27 de fevereiro de 2009

Inauguración de la feria internacional de turismo ornitológico


Extremadura se consolida como destino del turismo ornitológico gracias a los 100 millones de aves que vuelan cada año por la región, según la consejera de Cultura y Turismo, Leonor Flores, que ha inaugurado la Feria Internacional de Turismo Ornitológico, que se celebra en el Parque Nacional de Monfragüe.
Además, Flores destaca el papel Monfragüe como el espacio ideal para este tipo de actividades, ya que se trata de un espacio protegido y reserva de la biosfera.
Asimismo, la consejera resalta la consolidación de la feria, que cree exponencialmente y que este año acoge 98 expositores procedentes de toda España y de otros países.
27/02/2009 elperiodicoextremadura.com

El arte de vivir el flamenco con Diana Navarro

El arte de vivir el flamenco con Ignacio Fernandez



IGNACIO FERNÁNDEZ MUÑOZ, guitarrista payo, conocido mundialmente en el mundo de la guitarra con su propio nombre artístico de IGNACIO FERNÁNDEZ, nació el día 31 de Julio del año de 1964 en Jerez de la Frontera (Cádiz), siendo el mayor de 5 hermanos y en su familia solo él se dedica a esto. Empezó a tocar la guitarra a la edad de 11 años. Alumno de la academia de J.L. Balao y M. Carbonero donde aprende las técnicas de la guitarra, su formación musical posterior es autodidacta. En 1992 gana el primer premio en el certamen nacional de guitarra en Jerez. Ha colaborado en multitud de grabaciones y ha trabajado con distintas compañías de flamenco, con grupos de pop-rock y músicos de clásico y de jazz.
Reside hace unos años en Tenerife donde trabaja como guitarrista, compositor y arreglista. En la actualidad saca al mercado su primer disco en solitario”buscare” editado en varios países por CM Record.

Associação Cultural da Beira Interior vai abrir pólos




A Associação tem em mente o projecto de um coro internacional
A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) tem entre mãos um projecto, com parceiros estrangeiros, para a criação de um Coro Internacional, com jovens entre os 16 e 25 anos de toda a comunidade europeia. "Este projecto terá, em princípio lugar em Pinhel", segundo avançou à Gazeta o maestro Luís Cipriano.
Também a nível de estágios há novidades. A ACBI vai avançar com o primeiro estágio de férias musicais, para crianças de todo o País que, neste primeiro ano é dedicado aos instrumentos de Corda da Orquestra, que para além de classe de conjunto terá aulas individuais.
Outro projecto a iniciar-se em 2008, é dedicado a crianças desfavorecidas e em risco. "Trata-se de um projecto financiado pela Comunidade Europeia, que irá funcionar aos sábados, e que permite a crianças sem poder económico terem variadíssimas actividades culturais, nomeadamente a música, a dança e o teatro", explica o maestro.
Trata-se do único projecto para crianças, que foi aprovado para Portugal e está inserido no Programa Operacional de Potencial Humano (POPH). Em 2009, a ACBI pensa realizar mais quatro destes projectos, permitindo assim a cerca de 300 crianças esta nova experiência. Os locais a aplicar o projecto serão Covilhã, Fundão, Bragança e Évora. Relativamente ao Projecto Zéthoven, o mesmo cresceu de um modo elevado, sendo agora aplicado em três distritos, nomeadamente Castelo Branco, Guarda e Santarém. Assim nos concelhos da Sertã, Pinhel, Mação e Vila Velha são cerca de duas mil crianças que, semanalmente, beneficiam desta realidade. Ainda para o próximo ano, "estuda-se a hipótese de abrir dois pólos, um na Guarda e outro em Castelo Branco". O novo CD do Zéthoven também se encontra em pre-paração. "Será mais uma vez a nível nacional e terá como tema a reciclagem, permitindo a construção de instrumentos musicais, a partir do lixo, que depois se juntam à Orquestra Sinfónica", informou Luís Cipriano.


A ACBI estabeleceu uma parceria com a empresa Ber-gerault, em França, que vai equipar o Grupo de Percussão da Beira Interior. Instrumentos de percussão, semi-profissionais, de elevada qualidade, que permite às crianças abordarem a percussão de uma outra forma, em vez dos tradicionais instrumentos, fazem parte do equipamento.


A ACBI será a primeira instituição em Portugal a utilizar estes instrumentos. Com o mapa de actividades já bastante completo, a ACBI tem protocolos anuais com os municípios da Sertã, Fundão, Pinhel, Mação e Vila Velha de Ródão, preenchidos por vários tipos de actividades, que vão desde concertos, Projecto Zéthoven, Coros Infantis, grupos de Percussão e Escolas de Música. O Grupo de Percussão tem agendados vários concertos em escolas do 1º Ciclo, realizando esses mesmos concertos com as crianças dessas escolas, que previamente são ensaiadas por professores da ACBI.


No que diz respeito à Orquestra Clássica da Beira Interior, a mesma trabalhará de forma sazonal, prevendo-se a realização de dez concertos até Julho de 2009.
Gazeta do Interior


20-10-2008


Tempo para o fim de semana.



Previsão para Sábado, 28 de Fevereiro de 2009
Céu muito nublado.Vento fraco (inferior a 15 km/h).
Aguaceiros nas regiões Centro e Sul, sendo fracos na região Centro.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada na região Sul.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima.
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental:Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 13ºC
Costa Sul: Ondas inferiores a 1 metro.
Temperatura da água do mar: 15ºC
Previsão para Domingo, 1 de Março de 2009
Céu geralmente muito nublado.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de noroeste no litoral.
Aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para os 1200 metros a partir da tarde.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

26 de fevereiro de 2009

Alentejo: Nova ponte luso-espanhola entre Pomarão e El Granado inaugurada hoje


A nova ponte luso-espanhola que liga o antigo porto mineiro do Pomarão (Mértola) a El Granado (Huelva), uma reclamação antiga das populações raianas e autoridades locais, é hoje inaugurada, após um investimento de 2,5 milhões de euros.
Segundo o presidente do município de Mértola, Jorge Rosa, a Ponte Internacional do Baixo Guadiana, construída sobre a ribeira do Chança, vai permitir "uma ligação mais rápida" e "reavivar e potenciar as trocas comerciais, sociais e culturais" entre os dois lados da fronteira.
"Há muito reclamada pelas populações" e "muito importante", a nova ponte, cujo projecto de construção incluiu também o alargamento e repavimentação da Estrada Municipal 514, que permite o acesso do lado português, vai também "atrair mais visitantes espanhóis a Mértola e, desta forma, dinamizar o turismo no concelho", estimou o autarca.
Através da ponte, Pomarão e El Granado ficam a 12 quilómetros, cerca de 20 minutos, precisou Jorge Rosa, lembrando que antes era necessário percorrer 140 quilómetros entre aquelas localidades, indo pelas duas únicas passagens existentes, uma na fronteira entre Vila Verde de Ficalho (Serpa) e Rosal de la Frontera (Huelva) e a outra na fronteira entre Castro Marim (Faro) e Ayamonte (Huelva). A nova ligação transfronteiriça, construída a jusante do paredão da Barragem do Chança, tem 140 metros de cumprimento e 11 de largura e duas faixas de rodagem. Como "curiosidade", assinalou Jorge Rosa, a ponte tem "um vão de 70 metros entre pilares, o maior em pontes pré-fabricadas na Península Ibérica" e que vai ser registado nos recordes do Guinness.
Orçada em 2,5 milhões de euros, a construção da ponte foi financiada em 75 por cento pelo programa comunitário Interreg III, sendo a restante verba assegurada em partes iguais pela Câmara de Mértola e pela Diputación de Huelva. A ponte foi construída no âmbito do projecto HUBAAL - Conexões Viárias entre Huelva, Baixo Alentejo e Algarve, que inclui também a construção de outras duas novas pontes luso-espanholas. Uma para ligar o concelho de Serpa (Beja) ao município de Paymogo (Huelva) e outra que ligará Alcoutim (Faro) a Sanlúcar del Guadiana (Huelva).

La nueva ley de caza creará el sello 'Caza natural de Extremadura'






Los cotos de caza en Extremadura podrían obtener la denominación de Caza Natural de Extremadura para la temporada cinegética 2010-2011 gracias al texto del proyecto de la nueva Ley regional, que hoy se ha transmitido al Consejo Regional de caza después de ser autorizado por el Consejo de Gobierno el pasado día 20, según informa la agencia Efe.
Con esta nueva ley se pretende conseguir una mejora en "la caza social como una actividad de ocio y amistad", así como "una actividad económica donde se crean puestos de trabajo, empleo y se desarrolla un turismo cinegético", detalla el consejero de Energía, Industria y Medio Ambiente, José Luis Navarro, antes del consejo.
Para esto, Navarro considera que uno de los principios que esta ley desarrollará es el fomento de la calidad de la caza puesto que se estima que esta actividad mueve "un volumen económico superior a los 300 millones de euros".
Así, se dará importancia a la planificación de la acción cinegética, incluyendo mejores especies para que sean auténticas de Extremadura. Con esto, se creará el sello Caza Natural de Extremadura, que certificará su calidad y que será difícil de obtener por su exigencia. Además, este título dará la posibilidad de que el coto certificado obtenga bonificaciones fiscales o subvenciones, entre otros beneficios.
Junto a esto, Navarro subraya que se trabaja para realizar una ley más sencilla y simple con el fin de reducir la burocracia que se necesita para desarrollar una acción cinegética, una batida o una montería.


De este modo, con la nueva ley bastará que la Administración reciba una notificación de acciones del plan cinegético en un determinado coto para que se autorice dicha actividad, así "se simplificarán las tramitaciones".
La futura norma plantea también la desaparición de los terrenos libres que, según Navarro, no estaban bien gestionados ni controlados, por lo que no aseguraban la calidad que se pretende conseguir.
Así, se crearán zonas de caza limitada donde no se podrá cazar con escopeta pero sí realizar cetrería, caza con galgos o con perdiz con reclamo, estando reservado este último caso para colectivos concretos como mayores de 65 años y discapacitados, con el objetivo de "que ellos tengan también la oportunidad de practicar su afición".
Las sociedades locales de cazadores podrán estar ligadas a un coto social local, puesto que se quiere potenciar estos grupos frente a los clubes deportivos, que suelen ser los titulares de estos terrenos.
Por último, Navarro aclara que la nueva ley dará la posibilidad de crear un registro de profesionales de caza puesto que los titulares de los cotos no tienen capacidad de hacer gestiones profesionales y de calidad.
Este registro lo realizarán las empresas autorizadas y, con esto, los cazadores que no son residentes en la región ni están inscritos en el registro de cazadores de Extremadura podrán venir a practicar la cacería bajo la tutela de una de estas empresas autorizadas.
Según Navarro, el texto estará perfilado en mayo para transmitirlo al Consejo de Gobierno como proyecto de ley y, posteriormente, a la Asamblea.

Butter

Naturlink


Os versáteis olhos dos animais

"A evolução da recepção e interpretação de estímulos luminosos, traduziu-se numa imensidade de alternativas de visão no reino animal.
Cada uma delas traduz diferentes formas de vida, constituindo um vasto e fascinante campo de estudo.
Todas as formas de vida animal, desde a amiba ao homem, reagem de algum modo à luz. Os animais mais simples, como os unicelulares, são sensíveis apenas a mudanças de intensidade luminosa.
A minhoca, ser já com elevado grau de complexidade, continua a não ter olhos, mas toda a sua pele é coberta por células sensíveis à luz. Animais mais evoluídos, como as aves e os mamíferos, desenvolveram estruturas oculares complexas, que registam imagens detalhadas do mundo que os cerca.
O modo de cada animal perceber a luz é ditado pelas suas necessidades específicas - a forma pela qual obtém alimento, como fogem de inimigos, se voa, nada ou rasteja, e se o seu dia começa ao amanhecer ou ao anoitecer. "
Naturlink -Maria Carlos Reis


Acordeão



Canário Timbrado Espanhol
-Cualidades del sonido- Cantar. verbo cantar y podemos decir, sencillamente, que cantar es emitir con los órganos de la voz una serie de sonidos modulados.
- Modulación.

O acordeão é um instrumento musical aerófono composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira.

Jornalista cagado em directo! Sic Noticias


21 de fevereiro de 2009

Tom Maior reúne famosos em tributo à cultura africana



Escola prestou homenagem a Martinho da Vila e Angola. Ana Hickmann, Frank Aguiar e Adriana Bombom participaram de desfile.


A Tom Maior fez um desfile na madrugada deste sábado (21) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, cheio de celebridades reunidas para prestar uma dupla homenagem: à cultura angolana e a ao sambista Martinho da Vila.

Logo no início do desfile, a escola colocou na avenida uma imensa foto de uma criança angolana que representava a miséria existente no país africano.
O primeiro carro da escola mostrou caveiras com enormes fuzis e soldados, simbolizando as guerras e mortes no país e a busca de paz actual.

Carmelitas arrastam foliões nas ruas de Santa Teresa


Começa o desfile do Galo da Madrugada no Recife


Galo da Madrugada terá boneco de 33 metros
(Foto: Alexandre Severo/Agência Estado)
Ele será o grande homenageado do desfile que vai resgatar os antigos carnavais, segundo o cenógrafo do bloco Ari Nóbrega.
Uma réplica do primeiro estandarte da agremiação, de 1978, vai puxar o bloco seguido de pessoas com fantasias antigas como a de palhaço, de pierrot, entre outras. Em seguida virá o carro abre-alas onde fica o galo que dá nome ao bloco."

20 de fevereiro de 2009

El arte de vivir el Carmen Iniesta

Forum du Canari Timbrado Europeen

Canari Timbrado

Forum du Canari Timbrado Europeen

ONP homenageia Villa-Lobos no domingo de Carnaval





A Orquestra Nacional do Porto (ONP), que celebra domingo o Carnaval com música brasileira, no ano em que o país-tema da Casa da Música é o Brasil, aproveita a data para homenagear Heitor Villa-Lobos (1887/1959), no cinquentenário da sua morte.
O compositor mais conceituado do Brasil, nascido no Rio de Janeiro, tem nas Bachianas Brasileiras um dos maiores tributos alguma vez feitos à obra de Bach.
Sendo violoncelista, Villa-Lobos fez várias transcrições de obras de Bach para violoncelo ou ensemble de violoncelos.
As Bachianas Brasileiras n.º 5 foram escritas para soprano e oito violoncelos e o seu primeiro andamento é aqui escutado num arranjo para orquestra de cordas com o trompete adicionado.
Bachianas Brasileiras n.º 2 é uma suite em quatro andamentos para orquestra de câmara, que utiliza materiais oriundos da recolha feita pelo compositor durante as suas viagens pelo Brasil, sobre um pano de fundo do universo jazzístico dos anos 20.
Il Guarany é uma ópera de Carlos Gomes (1836/1896), estreada com êxito em Milão, no Teatro Alla Scala, em 1870.
O libreto, escrito originalmente em italiano, é da autoria de António Scalvini e baseia-se no romance O Guarani de José de Alencar.
António Carlos Gomes foi um compositor romântico, admirador de Verdi e Gounod que, contando com o apoio do imperador D. Pedro II, viajou para Milão, onde se tornou o primeiro compositor brasileiro reconhecido no estrangeiro.
O exotismo do tema de Il Guarany terá contribuído para o êxito da ópera, preenchendo todos os requisitos pitorescos do imaginário europeu sobre o Brasil.
Cláudio Santoro (1919/1989) foi um dos primeiros compositores de vanguarda no Brasil e o primeiro serialista, mas a sua ligação ao Partido Comunista Brasileiro impediu-o de concretizar a viagem para Nova Iorque, no âmbito de uma bolsa de estudo atribuída pela Fundação Guggenheim.
Em alternativa, foi estudar composição e direcção de orquestra para Paris. Foi professor universitário no Brasil e na Alemanha, países onde viveu como refugiado depois do golpe militar de 1964 no seu país. Regressou em 1978 e faleceu 11 anos mais tarde, durante um ensaio.
A obra Ponteio (alusão a uma técnica de tocar guitarra) é a mais célebre composição de Santoro.
Tem como base a música para guitarra clássica (violão), um dos instrumentos mais usados na música tradicional brasileira. Na direcção musical deste concerto estará Lavard Skou-Larsen, nascido em Porto Alegre e filho de músicos dinamarqueses.
Foi admitido, aos 14 anos, na Academia de Música e Artes do Espectáculo Mozarteum em Salzburgo, onde conquistou o diploma em performance com distinção.
Ganhou prémios como solista e como músico de câmara. Foi membro da Camerata Académica e, em 1991, fundou os Solistas de Câmara de Salzburgo e assumiu a direcção da Orquestra de Câmara da União Europeia entre 1996 e 2002.
É ainda maestro titular da Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein, desde 2004, e ensina violino na Mozart e um de Salzburgo.
Hakan Hardenberger é considerado como o maior solista da actualidade no trompete, não só pelo seu virtuosismo, mas também porque domina o repertório clássico e é, simultaneamente, o pioneiro mais notável de novas obras para trompete.
Nascido em Malmö, Suécia, onde iniciou os estudos que prosseguiu no Conservatório de Paris e em Los Angeles. É professor no Conservatório de Malmö e no Royal Northern College of Music de Manchester.
Para assistir a este programa de Carnaval na Casa da Música, que é apresentado às 12:00 e às 18:00, o público é convidado a mascarar-se, à semelhança do que habitualmente acontec
e com os músicos da ONP.

Un eslogan para Cáceres



El Ayuntamiento de Cáceres busca un eslogan que venda la calidad de la oferta turística de la ciudad.
La edición digital de EL PERIÓDICO EXTREMADURA quiere contribuir a la búsqueda de ese lema que defina y signifique a la ciudad. Para ello, anima a los lectores a enviarnos por correo electrónico sus frases e ideas que describan las cualidades de Cáceres y su gente.

National Geographic -Think Positiv - Pense Positivo

Photo in the News: Rare "Smiling" Bird Photographed in Colombia

June 26, 2007—Call him the Mona Lisa of the bird kingdom.
The rare recurve-billed bushbird, recently rediscovered by scientists in Colombia after a 40-year absence, sports a curving beak that gives the illusion of an enigmatic smile.
This photograph, taken by a conservationist with the Colombia-based nonprofit Fundación ProAves in 2005, is the first photo released of a live bushbird.
The elusive species had not been spotted between 1965 and 2004, due to its limited range and remote habitats. It was seen recently in Venezuela and in a region of northeastern Colombia, where it was photographed.
Researchers found the bird in a 250-acre (101-hectare) reserve next to the Torcoroma Holy Sanctuary near the Colombian town of Ocaña, where in 1709 locals claimed they saw the image of the Virgin Mary in a tree root. The forests of the sanctuary have been protected by Catholic Church authorities in the centuries since.
The researchers also found and photographed the extremely rare Perija parakeet, of which only 30 to 50 individuals likely survive.
Deforestation and wildfires for agriculture and grazing have denuded much of the birds' habitat, conservationists say.
"[A]s more and more remote areas are being settled, the bushbird reminds us how important it is to conserve as much natural habitat as we can," said Paul Salaman of the American Bird Conservancy.
"Who knows what wonderful biodiversity is being destroyed before it has had a chance to be discovered?"

National Geographic

GUITARMANIA 2009

GUITARMANIA 2009
Entre 22 e 27 de Fevereiro, a Licenciatura em Música do Instituto Piaget de Almada leva a cabo a quinta edição do GUITARMANIA: um ponto de encontro privilegiado entre profissionais e estudantes de guitarra clássica e o grande público.Esta iniciativa, que possui uma dupla vertente artística e formativa, é composta pelo V Festival Internacional de Guitarra Clássica, pelo IV Concurso Internacional de Guitarra Clássica e pelo III Curso Para Crianças — Guitarmania Júnior.
Concertos – entrada livre
O Palácio Foz, em Lisboa, e o Convento dos Capuchos, em Almada, recebem os concertos de guitarristas de renome, provenientes de diversos países — Marco Socías (Espanha), Kevin Gallagher (EUA), Carlo Marchione (Itália), Sanja Plohl (Eslovénia) e o duo Ivanovich/Kontaxakis (Croácia/Grécia).

Canário Timbrado Espanhol

Entre 22 e 27 de Fevereiro, a Licenciatura em Música do Instituto Piaget de Almada leva a cabo a quinta edição do GUITAR

Antonio Aguilar - Malagueña Salerosa


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay