de horas e inclui uma faixa multimédia com danças tradicionais.Passados 10 anos depois da criação da Pedexumbo e do Andanças, os Uxukalhus (originalmente designados por "Os Chocalhos") são o expoente máximo das danças tradicionais em portugal.
Primeiro porque investiram tudo o que tinham para apimentar musicalmente a música dita tradicional europeia (e sobretudo a portuguesa) - misturando percussões, guitarras, bouzukis - tudo com o talento especial de Paulo Pereira, na Flauta e o mestria de Celina Piedade, no Acordeão e voz.
Vasco Casais, também dos Dazkarieh, é outro dos membros "residentes" da banda - já que ao longo dos anos foram por lá passando várias colaborações. É o caso de Nuno Patrício, o percucionista que se dá por ele.
Esta "Revolta dos Badalos" é a materialização em disco de uma loucura sonora assumida. Sempre bem disposta, feita por músicos que preferem não ensaiar muito - antes disso preferem tocar juntos e dar corpo ao baile. O certo, é que os muitos bailes que o grupo já animou, invariavelmente são invadidos por algumas centenas de verdadeiros aficcionados.

Guitarra,Guitar,Guitarre,Chitarra, Violâo




O grande tenor, lo tenor.







Plácido Domingo actua a 2 de Maio no Pavilhão Atlântico


O tenor espanhol Plácido Domingo vai actuar dia 02 de Maio no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, apresentando o programa previsto para o concerto do passado dia 21, cancelado por motivo do «catarro insistente» que então o afectava.
A informação sobre o regresso do cantor foi hoje difundida pela produtora Premier World.
Com Domingo, actuará a soprano argentina Virginia Tola, vencedora, em 1999, do Prémio Internacional de belcanto Rainha Sonja da Noruega e, no ano seguinte, do concurso Operalia, uma iniciativa de Plácido Domingo para a descoberta de novos talentos.
A acompanhar os dois cantores estará a Orquestra do Norte, conduzida por Eugene Kohn.
No passado dia 21, minutos antes do começo do concerto, Plácido Domingo informou o público presente na sala de que, por causa de «um catarro insistente», não poderia actuar.
Pediu então a compreensão dos presentes e prometeu regressar.
Do programa previsto, e que será o mesmo de 02 de Maio, constavam um fado, zarzuelas, excertos de operetas e as árias «Wintersturme», da ópera «A Valquíria», de Wagner, e «Già Nella Notte Densa», de «Otello», de Giuseppe Verdi, bem como alguns êxitos de musicais da Broadway.
Um dos mais destacados tenores da actualidade, também maestro, Plácido Domingo, 66 anos, terá nesta, provavelmente, a sua última actuação em Portugal, no quadro uma digressão anunciada como «de despedida».
Diário Digital / Lusa
26-04-2007 11:45:00







Anos 60- Yellow submarine


Cota se quiseres recordar os velhos tempos carrega no submarino.
Se gostas de canários Amarelos Portugueses já sabes....

veiculos com cor amarelo canário










click into the photo portuguese site













music yellow canary



A falta de silêncio e adaptação das aves ao meio ambiente.




City birds sing for silent nights


Urban robins find it too noisy to communicate during daylight

Robins in urban areas are singing at night because it is too noisy during the day, researchers suggest.
Scientists from the University of Sheffield say there is a link between an area's daytime noise levels and the number of birds singing at night.
Until now, light pollution had been blamed because it was thought that street lights tricked the birds into thinking it was still daytime.
The findings are published in the Royal Society journal Biology Letters.
"You generally only seem to hear nocturnal singing in cities," explained Richard Fuller, one of the study's co-authors.
"So this led us to think that there was some aspect of the urban environment that was driving this phenomenon."
Shedding light
Light pollution had been widely held as the prime suspect. It was thought to prevent the birds from roosting, leading to them remaining active through the hours of darkness.
Noise levels were 10 times higher in places where birds were singing at night
Dr Richard Fuller,University of Sheffield
"That was the stock answer you would get," Dr Fuller said, "that it was basically tricking the birds into thinking it was daylight and tripping some sort of physiological threshold.
"But we thought that was pretty unlikely because birds are much more complex than that."
He said that there had never been a scientific study to measure the impact of light pollution on the behaviour of urban robins.
"So we went out and measured both noctural light and daytime noise levels and we found that daytime noise had a far stronger effect.
"We found that night-time light had a small effect, but very much smaller than the impact of noise levels."
This led the team to conclude that it was an active decision by the birds to sing at night rather than passively responding to light levels.
"The birds appear to be singing at night to avoid competition with high noise levels caused by our cities during the day," Dr Fuller suggested.
"Noise levels were 10 times higher in places where birds were singing at night."
The findings form a part of a seven-year research programme by the university's Department of Animal and Plant Sciences to measure the impact of urbanisation on biodiversity.

25 de abril de 2007

Spanish Timbrado Canary
















The beautiful Spanish Timbrado Canary is said to be the domestic canary that is closest genetically to wild canaries! With lovely, elaborate songs and a variety of beautiful colorations, Spanish Timbrado Canaries can be a joy to own.
The song of the Spanish Timbrado Canary consists of twelve notes. Their songs are said to be bright, harmonious, and metallic sounding. Although their songs are loud, they are not rasping or strident, and consist of many quick successions of combinations of the range of notes. Spanish Timbrado Canaries can be taught to sing on cue! They enjoy bathing and, though often kept indoors, they can be kept outside so long as the temperatures are warm.
Most Spanish Timbrado Canaries grow to just over five inches in length. They usually have tight feathering that is greenish with a gray tint. Yellow, white, variegated, and cinnamon colorings are also available. Most have "fish tail" shaped tails, rather than the "pipe stem tail" type, that many canaries have, and rather short legs.
Spanish Timbrado Canaries have been bred in Spain and are said to be the purest domestic form of canary in existence! This is because they have been bred for song rather than color. Originally imported to Spain from the Canary Islands in the 1400s, the Spanish Timbrado Canary began to be bred by an organized breeders' association in the 1940s and 1950s in Spain. The name Timbrado derives from the timbre of the canary's metallic voice, reminiscent of castanets, the traditional instruments used in much of Spain's folk music.

Links about Spanish Timbrado Canary:
THE BEST TO LEARN ABOUT SPANISH TIMBRADO CANARY ,THERE IS A FORUM TO LEARN ABOUT SPANISH TIMBRADO CANARY.
http://www.jkinder.com/jkinder/canary/timboadosong.htm
http://dimitri_tsalabounis.tripod.com/pigeons/canary.html
http://birdcamus.com/index.html
http://www.birdsupplies.com/Articles.asp?ID=163
http://churchplantersnetwork.com/song_standard_for_the_spanish_ti.htm
http://members.cox.net/timbrados/Articles.htm
http://robirda.com/flock28.html
http://birds.peachyga.com/canary-timbrado.html
http://animal-world.com/encyclo/birds/canaries/SpanishTimbradoCanary.php
http://www.canaryadvisor.com/spanish-timbrado-canary.html
http://www.geocities.com/siliconvalley/1570/videos.htm
http://br.geocities.com/smallyellowcanary/canario.htm
http://www.aviaryatbrocken.com/which_canary.html
http://www.bsos.umd.edu/psyc/dooling/publications/Lohr-2004.htm
http://www.timbrado.nl/links.html
http://www.geocities.com/eltimbradoatc/
http://www.geocities.com/atccantos/cantos.htm
http://www.timbrado.nl/boven.html



23 de abril de 2007

Banda de Chaves "os canários" / Welcome to Chaves


Conheça Chaves e a sua História basta um click

Dia Mundial do Livro- FADO-Não invente Histórias sobre o Fado







































BIBLIOGRAFIA SOBRE FADO – LIVROS
José Lúcio Ribeiro de Almeida



ABELHO, Azinal, Os Anjos Cantam o Fado, Lisboa, s/n, 1961

ALEIXO, João, Fadistas do Bairro Alto, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1955

ALCÂNTARA, Severo, Fado da Maria do Sol, Lisboa, Tipografia H. Torres, s/d

ALMEIDA, Amaro, «Reflexões Sobre a Origem do Fado», in Separata Olisipo, Lisboa, s/n, s/d, N.º 25

ALMEIDA, Fialho de, Estâncias de Arte e de Saudade, Lisboa, s/n, 1921

ALMEIDA, Pedro F. Ribeiro, Fadista, Lisboa, Sassetti e C.ª, s/d

ARAÚJO, Norberto, Fado da Mouraria, s/l, s/n, s/d

ARRIEGAS, Artur, Fado a Trova Portuguesa, Lisboa, Livraria Barateira, 1922

ÀVILA, Jorge, Volta se Queres, Lisboa, Edição Rádio, 1955

ÀVILA, Jorge, O Ganga do Século XX, Lisboa, Edição Rádio, 1955

ÀVILA, Jorge, Amor Sublime, Lisboa, Edição Rádio, 1955

ÀVILA, Jorge, Fado Alfama, Lisboa, Edição Rádio, 1955

ÀVILA, Jorge, Nem às Paredes Confesso, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1955

ÀVILA, Jorge, Assim Nasceu Meu Amor, Lisboa, Edição Rádio, 1955

BARRETO, Mascarenhas, Fado Canção Portuguesa, Lisboa, Oficina Gráfica Boa Nova Lda, 1959

BARRETO, Mascarenhas, Origens Líricas e Motivações Poéticas, Lisboa, Aster, 1980

BARRETO, Mascarenhas, Lisboa Antiga, Lisboa, Neo-Gravura, s/d

BASTOS, António de Sousa, A Carteira do Artista, Lisboa, José Bastos Imprensa de Libânia da Silva, 1898

BASTOS, José Augusto Lopes, Fado Corrido, Braga, Oficina Gráfica Augusto Costa e C.ª Lda, 1965

BORBA, Tomás Vaz, Fado de Camilo, Lisboa, Diário de Notícias, s/d

BOTTO, António, Alfama, Lisboa, Edição Paulo Guedes, 1933

BRAGA, Teófilo, História da Poesia Popular Portuguesa, Porto, Tipografia Lusitana, 1867

BRAGA, Teófilo, Cancioneiro Popular, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1867

BRAGA, Teófilo, O Povo Português nos seus Costumes, Crenças e Tradições, Vol. I, e II, Lisboa, Livraria Ferreira Editora, 1885

BRAGA, Teófilo, Crenças e Festas Públicas, Tradições e Saber Popular, Lisboa, Livraria Ferreira Editora, 1885

BRITO, Nogueira, Lisboa Antiga, s/l, s/n, s/d

CAIADO, Carlos, Antologia do Fado de Coimbra, Coimbra, Gráfica de Coimbra, 1986

CAJÃO, José Luís, O Fado de Toda a Gente, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1950

CARPETA, Joaquim, Cantigas do Fado, Lisboa, Livraria Camões, 1955

CARRELHAS, Carlos, O Fado da Pouca Sorte, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1960

CARVALHO, Fernando, Fado das Caravelas, Lisboa, Edições Populares, 1945

CARVALHO, Fernando, Fado da Saudade, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1952

CARVALHO, Fernando, O Fado foi a Paris, s/l, s/n, s/d

CARVALHO, José Pinto Ribeiro, História do Fado, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1984

CASTILHO, Júlio de, Lisboa Antiga, Lisboa, Antiga Casa Bertrand, 1889

COSME, José de Oliveira, Fado na Arte, Lisboa, s/n, 1939

CUNHA, Faustino António, Livro de Ouro do Fadista, s/l, s/n, 1878

DIAS, Barata, O Fado do Fado, Coimbra, Editora Romana, 1954

DIAS, Pedro Grabato, Facto/Fado, Moçambique, s/n, 1986

FARIA, Francisco, Antologia do Fado de Coimbra, s/l, s/n, s/d

FARIA, Francisco, Fado de Coimbra ou Serenata de Coimbra?, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, 1980

FERRÃO, Raul, Fado do Ribatejo, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1939

FERRÃO, Raul, Fado do Toureiro, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1949

FERRÃO, Raul, Fado das Caldas, Lisboa, Sassetti e C.ª, s/d

FIRMINO, António da Costa, GUERREIRO, Maria das Dores, O Trágico e o Contraste – O Fado no Bairro de Alfama, Lisboa, Publicações D. Quixote, s/d

FREITAS, Frederico, O Fado Canção da Cidade de Lisboa, Lisboa, s/n, 1973

FORTES, José Maciel Ribeiro, O Fado: Ensaios Sobre um Problema Etnográfico Folclórico, Porto, Companhia Portuguesa Editora, s/d

GALHARDO, José, VALÉRIO, Frederico, Fado Malhoa, Lisboa, s/n, 1948

GUIMARÃES, Júlio, Fados Cómicos, s/l, s/n, s/d

GUIMARÃES, Júlio, Fados Brejeiros, s/l, s/n, s/d

GUIMARÃES, Júlio, Fados para Rir, s/l, s/n, s/d

GUIMARÃES, Pinto, Fado, Canção Vencedora, Lisboa, Edição do Autor, 1938

GRAÇA, Fernando Lopes, A Música Portuguesa Seus Problemas, Vol. I, Lisboa, Edições Lopes da Silva, 1944

HEROLD, Jorge, Fado, Lisboa, Museu Nacional de Teatro, 1984

HILÁRIO, Augusto, Fado Serenata, Porto, s/n, 1893

LACERDA, Manasses de, Fados e Canções Portuguesas, Porto, s/n, s/d

LAMBERTINI, Michel Ângelo, A Arte Musical, Lisboa, 1899

LAMBERTINI, Michel Ângelo, Chansons et Instruments, Renseigments Pour L’Étude du Folk-lore Portugais, Paris, s/n, 1902

LEÇA, Armando, «O Fado no Cancioneiro Português», in Da Música Portuguesa, Lisboa, Emprensa Internacional Editora, 1922

MACHADO, Alberto Victor, Fado das Salas e Fado das Ruas, Lisboa, Ferreira e Franco, 1928

MACHADO, Alberto Victor, Ídolos do Fado, Lisboa, Tipografia Gonçalves, 1937

MACHADO, Júlio César, Lisboa na Rua, Lisboa, Empresa Horas Românticas, 1874

MANTUA, Bento, O Fado, Lisboa , Livraria Bertrand, 1915

MARQUES, José Belo, Uma Carta de Amor, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1955

MEDINA, João, «Fados Literários», in História Contemporânea de Portugal, Lisboa, Amigos do Livro Editores, s/d

MELO, José, O Fado Canção Nacional?, Lisboa, Edição do Autor, 1954

MELO, Maria da Glória Brotos Cardoso Tavares, Fado da Dor, Lisboa, P. Santos e C.ª, s/d

MELO, Maria da Glória Brotos Cardoso Tavares, Fado da Dúvida, Lisboa, Bastos e C.ª. s/d

MENDES JÚNIOR, José Cristóvão, Fado do Cego, Lisboa, Livraria Clássica Editora, s/d

MOITA, Luís, O Fado, Canção dos Vencidos, s/l, s/n, 1936

MONTOIA, António, Fadistas de Portugal, s/l, s/n, s/d

NEUPARTH, Júlio, Fado, Lisboa, Neuparth e Carneiro, s/d

NEVES, César das, CAMPOS, Gualdino de, Cancioneiro de Músicas Populares, Porto, César Campos, e Cia, Vol.I, 1893, Vol.II, 1895, Vol.III, 1898

NEVES, Fausto, Fado d’Espinho, Porto, Casa Moreira de Sá, s/d

NOBRE, João, Fado da Carta, Lisboa, s/n, 1948

OSÓRIO, António, A Mitologia Fadista, Lisboa, Livros Horizonte, 1978

PAIS, José Machado, A Prostituição e a Lisboa Boémia do Século XIX aos Inícios do Século XX, Lisboa, Editorial Querco Limitada, 1985

PALMEIRIM, Luís Augusto, «Os Excêntricos do Meu Tempo», in Galeria de Figuras Portuguesas, s/l, s/n, s/d

PEPE, Luís, Fado, Mulheres e Toiros, Lisboa, Livraria Francisco Franco, 1945

PIMENTEL, Alberto, A Triste Canção do Sul, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1989

RIBEIRO, Artur, Adeus Mouraria, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1953

RODRIGUES, A. Martins, O Fado e as Touradas em Portugal, Lisboa, Publitur, s/d

SERPA, Domingos, Eterna Canção, a Severa, a Velhice e a Verdade, s/l, s/n, s/d

SOUSA, Avelino, O Fado e os Seus Censores, Lisboa, s/n, 1912

SOUSA, Carlos Nóbrega, O Fado de Quem Ama, Lisboa, s/n, 1960

SUEIRO, M. B. Barbosa, Fado, Lisboa, Imprensa, s/n, 1944

SUCENA, Eduardo, Lisboa o Fado e os Fadistas, Lisboa, Veja, 1992

TINHORÃO, José Ramos, Fado Dança do Brasil Cantar de Lisboa, Lisboa, Editorial Caminho, 1994

TRINDADE, Ferrer, Lisboa, Lisboa, Sassetti e C.ª, 1960

Colecção dos Mais Modernos e Lindos Fados e Canções, Lisboa, Livraria Barateira, s/d

Fado Hilário, Porto, Joaquim Maria da Costa, s/d

O Fado do Soldado – Cantigas de Guerra, Lisboa, Livraria Barateira, s/d, N.º 17



BIBLIOGRAFIA SOBRE FADO – PERIÓDICOS



Blanco, Pedro, «La Musique Populaire Portugaise», in Revue Musicale, N.º 2, de 15 de Fevereiro, 1912, Paris
BONITO, Rebelo, «Reflexões Sobre o Fado», in Céltica I, Porto, s/n, 1960

RIBEIRO, António Lopes, «Variações Sobre o Fado Melopeia Sinistra ou Canção Nacional?», in Revista Panorama, N.º 25, Lisboa, 1945

RIBEIRO, Mário Sampayo, «Pergaminhos Fadistas», in Revista Olissipo, N.º 13, Lisboa 1946, pp. 3-13

SAMPAIO, Gonçalo, «As Origens do fado», in Águia, Porto, Ano I, 1.ª Série, 1910-1932

A Arte Musical, Lisboa, 1873-1875, 1890, 1899-1915, 1930-1935, 1970

A Canção de Lisboa, Lisboa, s/n, s/d

Canção Nacional, Lisboa, s/n, 1920, 1927 - 1928

A Canção de Portugal, Lisboa, 1916-1919 e 1928

A Canção Portuguesa, Lisboa, s/n, 1921

A Canção do Sul, Lisboa, s/n, 1923 - 1933

A Chronica, s/l, s/n, s/d, N.º 68

Diário de Notícias, Lisboa, 1902

«O Fadário» in Semanário Literário, Teatral e Humorístico, Lisboa, s/n, 1916, Ano I, N.º 1

«O Fadinho» in Semanário de Critica e Propaganda do Fado, Setúbal, 1910, Ano I, N.ºs 1 e 2

O Fadinho, Lisboa, s/n, 1917-1918, AnoI, N.º 2

O Fadinho de Alfama, Lisboa, s/n, s/d, 1.º Folheto

O Fadinho do Bairro Alto, Lisboa, s/n, s/d, N.º 1

O Fadinho da Mouraria, s/l, s/n, s/d, N.º 1

O Fadinho da Seita Negra, Lisboa, s/n, s/d, N.º 1

«O Fado» in Semanário Ilustrado, Lisboa, 1910, Ano I, N.ºs 1- 14

O Fado, Lisboa, Propriedade do Grupo de Solidariedade – Propagadores do Fado, 1923 – 1926, N.ºs 1 - 22

Fado Novo, Lisboa, s/n, 1876, N.º 3

Fado Para o Desafio, s/l, s/n, s/d, 1.º Folheto

Fado e Touros, Lisboa, s/n, 1936

Ilustração, Porto, s/n, 1884

Jornal Novidades, s/l, s/n, 1903

Panorama, Lisboa, s/n, 1837 – 1868

O Pimpão, s/l, s/n, 1925 e 1933

Revista Portuguesa, Lisboa, s/n, 1894 – 1895



BIBLIOGRAFIA SOBRE A GUITARRA



A.A.V.V., Festival de Música de Lisboa, exposição Internacional de Guitarras, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1983

ÁGUAS MANSAS, Visconde, As Cordas da Minha Guitarra, Madeira, Goula, 1990

ALFONSO, Nicolas, «Instrument – Probléme – La Guitarre» in Clés Pour La Musique, s/l, s/n, 1970, N.º 15. pp. 18 - 19

ALMEIDA, Isabel Cruz, As Histórias que a Guitarra conta, Lisboa, Instituto Português do património Cultural, 1987

CARMO, José Pedro do, Evocação do Passado – Uma Guitarra Simbólica, Lisboa, Tipografia Empresa Nacional de Publicidade, 1943

COSTA, José Duarte, Escola de Guitarra, Lisboa, Ed. Métodos e Guitarras, 1959

FIGUEIREDO, Tomás, Guitarra, Lisboa, Editores Guimarães, 1956

GOMES, Manuel, A Guitarra Portuguesa, Lisboa, Tipografia Cadeia Nacional, 1929

LEITE, António da Silva, Estudo de Guitarra, Porto, Tipografia de António Alvarez Ribeiro, 1796

NAVARRO, António de, Guitarras em Madeira d’Asa, Braga, Pax, 1974

PAVESSE, Cesare, A Guitarra Quebrada, Lisboa, Editorial Minerva, 1960

RIBEIRO, Mário Sampayo, As Guitarras se Alcácer e a Guitarra Portuguesa, Lisboa, Livraria Bertrand, 1936

SERPA, Domingos, Guitarra de Cravelhas, Lisboa, Tipografia Plácido, 1917

SERPA, Domingos, Ao Choro da Guitarra, Lisboa, Imprensa Beleza, s/d

SIMÕES, Armando, A Guitarra – Bosquejo Histórico, Elvas, s/n, 1974

O Canto e a Guitarra na Década de Ouro da Academia de Coimbra 1920 – 1930 Ilustrada, Coimbra, Coimbra Editora, 1986

Grande Noite de Guitarra Portuguesa, Lisboa, Eiró, 1985

Quinzena de Guitarra de Coimbra, Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, 1983



BIBLIOGRAFIA SOBRE A GUITARRA – PERIÓDICOS



RIBEIRO, Mário Sampayo, «As Guitarras de Alcácer Quibir e a Guitarra Portuguesa», in Separata do Arquivo Histórico de Portugal, Vol. II, Lisboa, Bertrand, 1936

SAMPAIO, Gonçalo, «As Origens do Fado», in Revista Águia, N.ºs 9-10, Porto, Março-Abril

A Guitarra, Lisboa, s/n, 1918, Ano I, N.º 1

A Guitarra, Colecção de Cantigas Para o Mesmo Instrumento, Lisboa, s/n, s/d. N.ºs 1 e 12

Guitarra de Portugal, Lisboa, s/n, 1922 – 1933

O Guitarrista das Salas, Lisboa, s/n, s/d








BIBLIOGRAFIA SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS



ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, Os Sons e os Tons da Música Popular Portuguesa, Odivelas, Edição do Autor,

ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, Um Olhar Musical pelos Resíduos, Lisboa, 1.ª Edição
Ministério do Ambiente Instituto dos Resíduos, 1998

ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, Cordofones Portugueses, Porto, Areal Editores, 2000
A.A.V.V., Catálogo A Voz e os Sons do Encontro, Lisboa, s/n, 1996

ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, «A Guitarra Portuguesa», in As Idades da Madeira, Lisboa, Ministério Para a Qualificação e o Emprego Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997, p. 33

ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, «Violas de Arame do Continente», in As Idades da Madeira, Lisboa, Ministério Para a Qualificação e o Emprego Instituto do Emprego e Formação Profissional, 1997, p. 34

ALMEIDA, José Lúcio Ribeiro de, «Os Instrumentos Musicais na Madeira e nos Açores», in As Idades da Madeira, Lisboa, Ministério Para a Qualificação e o Emprego e Formação Profissional, 1997, p. 35

CONSERVATÓRIO de MÚSICA DA MADEIRA, Primeira Mostra de Instrumentos Musicais Populares, Funchal, Câmara Municipal do Funchal, 1982

CRÉDITO PREDIAL PORTUGUÊS, Instrumentos Musicais Populares Portugueses, Lisboa, Crédito Predial Português, 1986

FERREIRA, Luiz, Instrumentos, Músicos, Armazéns e Oficinas, Lisboa, Typografia da Companhia Nacional Editora, 1893

HENRIQUE, Luís, Instrumentos Musicais, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, s/d

LAMBERTINI, Michel Ângelo, As Colecções de Instrumentos Musicais, Lisboa, Tipografia do Anuário Comercial, 1913

LAMBERTINI, Michel Ângelo, Primeiro Núcleo de um Museu Instrumental, Lisboa, Tipografia Editora Limitada, 1914

LAMBERTINI, Michel Ângelo, Catálogo do Primeiro Núcleo de um Museu Instrumental, Lisboa, Tipografia Editora Limitada, 1914

LAMBERTINI, Michel, Ângelo, A Indústria Instrumental Portuguesa, Lisboa, Tipografia do Anuário Comercial, 1914

MEDINA, Olímpio, Instrumentos Musicais Coimbra, Coimbra Editora, 1945

MORAIS, Domingos, Os Instrumentos Musicais e as Viagens dos Portugueses, Lisboa, s/n, 1986
OLIVEIRA, Ernesto Veiga, Exposição de Instrumentos Musicais Populares Portugueses, Porto, Imprensa Portuguesa, s/d

OLIVEIRA, Ernesto Veiga, Instrumentos Populares Musicais Portugueses, 1.ª Edição Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1966

OLIVEIRA, Ernesto Veiga, Instrumentos Musicais Populares dos Açores, 1.ª Edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986

PROENÇA, Maria José, Domingos Machado – Um Artesão de Braga, Braga, Oficina de S. José, 1996



BIBLIOGRAFIA SOBRE MÚSICA



BONITO, Porfírio Augusto Rebelo, A Música dos Autos de Gil Vicente, Porto, Imprensa Portuguesa, 1958

BRANCO, Luís de Freitas, A Música em Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1929

BRANCO, Luís de Freitas, História Popular da Música Desde as Origens Até à Actualidade, 2.ª Edição, Lisboa, Cosmos 1947

BRANCO, João de Freitas, História da Música Portuguesa, Lisboa, Publicações Europa América, s/d

CORREIA, Mário, Música Popular Portuguesa – Um Ponto de Vista, Coimbra, Centelha, 1984

GIACOMETTI, Michel, Cancioneiro Popular Português, Lisboa, Círculo de Leitores, 1981

GRAÇA, Fernando Lopes, BORBA, Tomás, Dicionário de Música, Lisboa, Edições Cosmos, 1962

GRAÇA, Fernando Lopes, Reflexões Sobre a Música, Lisboa, Edição Cosmos, 1978

NAZARÉ, J. Ranita, Música Tradicional Portuguesa – Cantares do Baixo Alentejo, Lisboa, 1.ª Edição, Instituto de Cultura Portuguesa, 1979

PIMENTEL, Alberto, As Alegres Canções do Norte, Lisboa, Publicações D. Quixote, 1989

RIBEIRO, Mário Sampayo, A Música em Portugal nos Séculos XVIII e XIX, Lisboa, Tipografia Pereira Rosa, 1936

VASCONCELOS, Joaquim António da Fonseca, Os Músicos Portugueses, Porto, Imprensa Portuguesa, 1870



BIBLIOGRAFIA SOBRE MÚSICA – PERIÓDICOS



Almanaque Literário Musical, Porto, Imprensa Comercial, 1897

CASA LAMBERTINI, Anuário Musical, 1900

Eco Musical: Orgão Defensor dos Músicos Portugueses, Lisboa, 1911, Ano I, N.º 1

Gazeta Musical, Lisboa, 1884, Ano I, N.º 1

Lira, Lisboa, 1927, Ano I, N.º 1

O Mundo Musical – Jornal das Damas Portuguesas e Brasileiras, Lisboa, 1893, Ano I, N.º 1



BIBLIOGRAFIA SOBRE A SEVERA



ALMEIDA, Amaro, «De Que Morreu a Severa», in Olissipo, Lisboa, 1945, Ano VIII, N.º 30, pp.100-107

ALVES, José, A Vida da Severa, Lisboa, s/n, s/d

BARBOSA, José, A Nova Severa, Lisboa, Museu Nacional do Teatro, 1984

COSTA, Júlio de Sousa e, Severa, Lisboa, 1.ª Edição, Bertrand, 1936

DANTAS, Júlio, A Severa, Lisboa, Portugal-Brasil, s/d

PALMEIRIM, Luís Augusto, «A Severa», in Os Excêntricos do Meu Tempo, Lisboa, M. Gomes, 1891

SANTANA, Francisco, «Maria Severa Onofriana», in Revista Municipal, Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 1984

Registo de Casamento de Manuel Severo e de Ana Gertrudes, Freguesia de Santa Cruz, Concelho de Santarém, 1815

Registo de Baptismo de Maria Severa Onofriana, Freguesia dos Anjos, concelho de Lisboa, 1820

Registo de Óbito de Maria Severa Onofriana, Freguesia do Socorro, Concelho de Lisboa, 1846

Dia mundial do Livro


Conheça o Seu Canário (Paperback) by Ademir Eugenio Lopes

Canário, o Gato e o Cuco, de Telma Guimaraes Castro Andrade

Todo sobre canários / All about your Canary de Bradley Viner


Ideias de Canário - by Joaquim Maria Machado de Assis April 1995
Canários - Color Forma y Canto Dennis Avon , G. B. R. Walker
Canarios, Los - Video Manual + Libro de Elisabetta Gismondi

world book day







Nature's Music: The Science of Birdsong (Hardcover) by Peter R. Marler (Author), Hans Slabbekoorn (Author) "The invention of a novel analytical technique often helps to launch a new science..."



Canarios y Demas Pajaros Cantores by Estanislao Guarro (Paperback - Sep 1989)
El Gran Libro de Los Canarios (Paperback) by Gianni Ravazzi (Author)

World Book and Copyright Day - April 23




Celebrating this Day throughout the world, UNESCO seeks to promote reading, publishing...
The Spanish Timbrado Song Canary Book includes ten chapters from the History and Evolution of the canary (Serinus canarius canarius) to The Registries and Records in the breeding of the Spanish Timbrado canary . The books format is 8.5 x 5.5 with a laminated full color cover, 125 pages including up to 46 full color pictures plus diagrams, tables, etc. Originally written in Spanish and translated to English by Pamela Cale and edited by RC Robirda MCDONALD.
El Gran Tenor: A Synthesis of Literature on the Spanish Timbrado Song Canary This is only the second major work dedicated to this important race of canaries written in English and the first to be published after the adoption of a very important 2002 timbrado song code. All proceeds go to support the USTF and its activities. From the Preface: “El Gran Tenor is an attempt to survey some of the existing literature on the Spanish timbrado song canary, particularly that in Spanish which is less accessible, as well as to present it in a form which is helpful and informative to English speaking breeders of this amazing songbird. Since the breed is both old and new in a real sense, it is felt that an exploration of the basic history of the timbrado is very important to understanding it as it exists today. On the other hand, all positive steps forward in the development of the race are also of the utmost importance. This brings us to the present, but what of the future? At the moment there is at least some momentum behind an idea to split the race into two. (…) Developments in the controversy surrounding this issue will, no doubt, keep us on the edges of our seats for some time to come.” Contents of the book: Introduction/Share Your Canary Passion: What is important in canary keeping, if it is to survive as we know it in the 21st century, is that the spark of passion for the beauty of birds which has been handed down from the ancient cultures must be passed on. Chapter 1: The Logical Descendant A history of bird keeping, culminating with the development of the song canary breeds. Chapter 2: Song Direction A description and analysis of the various song directions of the song canary breeds (hollow, watery, and metallic) accompanied by diagrams. Chapter 3: A Brief Sketch of the History of the Spanish Timbrado A discussion of the domestication and development of the canary now called the Spanish timbrado, including explorations of the “canary of the country”, the acceptance of the timbrado on the world scene, and the spread of the timbrado to the US. Chapter 4: How Timbrados Sing General discussions of the anatomy and physiology of canary song, song learning in timbrados, song training with timbrados, and the song tours of the breed as defined and described by the FOCDE and the FOE. Chapter 5: The Timbrado Attic A collection of various treasures which include specifics on how various tours are produced by the syrinx, the best shape for a good timbrado, how to select and pair to achieve the best timbrado song, how to improve the song of a line of timbrados by genetic means, the importance of hormonal activity in the production of smooth song, and the use of the canary’s “sing-hear-adjust” cycle (with or without tutors) to improve song quality. Appendices The final section of the book is comprised of various important writings on the timbrado, translated from Spanish or otherwise. The highlights of this section include a current and very detailed timbrado song code and an analysis of the movement toward a redefinition of the timbrado as two distinct types. There is also a brief basic canary care guide.

aves sobre o mosaico - Mosaic Art




22 de abril de 2007

Um domingo











Do mundo nada sabiam a não ser traduzir mimo, seleccionar sementes e ingeri-las de modo próprio. As progenitoras para trás ficaram, em merecido descanso, após umas semanas na árdua tarefa de cuidarem dos seus rebentos. Confesso, modéstia à parte, que são uns belos exemplares tanto no porte, como na cor e elegância das suas patas esguias e negras de alguns …

Mas, foi numa tarde estival de domingo, que este colectivo de jovens canários tiveram o seu primeiro contacto directo com o sol. De bicos abertos pulavam de poleiro em poleiro nitidamente alterados com a temperatura exterior e com os ruídos mais agudos deste mundo que mal conhecem. No entanto, as novas sensações não se ficam por aqui. Ora vejam: umas tinas de plástico amarelo e uma banheira “profissional de porta”, com água temperada de uma torneira de jardim, apareceram por magia, na gaiola que lhes serve tanto de recreio como de dormitório. Surpresos e desconfiados, mantiveram-se quietos por uns instantes; mas os objectos não se moveram nem tão pouco emitiram sons. Surge então o mais expedito que decide aproximar-se do dito rectângulo amarelo e olha – e molha o bico – e molha as patas - e finalmente o seu instinto diz-lhe para entrar. E lá vai mais um e outro e outro… Só que o Einstein (Pedro, espero que concordes com esta comparação) aguarda, tal como qualquer cientista que se preze, que a experiência dê resultados. Enquanto os seus amiguinhos se secavam espanejando as penas como se de uma dança se tratasse, e deliciando-se com a nova aventura, o nosso amigo, com ar confiante, exibindo a sua mancha negra no pescoço de que muito se orgulha, avança em passo lento para um banho privado. E oferece-nos o espectáculo de uma dança na água. Ao terminar, olha para trás e pensa "fica por investigar aquele outro objecto estranho".

Seguiu-se o lanche, inevitavelmente muito saboreado. Refrescados, e lanchados, regressam aos seus aposentos conformados com um concerto para piano de Astor Piazzolla que a Antena 2 difundia. Mostram-se agradados, sem dúvida, embora não se tivessem manifestado concretamente. Decidiu então o Pedro apresentar-lhes uma sinfonia de sinos, tendo como pano de fundo a orquestração de um fado de Lisboa. Ora aí sim, os nossos amigos canários demonstraram a sua alegria e juventude alinhando nesta forma de comunicação espontânea, seja ela fadista, cigana, ou rural.

Quietos e estáticos ficaram, quando a sessão terminou.

Maria Rua

Associação de Avicultores de Portugal


CONVOCATÓRIA
Convoca-se todos os sócios da Associação dos Avicultores de Portugal para uma assembleia-geral Ordinária a realizar no próximo dia 28 de Abril de 2007 (Sábado) pelas 10 horas nas instalações da Escola das Profissões da Amadora E.M.

Na Rua Henrique Paiva Couceiro N.º 10 .Venda Nova- Amadora

ORDEM DE TRABALHOS

Informações
Apresentação e aprovação de contas 2005
Apresentação e aprovação de contas 2006


Eleição da Mesa de Assembleia até ao final do presente mandato.


Ao abrigo dos estatutos a assembleia reunirá 30 minutos mais tarde com qualquer número de sócios, se à hora marcada não estiver o universo dos mesmos.


Nota: As listas referentes ao ponto quatro desta OT deverão ser entregues ao Presidente da mesa da assembleia cessante até às 22h30 do dia 27.04.2007


Lisboa, 18-04-2007


O Presidente da Mesa da Assembleia
Manuel José da Conceição Martins


AAP -Associação de Avicultores de Portugal desde 1935 .

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay