30 de novembro de 2007

António Zambujo primeiro português a actuar no Azerbeijão


O fadista António Zambujo será o primeiro português a actuar no Azerbeijão, quando na próxima quarta-feira subir ao palco do World Ethnic Gala Concert em Baku.

Photo



Adam Lewis Schroeder


It Rhymes with canary





Avisan 2007



Barn Owl Bill



Birds Wearing Shoes Gifts





Folk Art in Bottles





29 de novembro de 2007

Pedro e o Lobo


clica no lobo /click in the wolf

O Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o pássaro, o pato, o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.


Peter and the Wolf is a composition by Sergei Prokofiev written in 1936 after his return to the Soviet Union. It is a children's story (with both music and text by Prokofiev), spoken by a narrator accompanied by the orchestra.

Avis até à Avisan 2007



touch the Spanish timbrado


Opens the door to a world where sight, sound, and touch magically converge to elevate our everyday sensory experiences. Featuring Evelyn Glennie, a Grammy winning percussionist who is also deaf, the filmmaker weaves performances, street noises and visual collages to engage the viewer in Glennie's artistry, from an improvisation with chopsticks and cans in a Japanese restaurant to a recording session with avant-garde musician Fred Frith.

DAME EVELYN GLENNIE


Bird song




http://www.abdn.ac.uk/birdsong/blog/

'An anthropologist listens to birds', presentation given at the symposium 'Ruffled feathers: birds, conservation and culture' Kettle's Yard, Cambridge November 12th 2007.

Juana Molina on how birds influence her music
http://www.myspace.com/juanamolina
http://www.abdn.ac.uk/birdsong/contribute.php

Fado

"Acompanhado por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Miguel Ramos (viola) e Ricardo Cruz (viola baixo) o criador de "Senhora do Livramento" (José Luís Gordo/Alfredo Marceneiro) actua sexta-feira na Aula de Cultura da Caja de Ahorros del Mediterrâneo, em Alicante. "Este é o meu espectáculo, feito apenas com o meu repertório. Estou só no palco com os meus músicos", disse o fadista à Lusa.

Camané realizou recentemente em Espanha três espectáculos com Mariza e Carlos do Carmo, no âmbito do programa de promoção do filme "Fados", de Carlos Saura, em que participa. A imprensa espanhola, segundo Camané, apelidou o espectáculo como "dos três pesos pesados do fado", tendo sido um "sucesso". "No filme e nesses espectáculos apenas interpretei fados tradicionais do meu repertório com poemas de Fernando Pessoa, mas nos espectáculos em Alicante, Múrcia e Cáceres estarei só eu, é um figurino diferente, sem qualquer referência ao filme", explicou. Relativamente a "Fados", de Saura, o fadista afirmou que "o filme conta uma história não de forma didáctica, mas a partir da visão de um realizador espanhol, como ele vê o fado". Camané afirmou que a sua participação no filme "foi positiva" e as pessoas têm-lhe demonstrado isso mesmo quando o encontram, e elogiou a estética de Carlos Saura. "É um grande filme sobre o fado, matéria sobre a qual nenhum realizador português tentou trabalhar", declarou. Outro cineasta que se afirmou "fascinado" com Camané foi Pedro Almodôvar.


O realizador de "El matador" afirmou que Camané foi a "descoberta do fado no masculino". Fã confesso de Amália Rodrigues, Almodôvar sublinhou que "o fado muda cantado por um homem". Todavia, o fadista disse à Lusa que "não há quaisquer projectos futuros" com este realizador. "Conversámos, mostrei-lhe Lisboa à noite, o ambiente nas casas de fado e cantei, é claro", disse o fadista.

Depois de Alicante, Camané actua no Auditório Ceutí em Múrcia, dia 01 de Dezembro. Também aqui será acompanhado pelos mesmos músicos de Alicante.

Não sendo os seus habituais acompanhantes, com quem se sente "seguro e tranquilo", o fadista afirmou gostar também "e muito" de actuar com outros músicos. "Gosto também, e muito, de cantar com outros músicos porque me faz pensar de outra forma e é um desafio", disse.

Esta mini digressão a Espanha é interrompida com uma actuação dia 08 no Teatro Municipal da Guarda, regressando dia 15 a Espanha para cantar no Gran Teatro de Cáceres, onde será acompanhado por José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença (viola) e Paulo Paz (contrabaixo).


Quanto ao novo álbum, Camané afirmou que "está a escolher poemas e músicas" e adiantou que será produzido por José Mário Branco, que o acompanha há vários anos. "Somos já velhos cúmplices e amigos.

Ele sabe onde eu posso surpreender e vice-versa. Somos uma equipa", afirmou. Além dos seus músicos habituais, José Manuel Neto, Carlos Proença e Carlos Bica no contrabaixo, Camané quer gravar um tema com o guitarrista Ricardo Rocha, outro músico que conhece "desde miúdo".

O CD deverá estar nas discotecas em Março do próximo, adiantou. Em tom de balanço, Camané afirmou que "muita coisa mudou desde que gravou o seu primeiro disco da fase adulta, há cerca de 15 anos" e que hoje se sente "menos constrangido" a cantar fado. "Lutei muito para impor uma produção para fado, com os meus músicos.


Quando comecei a cantar, na altura do primeiro álbum da fase adulta, ninguém comprava espectáculos de fado, nem as câmaras, nem havia circuitos", disse. "Naquele ano realizei apenas dois espectáculos, até à televisão era difícil ir", recordou. Hoje considera que "está tudo mais fácil" e que "o fado não está em moda, está é mais visível e interessa porque o descobriram".
SICOnline.

Saca Sons


Saca Sons é um grupo de musica tradicional de Zebreira formado em meados de 2003 no âmbito do Programa EQUAL- "Empreender para Desenvolver" implementado pela Associação ADRACES ( Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro- Sul )- Pólo Campina. O grupo pretende recuperar e revitalizar algumas tradições, costumes de âmbito musical/ cultural, de modo a valorizar as gentes de Zebreira e toda a riqueza da freguesia.

Peter Garrett


Bird Noises -Midnight Oil


O primeiro-ministro eleito da Austrália, Kevin Rudd, escolheu hoje a sua equipa ministerial, nomeando pela primeira vez uma mulher, Julia Gillard, vice-primeira-ministra e o ex-cantor rock Peter Garrett, dos Midnight Oil, ministro da Ambiente.
Rudd arrebatou o poder nas eleições gerais de sábado passado, afastando assim o ex-primeiro-ministro, John Howard, que governava há onze anos ininterruptos.
Diário Digital / Lusa
29-11-2007 8:19:00

Dar nomes aos canarios é engraçado!


1º Juliete e 2ª Pavaroti

Um casal de canários de um futuro criador Bruno Andrade

28 de novembro de 2007

Welcome to Avisan rent a car in Europcar



Este Fim de semana algo diferente aviSan



Sons em Trânsito arranca com festa da música cigana



..."O festival Sons em Trânsito (SET) arranca esta noite, no Teatro Aveirense, para quatro dias de espectáculos, recheados diferentes sonoridades que vão desde a música cigana, passando pela italiana ou até mesmo cabo-verdiana. Mas há mais. O palco das músicas do mundo tem ainda espaço para os ritmos canadianos, portugueses e ingleses. Começando pelo início, que é como quem diz, pelo primeiro dia. Hoje, às 21.30 horas, sobem ao palco 23 músicos ciganos. A Fanfare Ciocarlia regressa a Portugal, e a Aveiro, para apresentar o seu novo álbum, "Queens and Kings". Para quem acompanha o SET desde o início, pode ter a sensação de um regresso ao passado, ao primeiro festival. Este grupo romeno foi o grande responsável pela existência do festival e marcou presença na primeira edição. Poderá ser um regresso ao passado, mas um passado bom e, desta vez, um pouco diferente.

A Fanfare Ciocarlia não se irá apresentar sozinha em palco. Para este espectáculo foram convidados cantores e bailarinos ciganos que prometem, mais uma vez, um concerto único, marcado pelo som dos metais, mas também pela euforia da música cigana."....

Pigeon Packs Papoose — and It’s a Canary


Delivering a pet canary “piggyback,” to a ten-year-old girl in a New York hospital, was a stunt chosen to open a national wild-life program a few weeks ago. The picture above shows the canary nestling in a tiny cockpit fastened to the back of a homing pigeon, all ready for its twenty-mile air jaunt.

is a local resident in Himalayan foothills and north-east India


Grey-headed Canary-Flycatcher

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay