11 de agosto de 2007

Ozono




Serra do Alvão, Vila Real, registou este ano 12 horas de concentração de ozono superior ao habitual, valor muito inferior ao de anos anteriores e que se poderá explicar pela redução dos incêndios, disse fonte da CCDR-Norte.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) disse à Agência Lusa que as concentrações de ozono acima de 180 microgramas por metro cúbico de ar (mg/m3) obrigam a uma informação ao público.
Esta obrigatoriedade existe porque, a partir daquele limite, o ozono pode provocar efeitos na saúde humana, mesmo em caso de exposição de curta duração.

Na estação de monitorização de Lamas d´Olo, em plena serra do Alvão, em Vila Real, ocorreram, até 08 de Agosto de 2005, 75 horas com valores de concentração de ozono superiores a 180 mg/m3 correspondente ao limiar de informação ao público.
No mesmo período de 2006 foram verificadas 46 horas de ultrapassagens, enquanto, no decorrer deste ano, ocorreram apenas 12 horas de ultrapassagens.
No ano passado as situações de ultrapassagem dos limiares de informação ao público começaram a 26 de Abril e terminaram a 9 de Setembro, enquanto, este ano, essas situações tiveram início apenas em 12 de Julho.
Paulo Gomes, vice-presidente da CCDRN, referiu que a diminuição das concentrações de ozono são uma consequência das condições atmosféricas «mais favoráveis», ou seja, menos picos de calor, que se verificaram no ano passado e ainda com mais intensidade no ano corrente.
Resulta ainda, segundo o responsável, da redução do número de incêndios florestais.
O centro de Coordenação Distrital de Operações de Socorro de Vila Real referiu que, entre 01 de Janeiro e 31 de Julho de 2006, foram registadas 262 ocorrências de incêndios que resultaram em 202 hectares de área ardida.
Em igual período deste ano os bombeiros contabilizaram 611 ocorrências com 973 hectares de área ardida, ou seja, aproximadamente três vezes menos incêndios e cinco vezes menos área ardida do que no ano anterior.

Quando as concentrações de ozono ultrapassam os 240 mg/m3 as autoridades ambientais têm de lançar um alerta ao público.

O ozono é um poderoso oxidante, que pode provocar dificuldades respiratórias e irritações nos olhos, nariz e garganta, particularmente em grupos sensíveis como idosos, crianças ou asmáticos, e é apontado como um dos maiores responsáveis por perdas agrícolas e danos na vegetação.
Investigadores de cinco instituições de Ensino Superior iniciaram no ano passado uma campanha para estudar o motivo porque a serra do Alvão, zona sem fábricas e com pouco trânsito, regista frequentemente níveis elevados de ozono.
O projecto de investigação denominado «Poluição atmosférica fotoquímica no Nordeste Transmontano: origem, transporte e poluição» junta cerca de três dezenas de investigadores e estudantes das universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real), Aveiro, Nova (Lisboa), Fernando Pessoa (Porto) e Instituto Politécnico de Bragança.
A concentração de ozono no ar pode ocorrer quando há muito calor, sobretudo associado a outros factores, como o trânsito, ou outras fontes de poluição atmosférica, como os incêndios.
Na zona da Serra do Alvão não há indústrias, os índices de tráfego são reduzidos e há pouca poluição atmosférica.
Apesar das inúmeras tentativas efectuadas pela Lusa para saber se já existem conclusões deste estudo, a coordenadora do projecto, Margarida Correia Marques, professora da UTAD, mostrou-se indisponível para falar.
No entanto, Paulo Gomes admitiu que casos como o da estação de Lamas de O´lo poderão ser também influenciados por partículas poluentes provenientes do Norte e Noroeste de Espanha.
Diário Digital / Lusa
10-08-2007 12:13:00

7 de agosto de 2007

férias-holidays.vacaciones.

2007
Canário Timbrado Espanhol 2007



2007

2007 2007


2007
Se quiseres falar comigo sobre canarios usa o mail.
If you want to talk about canaries use mail.
Se quieres hablar de canários usa el correio electrónico.
Boas Férias
Good Holidays
Buenas Vacaciones

Eça de Queirós


....."Bafos de aragem quente entravam; ouvia-se ferver a panela no fogão, e fora o martelar incessante da forja; às vezes o arrulhar triste de duas rolas que viviam na varanda, numa gaiola de vime, punha na tarde abrasada uma sensação de suavidade.
A campainha retilintou, sacudida com impaciência.

— Com a cabeça, burro! - disse Juliana.".....
..."Dos dois lados do tabique que cercava o terreno vago, agachavam-se os tetos escuros das duas ruazitas paralelas; eram casas pobres onde viviam mulheres, que pela tarde, em chambre ou de garibaldi, os cabelos muito oleosos, faziam meia à janela, falando aos homens, cantarolando com um tédio triste. Do outro lado do terreno, verduras de quintais, muros brancos davam àquele sítio um ar adormecido de vila pacata. "...
Sebastião tinha estado nos últimos três dias em Almada, na Quinta do onde trazia obras.
Voltara na segunda-feira cedo, e, pelas dez horas, sentado no poial da janela de jantar que abria para o terraçozinho, esperava o seu almoço, brincando com o Rolim - o seu gato, amigo e confidente da ilustre Vicência, nédio como um prelado, ingrato como um tirano.
"...A manhã começava a aquecer; o quintal estava já cheio de sol; na água do tanque, sob a parreira, claridades espelhadas e trêmulas faiscavam. Nas duas gaiolas os canários cantavam estridentemente.
A tia Joana, que andava a arranjar a mesa do almoço muito calada, pôs-se então a dizer com a sua vozinha arrastada e minhota:
— Ora, esteve aí ontem a Gertrudes, a do doutor, com uns palratórios, com umas tontices!...
— A respeito de quê, tia Joana? - perguntou Sebastião.
— A respeito de um rapaz, que diz que vai agora todos os dias ...."

Persian Singers



http://best-canary.blogfa.com/
http://www.persian-canaries.com/MAIN.HTM
http://www.irancanary.com/home.htm
http://www.persian-canaries.com/KEEPING/news.htmhttp://www.persian-canaries.com/VISITORS/VISITORS.HTM
http://www.persian-canaries.com/

69ª Volta a Portugal- Ciclismo-Camisola Amarela



É Preciso muito ar na volta... é preciso muito ar nos pulmões!

Melinda Maria-K-Canary-Cha


DAN LEVINSON and his CANARY COTTAGE DANCE ORCHESTRA


The Canary Cottage Dance Orchestra is Dan Levinson's newest ensemble, a six-piece unit consisting of violin, C-melody saxophone, trombone, piano, banjo, and drums. This unique group is devoted exclusively to "rag-a-jazz," a hybrid style of dance music that existed briefly from the mid teens through the early twenties, while ragtime was evolving into jazz. Modeled after a little known group called the Frisco Jazz Band--the first jazz band to record for the Edison label--the Canary Cottage Dance Orchestra's spirited repertoire includes one-steps, two-steps, fox-trots, waltzes, and other dances popular at the dawn of jazz.

CANARIO E PASSARINHO O MENINO DA PORTEIRA


Canário& Passarinho


Ex-agricultores da cidade de Altinópolis, interior de São Paulo, Antonio e Pedro Bérgamo começaram a vida artística cantando em festas nas escolas da cidade. Após participarem de alguns concursos em rádios do interior paulista, mudaram-se para a capital e adotaram o nome de Canário e Passarinho. O primeiro disco saiu em 63, pela gravadora Continental. Consolidada como uma das principais duplas da música sertaneja raiz, Canário e Passarinho gravaram mais de 39 LPs, além de inúmeros compactos e discos de 78 rotações. Entre suas gravações destacam-se, "Folclore Brasileiro", "Herói Vencido" e "Vá Embora Tristeza".

Ozono-Noticia atrasada





Norte com elevadas concentrações de partículas e ozono
A qualidade do ar na região Norte enfrenta elevadas concentrações de ozono (O3) e de partículas em suspensão (PM10), o que obriga à implementação de novas medidas de combate à poluição a partir de Março, anunciou hoje fonte da CCDRN.


Em conferência de imprensa realizada no Porto, responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) revelaram as conclusões e propostas do estudo «Planos e Programas para a Melhoria da Qualidade do Ar na Região Norte (2001-2004)».
De acordo com o documento, realizado a nível nacional, a região Norte aparenta ser aquela que regista maiores concentrações dos poluentes O3 e PM10.
Em termos europeus, o Norte encontra-se a par de regiões do Leste Europeu, de Itália, Bélgica e Holanda em termos de níveis de concentrações de PM10.
Em relação ao ozono, os principais problemas a nível europeu verificam-se exactamente na região Norte de Portugal, mas também na Europa Central e no Norte de Itália.
Paulo Gomes, da CCDRN, explicou que o facto da região nortenha concentrar um elevado número de indústrias e se tratar de uma região que atinge temperaturas muito elevadas, em determinadas épocas do ano, justificam estes valores.
Retirar a circulação de veículos pesados de determinadas zonas urbanas, lavar ruas, substituir lareiras por aquecimento central, criar zonas de emissões reduzidas nos centros das cidades e implementar um sistema de placas de matrícula alternadas são algumas das medidas apresentadas, que visam combater o elevado número de vezes que a região ultrapassa os valores limites legislados de emissões de poluentes atmosféricos.
«Estas medidas, aplicadas conjuntamente, permitem reduções de emissões de partículas à volta dos 50 por cento e reduções de óxidos de azoto de cerca de 20 por cento», acrescenta o texto.
A lavagem de ruas nas artérias mais poluídas de cada concelho pode significar uma redução de emissões até 30 por cento, enquanto, por exemplo, a substituição de lareiras pode chegar aos 16 por cento ao nível dos concelhos.
«As medidas que se relacionam com a gestão do tráfego dos veículos pesados são as mais eficazes em termos de reduções das emissões», refere o estudo, dando conta que a proibição de circulação, a 50 por cento deste tipo de pesados de mercadorias nos centros da cidade, «traz grandes vantagens ao nível da diminuição dos custos externos».
Segundo o presidente da CCDRN, Carlos Lage, «não estamos perante medidas pontuais, trata-se de um dispositivo que se destina a reduzir as emissões destes poluentes até níveis aceitáveis».
O responsável defendeu, por exemplo, a redução da velocidade máxima na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, de 90 para 80 quilómetros/hora, e a instalação de radares em toda a artéria como forma de diminuir a emissão de partículas.
«Aquela via tem um movimento colossal e a emissão de poluentes ali é enorme», frisou.
A CCDRN começará em Setembro a discutir com autarquias, associações de municípios e ambientalistas os planos de acção para melhoria da qualidade do ar tendo em vista a elaboração de programas de execução.
«Teremos que ter o plano de execução pronto até Março de 2008», adiantou Paulo Gomes, sustentando que a partir dessa altura as medidas preventivas entrarão em vigor.
A título de exemplo, Paulo Gomes adiantou que a zona da Boavista, no Porto, ultrapassou, em 2004, 135 vezes os limites legislados de emissões de poluentes.
Já Vila do Conde ultrapassou os limites 124 vezes nesse ano.
Diário Digital / Lusa
06-08-2007 14:42:00

Clube Ornitológico de Coruche



O Clube Ornitológico de Coruche é filiado na Associação Europeia de Avicultura Columbicultura, sendo o único representante em Portugal desta Associação. Também é filiado na Federação Ornitológica do Sul e Ilhas de Portugal. Tem ainda um acordo de Geminação com o Clube Francês de Pombos de Raças Ibéricas. Tem permanente contacto com criadores, dirigentes e juízes internacionais, sobretudo da área da Avicultura e Columbicultura.

Vialonga


6 de agosto de 2007

Fnac

Interessante registar que a Fnac tem preços baixos , mudou outra vez a sua postura relativamente à música Portuguesa e a outros tipos de musica(musica independente).
Parabéns.


No espaço Fnac, onde se localiza o café uma pequena feira de livros discreta , cd´s com preços acessiveis para quem se interessa por musica e livros . Música Espanhola, Jazz, música clássica .
Estando o voo nocturno de Jorge Palma no top fnac com uma capa simples.


Sobre livros de aves muito fraco, para criadores de aves ou para quem quer reconhecer aves , não existe muito. Uma sugestão seria livros vindos de Espanha, que tem uma qualidade muito superior aos pequenos livros que existem sobre aves.

Jardins e como fazer jardinagem uma variadade imensa com muitas fotos ilustrativas sobre o tema. Foi com muito gosto que adquiri o livro de um Autor Português que mencionei no dia 25 de Junho de 2007 , Este livro pode ser um dos veiculos para preservar, criar e tambem libertar aves de rapina com apoios governamentais e não governametais .

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay