31 de julho de 2008

«O Barbeiro de Sevilha» no Museu Amadeo de Sousa Cardoso


Museu Amadeo de Sousa Cardoso prossegue o seu Ciclo de Ópera, estreando esta sexta-feira, pelas 22:00 horas, «O Barbeiro de Sevilha», de Gioachino Rossini, a repetir dia 10 de Agosto à mesma hora.
A mais popular obra de Rossini tem encenação de Antonella Rondinone e direcção musical de José Ferreira Lobo. Sobem ao palco Katarzyna Haras, Mário João Alves, Luís Rodrigues, Pedro Correia, Bruno Pereira, Ana Calheiros e Rui Silva.
Paralelamente, no sábado, dia 2 de Agosto, «Como Julieta e Romeu – Ária de amor» terá a sua segunda apresentação.



Il Barbiere di Siviglia (em port. O Barbeiro de Sevilha) é uma ópera cômica em dois atos de Gioacchino Rossini e libreto de Cesare Sterbini, com base na peça homônima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (Le Barbier de Séville). Estreou no Teatro Argentina, em Roma, em 20 de Fevereiro de 1816.


Uma ópera homônima também foi composta alguns anos antes por Giovanni Paisiello e por algum tempo teve mais êxito do que a de Rossini. Porém, somente a de Rossini permaneceu como parte do repertório moderno.Primeiro atoAmanhece. Diante da janela da jovem Rosina, o Conde Almaviva - que desconhece seu nome - faz uma serenata. Ela não responde.


O Conde ouve ao longe a voz de um homem solitário a cantar: é o barbeiro Fígaro, amigo do conde, que estranha o fato de vê-lo longe de casa a essa hora. Almaviva diz a Fígaro que está por aquela região a fim de cortejar a mão da "filha do médico" que mora naquela casa (embora Rosina seja, na verdade, sua tutelada). Fígaro, sendo prestativo a qualquer tipo de serviço, coloca-se à disposição para ajudá-lo. Ambos ouvem Don Bartolo, o tutor de Rosina, dizer de dentro de casa que vai sair e que se Don Basílio, professor de música de Rosina e casamenteiro, chegar, é para fazê-lo esperar.


Na verdade, Don Bartolo quer se casar com Rosina. Fígaro, então, propõe ao conde conseguir-lhe um disfarce, para poder entrar na casa de Rosina.Bartolo e Basílio, enquanto isso, discutem uma forma de eliminar o conde e chegam à conclusão que o melhor a fazer é elaborar um contrato de casamento e assiná-lo no mesmo dia. Fígaro, que ouviu tudo, avisa Rosina de que Bartolo que se casar com ela e lhe avisa de seu primo Lindoro, um estudante que se apaixonou por ela - na verdade, "Lindoro" é o pseudônimo usado pelo conde Almaviva para se aproximar dela. Rosina fica ansiosa e lhe escreve um bilhete. Bartolo entra surpreende Fígaro e Rosina, já desconfiado das tramóias que eles estão fazendo, e mantém Rosina de castigo, presa no quarto.Entra um policial (o conde Almaviva, disfarçado), e desafia Bartolo para uma luta. Bartolo vê que ele está passando um pedaço de papel a Rosina e exige vê-lo. Rosina troca os papéis e, quando Bartolo pega, o que vê é uma lista de lavanderia. Bartolo e o "policial" começam a discutir, embora Fígaro tente apaziguá-los, dizendo que os berros podem ser ouvidos na cidade inteira.


Entra um policial de verdade, mas não consegue apurar o que está havendo e vai embora.Segundo atoBartolo suspeita de que o policial é um espião do conde. Entra um jovem cognominado "Don Alonso" (novamente, o conde disfarçado), avisando que Basílio estava doente e não podia dar aulas a Rosina, por isso veio em seu lugar. Avisa-lhe que alguém, chamado "Conde Almaviva", o está enganando e mostra-lhe a carta de Rosina como prova, e solicita falar a sós com Rosina. Bartolo concede. Rosina reconhece "Don Alonso" como Lindoro disfarçado, e iniciam a aula de música, enquanto Bartolo descansa.Fígaro chega no fim da aula, e Bartolo exige explicações. Fígaro disse que estava na hora de fazer a barba, e Bartolo lhe entrega as chaves para pegar a navalha e a toalha. Fígaro retira uma das chaves do molho, às escondidas. Don Basilio aparece, para espanto de todos, e Fígaro e o conde (disfarçado) tentam a todo custo convencê-lo de que ele está com escarlatina e deve permanecer em repouso. Basílio sai.Fígaro faz a barba de Bartolo, enquanto o conde e Rosina simulam continuar a aula de música. O conde avisa a Rosina que Figaro tem a chave da janela e ambos estarão ali à meia-noite para ajudá-la a fugir.


Bartolo escuta, expulsa Fígaro e o conde, e procura Don Basílio para avisar de que "Don Alonso" é um farsante. Começam a deduzir que tanto Don Alonso quanto Lindoro são o conde disfarçados e começam a preparar o casamento a Rosina.Bartolo diz a Rosina que Lindoro brinca com seus sentimentos, e mostra a carta que ela havia mandado, dizendo que ele planejava sequestrá-la e levá-la ao conde Almaviva. Rosina jura vingança e aceita casar com Bartolo, que diz para ela se trancar no quarto. Cai uma chuva torrencial e assim mesmo o conde e Fígaro entram no quarto de Rosina. Rosina tenta expulsá-los mas o conde logo se identifica, avisando que Lindoro jamais existiu.


Chega o juiz de paz para celebrar o casamento de Rosina com o conde. Basilio, chocado, é forçado a ser testemunha do casamento e Bartolo chega com um policial, para prender Fígaro e o conde, mas Almaviva se identifica e Bartolo se dá por vencido.


Fígaro, o conde e Rosina comemoram.A ária mais famosa desta ópera é a ária Largo al Factotum, cantada por Fígaro, logo no primeiro ato - onde, a certo ponto, ele começa a repetir seu próprio nome rápida e exaustivamente ("Figaro, Figaro, Figaro").


Tornou-se especialmente conhecida pelo público leigo após um desenho do Pica-Pau, de Walter Lantz, ambientado numa barbearia, em que ele canta essa ária, e na produção dos estudios da Warner Bros. como o desenho, com o personagem Perna Longa,


"O coelho de Sevilha" Outras árias famosas são:


• Ecco ridente in cielo (ária de Almaviva, 1º ato)


• All'idea di quel metallo (dueto: Almaviva e Figaro, 1º ato)


• Una voce poco fa (ária de Rosina, 1º ato)


• La calunnia è un venticello (ária de Don Basilio, 1º ato)


• Mi par d'esser colla testa (sexteto, fim do 1º ato)


• Buona sera, mio signore (trio: Almaviva, Figaro e Basilio, 2º ato)


• Dunque io son (dueto: Figaro e Rosina, 2º ato)

Festival Andanças - Carvalhais - S. Pedro do Sul




Entre as novidades deste ano salienta-se uma oficina de danças portuguesas (as Pauliteiras de Miranda do Douro - a prova de que as tradições estão vivas e em movimento), um estilo americano (lindy hop) e outro cabo-verdiano (canizade). Lindy hop é o ritmo que originou o swing e posteriormente o rock. É a famosa crazy dance dos anos 30, nascida no Harlem, o mais conhecido bairro negro de Nova Iorque. Foi a partir do lindy hop e respectiva riqueza coreográfica, permeada de loucos passos aéreos e solos, que a partir dos anos 50 surgiram diferentes estilos de rock'n'roll e swing, como o jive, o rock acrobático e outras variações.
Quanto à dança cabo-verdiana, muito popular no Andanças, é normalmente associada aos ritmos musicais mais populares, como a morna, a coladeira, o funaná, o batuque, o colá e o talaia-baixo. Mas persiste, sobretudo nas ilhas de Boa Vista, Santo Antão, Brava e São Nicolau, a tradição de danças como o xotice, a contradança, a mazurca, a polca e o canizade. Esta última estará presente no Andanças este ano pela primeira vez com uma curiosidade única: os dançantes não devem ser reconhecidos, razão pela qual colocam uma máscara enquanto dançam. O desafio está em levar máscara ou fabricar uma no Andanças antes de fazer esta oficina.Quanto aos bailes, o festival continua a explorar a incrível diversidade de danças europeias: húngaras, balcânicas, bascas, ciganas, bálticas, belgas, do poitou, italianas, galegas, catalãs, mediterrânicas, etc. Vale ainda a pena prestar atenção aos inúmeros instrumentos pouco comuns que serão ouvidos no Andanças, como o kannel (saltério báltico tocado pelos Viis, Estónia) ou o Trikitixa (acordeão diatónico tocado pelos Patxi Eta Konpania, País Basco). Para além de alimentar a curiosidade pela diversidade, o Andanças procura ainda lembrar que a música popular (também) é sinónima de identidade e muitas vezes de sobrevivência: para minorias étnicas como os Chango, que vivem no norte da Roménia, a participação dos Észtenas (Hungria) no Andanças pode ser a única maneira que possuem de nos fazerem saber que existem. Em relação a grupos portugueses, alguns nascidos em anteriores edições do Andanças, muitos irão ao Festival apresentar os seus novos projectos discográficos - importa estar atento e ficar a par das novas tendências em “música de dança”.
O Andanças encerrará com um baile abrilhantado pela Banda Filarmónica de Castro Verde, após um desfile por onde esvoaçará um pássaro gigante (uma colaboração do Teatro Acert). Golpe de Asa é o nome de uma produção teatral de rua que consubstancia muita da magia do Andanças - o imaginário popular complementado por um imaginário contemporâneo para veicular o desejo de que a relação humana com a natureza seja uma relação de esperança num futuro centrado na paz, na poupança de recursos, no trabalho comunitário, na igualdade e na diversidade. Central à produção, estará uma estrutura em forma de pássaro, movida a energias limpas: um pequeno motor eléctrico e muita mecânica fazem movimentar todas as partes desta marioneta gigante, tal como os 1000 voluntários do Andanças fazem rodar o festival.
in destake

Muddy Waters - Canary Bird


The Real Folk Blues
1-140 Days & 40 Nights Lyrics
2-Canary Bird Lyrics
3-Gypsy Woman Lyrics
4-Just To Be With You Lyrics
5-Little Geneva Lyrics
6-Mannish Boy Lyrics
7-Rollin' & Tumblin' Lyrics
8-Same Thing Lyrics
9-Screamin' & Cryin' Lyrics
10-Walking Blues Lyrics
11-Walking In The Park Lyrics

30 de julho de 2008

Jogos Santa Casa



III Festival Nacional da Cidade de Castelo Branco.


Largo da Devesa
No dia 09 de Agosto de 2008 terá lugar no Largo da Devesa, pelas 21h30, o III Festival Nacional da Cidade de Castelo Branco.
O evento organizado pelo Grupo Típico "O Cancioneiro de Castelo Branco" conta com as participações do Grupo Folclórico "Os Moliceiros de Ovar", Rancho Regional de Moreira da Maia, Rancho Folclórico da Linhaceira (Tomar), Grupo Folclórico e Cultural da Boavista (Portalegre) e Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Loulé).

29 de julho de 2008

Ludwig van Beethoven


Beethoven's parents were Johann van Beethoven (1740 in Bonn–1792) and Maria Magdalena Keverich (1744 in Ehrenbreitstein–1787). Magdalena's father Johann Heinrich Keverich had been Chef at the court of the Archbishopric of Trier at Festung Ehrenbreitstein fortress opposite to Koblenz. Beethoven was, like their first child Ludwig Maria, named after his grandfather Ludwig (1712–1773), a musician of Roman Catholic Flemish ancestry who was at one time Kapellmeister at the court of Clemens August of Bavaria, the Prince-Archbishop-Elector of Cologne, and who married Beethoven's grandmother Maria Josepha Ball (1714–1775) in 1733.
Beethoven was born in Bonn, Electorate of Cologne, in 1770. Of the seven children born to Johann Beethoven, himself the only survivor of three, only second-born Ludwig and two younger brothers survived infancy. Beethoven was baptized on 17 December 1770.
Although his birth date is not known for certain, his family celebrated his birthday on 16 December.
Beethoven's first music teacher was his father, who was a tenor in the service of the Electoral court at Bonn. He was reportedly a harsh instructor. Johann later engaged a friend, Tobias Pfeiffer, to preside over his son's musical training, and it is said Johann and his friend would at times come home late from a night of drinking to pull young Ludwig out of bed to practice until morning.
Beethoven's talent was recognized at a very early age, and by 1778 he was studying the organ and viola in addition to the piano. His most important teacher in Bonn was Christian Gottlob Neefe who was the Court's Organist. Neefe helped Beethoven publish his first composition: a set of keyboard variations.

Breve cronologia da ornitologia no Mundo (Italia)


Cronologia della storia dell'ornitologia

Programa "Voluntariado Jovem para as Florestas



Até 30 de Setembro decorre em Castelo Branco o programa "Voluntariado Jovem para as Florestas", que conta com a participação de 35 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Os participantes no programa estão localizados na Praia Fluvial da Taberna Seca, onde têm como missão sensibilizar e zelar para que os utentes deste espaço florestal de recreio utilizem as infra-estruturas existentes de forma correcta e evitando que façam fogueiras fora dos locais estabelecidos.
Além disso, mantêm todos este espaço livre de lixo, sendo responsáveis pela sua recolha.O programa, que resulta de uma parceria entre o Instituto Português da Juventude e a Autarquia, visa incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta.

28 de julho de 2008

Galandum Galundaina



Galandum Galundaina Os instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos, que mantêm o aspecto e sonoridade dos mesmos, são gaitas de fole mirandesas, flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.
- 25 de julho: Ponte da Barca - 2 de agosto: Festival Ollin Kan, Vila do Conde- 6 de agosto: L Burro i l Gueiteiro, Miranda do Douro- 7 i 8 de Agosto: Andanças, S. Pedro do Sul- 9 de agosto: Torre de Dona Chama - 22 de agosto: Festival Bons Sons, Tomar- 23, 24 de agosto: Pays Basque, França- 25 de agosto: Glória do Ribatejo- 5 de setembro: Macedo de Cavaleiros- 6 de setembre: Festa do Avante, Seixal- 25 de outubro: Carbajo (Cáceres)

ALDEIA


No mês de Agosto Portel está em Festa – “Agosto em Festa 2008”


JAZZ EM AGOSTO - 25ª Edição




Espaço de animação abre quinta-feira


Figueira da Foz: Projecto "Foz Clube da Praia" junta cultura, saúde e lazer
Um espaço de animação na praia do Relógio, Figueira da Foz, que inclui eventos culturais, de lazer e actividades relacionadas com a saúde, abre ao público quinta-feira e vai funcionar durante Agosto, disse fonte das empresas promotoras.O projecto, intitulado Foz Clube da Praia, é constituído por duas tendas circulares (domes) transparentes - que incluem bar, discoteca e área de espectáculos - e, no exterior daquelas, piscina com spa e zona de repouso. "É um projecto que pretende reinventar a praia, dirigido a todas as idades", disse Magda Vaz, da empresa Feel, uma das promotoras do espaço. Na vertente da saúde, o Foz Clube da Praia vai promover, em horário diurno, uma acção intitulada "Summer Feel", que engloba aulas de fitness "do amanhecer ao entardecer" em disciplinas como a aeróbica, ginástica localizada, yoga e hidroginástica. A componente dedicada à saúde inclui ainda uma zona de massagens, sessões de aconselhamento nutricional e conferências de sensibilização, estas últimas promovidas em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Sociedade Portuguesa de Reumatologia. Na vertente cultural o Foz Clube da Praia propõe espectáculos de teatro, dança e novo circo, revelou Magda Vaz. Quanto ao lazer, essencialmente nocturno, o bar e discoteca irá receber festas temáticas e personalidades ligadas ao mundo da moda, música e televisão. O projecto Foz Clube da Praia surgiu de uma parceria entre quatro empresas, "distintas mas complementares", especializadas nas áreas do marketing e comunicação, hotelaria, organização de eventos e design de interiores. O objectivo dos promotores passa por fazer da praia da Figueira da Foz "o palco privilegiado da cidade" e estender o projecto, "no futuro, a outras praias do país", afirmou Magda Vaz. A abertura ao público, que pagará de entrada "uma quantia simbólica", ainda não divulgada, está prevista para quinta-feira, 31 de Julho. O espaço vai funcionar até final de Agosto, diariamente, entre as 9h00 e as 6h00 da manhã.

Brazão


Attacks on birds of prey 'up 40%'


The number of crimes reported against birds of prey rose by 40% last year to a record level, the RSPB has said.
The bird welfare charity recorded 262 attacks in 2007, up from 185, including 34 shootings and 49 poisonings.
Crimes against all wild birds also hit a record high with 1,208 incidents reported to the RSPB, up from 1,109.
It said the rise may be down to better sharing of information with other agencies but believes many crimes go undetected in remote areas.
Eggs collected
The birds of prey poisoned included 17 red kites and one half of the only breeding pair of golden eagles in the Scottish Borders.
The RSPB's annual Birdcrime report also revealed:
619 reports of birds other than birds of prey being shot or the victims of destruction
39 egg-collecting incidents, including two confirmed and four probable from protected birds
165 reports of poisoning

The report said protected birds were also illegally disturbed and photographed, while other crimes included the theft, possession and sale of wild birds.
It urged the Home Office to make it clear to police forces that wildlife crime should be given a higher priority and called for measures to tackle it to be written into forces' policing plans

Data from the report identifies four counties that were the worst in England for reported persecution of birds of prey.
They were North Yorkshire, with 78 reports, Northumberland with 22 and Shropshire and Cumbria with 16 reports each.
RSPB head of investigations Ian West said: "The number of reports coming in to us is the highest we have ever had, but we are still only seeing the tip of the iceberg.
"It's hard to say whether the problem is increasing or whether we are just getting to hear about more of the offences that are taking place.
"What is clear is that very large numbers of birds are being illegally killed every year and that is totally unacceptable in a civilised society. There has to be a greater effort to enforce the law."
There was worldwide condemnation after the 10-year-old female golden eagle was poisoned in Peeblesshire last August.
The male eagle has since found a new partner and a chick hatched earlier this year.

27 de julho de 2008

Birds don't just see and hear well, their sense of smell is also highly developed



The sense of smell might indeed be as important to birds as it is to fish or even mammals. This is the main conclusion of a study by Silke Steiger (Max Planck Institute for Ornithology) and her colleagues.
The sense of smell in birds was, until quite recently, thought to be poorly developed. Recent behavioural studies have shown that some bird species use their sense of smell to navigate, forage or even to distinguish individuals. Silke Steiger and her colleagues chose a genetic approach for their study. Their research focused on the olfactory receptor (OR) genes, which are expressed in sensory neurones within the olfactory epithelium, and constitute the molecular basis of the sense of smell. The total number of OR genes in a genome may reflect how many different scents an animal can detect or distinguish. In birds such genetic studies were previously restricted to the chicken, hitherto the only bird for which the full genomic sequence is known.
In addition to the chicken, the researchers compared the OR genes of eight distantly related bird species. They estimated the total number of OR genes in each species' genome using a statistical technique adapted from ecological studies where it is used to estimate species diversity. They found considerable differences in OR gene number between the nine bird species. The brown kiwi from New Zealand, for example, has about six times more OR genes than the blue tit or canary. 'When we looked up the relative sizes of the olfactory bulb in the brain, we also noticed similar big differences between species,' said Steiger. 'It is likely that the number of OR genes correlates with the number of different smells that can be perceived. As the olfactory bulb is responsible for processing olfactory information, we were not too surprised to see that the number of genes is linked to the size of the olfactory bulb.' Wide variation in numbers of OR genes, and sizes of olfactory bulbs, has also been found amongst mammals. The implication of this finding is that different ecological niches may have shaped the OR gene repertoire sizes in birds, as has been suggested for mammals. The high number of OR genes in the kiwi could be explained by this bird's unusual ecological niche. Unique among birds, the nostrils of the night-active kiwi are at the tip of the bill. When kiwis probe the forest floor in search of food, they are guided by smell rather than sight. Indeed the snuffling, nocturnal kiwis are sometimes considered to be New Zealand's equivalent of a hedgehog!
Besides the total number of OR genes, the researchers estimated which proportion of these genes are functional. This was done because, in mammals, a reduced dependence on the sense of smell is associated with OR genes gradually accumulating mutations and so becoming non-functional. For example, in humans, which have a poor sense of smell compared with most other mammals, only about 40% of all OR genes may be functional. However, in the bird species studied by Steiger et al., the large majority of the OR genes were functional, again indicating that the sense of smell is much more important in birds than previously thought.
From the analysis of the chicken genome three years ago a new class of OR genes was found. Now Silke Steiger and her colleagues have shown that this class of genes seems to be a shared feature of all birds, while such OR genes are not found in other vertebrates such as fish, mammals or reptiles. The specific function of this class of bird-specific OR genes remains unknown.
Source: Max-Planck-Gesellschaft

25 de julho de 2008

El arte de viviri el flamenco con Pepe León "EL ECIJANO"





JOSÉ GÓMEZ LEÓN, cantaor payo más conocido con el nombre artístico de Pepe León “El Ecijano” nació en la ciudad de Ecija (Sevilla) un trece de octubre del año 1954, nace en una familia cantaora como son la familia Barcelonés, con cinco generaciones cantando flamenco. Comienza a cantar como profesional a los veinte años, ganando innumerables premios en toda la geografía Española.




Jose Antonio Alfaro Riego- C.N. S-492 -Timbrastigi@hotmail.com



El arte de viviri el flamenco con Maria José Franco


MARIA JOSÉ FRANCO SAN JOSÉ, bailaora de flamenco paya, se le conoce artísticamente con su propio nombre de MARIA JOSÉ FRANCO, nació Cádiz, en el año de 1977. Con tan solo cinco años comienza sus estudios de baile, pasando por las academias de Angelita Gómez, Carmen Cornejo y Manolo Marín. Amplió su formación en cursos y seminarios impartidos por Carmen Cortés, Matilde Coral, El Güito, La Hierbabuena, Canales o Mario Maya, quien más tarde la requeriría para formar parte de su compañía y trabajar en la Expo 92 de Sevilla. Completa sus estudios dancísticos con la carrera de ballet clásico y danza española.

24 de julho de 2008

Fado em Si Bemol - «Lisboa Menina e Moça»



Click nas imagens.

Fad’ Nu nos Claustros do Museu Municipal de Faro




Claustros Museu Municipal de Faro

CÓDIGO DEL CANARIO DE CANTO "TIMBRADO ESPAÑOL"



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay