30 de abril de 2010

Gulf Coast fears 'disaster' as oil slick creeps ashore

Gulf Coast residents smelled a calamity Friday as the oil slick caused by the Deepwater Horizon rig explosion floated toward Louisiana.
The Coast Guard was conducting a flyover Friday morning to see if oil had reached the state's coastline as federal, state and local officials scrambled to avert a natural disaster threatening to surpass the Exxon Valdez disaster 20 years ago.
People along the Louisiana coast caught a whiff of the wafting smell of oil and feared an environmental nightmare of greater scope than when the Valdez tanker ran aground in Alaska's Prince William Sound in 1989 and spilled 11 million gallons of oil.
"There's certainly immense potential consequences," said LuAnn White, director of the Tulane Center for Applied Environmental Public Health.
"This is a disaster," said Dean Blanchard, who runs a wholesale seafood business in the region. "We definitely need some help."

29 de abril de 2010

Joseph 21 Ans Nouvelle Star



click em primeiro neste youtube uns segundos depois no Malinois canary

Deolinda - Movimento Perpétuo Associativo



carrega nos dois youtubes/ Pincha en los dos youtubes

Seca: Meio milhão de cubanos recebem água em camiões


Mais de meio milhão de cubanos recebem água potável em camiões cisterna devido à seca prolongada que está a afectar a ilha e 370 fontes de abastecimento hídrico, revelaram hoje peritos na área.
O director de bacias hidrográficas do Instituto de Recursos Hídricos de Cuba, Jorge Mário Garcia Fernandez, explicou num programa da televisão estatal que no inicio da semana cerca de 520.000 pessoas estavam a ser afectadas pela seca e que, por isso, estavam a ser abastecidas de água potável com recurso a camiões cisterna.
O mesmo responsável acrescentou que das 100 principais fontes de abastecimento de água à população, 67 apresentavam níveis normais e 33 níveis abaixo do normal pelo que apelou a uma «exigência básica» ou utilização eficiente da água que é consumida.
Diário Digital / Lusa

Deolinda vencem prémio revelação da “Songlines

















Revista britânica, que distingue artista da "world music", edita em Junho, CD com temas do álbum de estreia do grupo português "Canção ao Lado".

Na segunda edição dos Prémios Songlines, que distinguem artistas da área da “world music”, os Deolinda venceram na área de "Prémio Revelação", para o qual estavam ainda nomeados “Invisible System”, “Speed Caravan” e “Mamer”.
A publicação britânica “Songlines” pretende distinguir os melhores projectos de cada ano na área da “world music” atribuindo prémios em quatro categorias: melhor artista, grupo, colaboração multi-cultural e grupo revelação.
O prémio foi atribuído aos Deolinda pelo álbum de estreia "Canção ao lado", que teve edição internacional pela “World Connection”, ainda que o grupo de Ana Bacalhau tenha acabado de lançar o segundo registo, "Dois selos e um carimbo".
in JN









Eu tenho um melro - Deolinda



 

Vinha D`Ervideira» Rosé 2009 distinguido pela Confraria do Alentejo







Evento organizado pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, o XIX Concurso «Os Melhores Vinhos do Alentejo» elegeu o «Vinha D’ ’Ervideira» Rosé 2009 como o melhor néctar na categoria de Vinhos Rosados. Além da conquista da «Talha de Ouro» entre os rosados, a Adega Ervideira arrebatou, ainda, com o «Antão Vaz» 2009, o terceiro lugar na categoria de Vinhos Brancos, conquistando, nesta categoria, a «Talha de Bronze». 











Companhia de Dança de Almada estreia hoje «Olhares»


A Companhia de Dança de Almada (CDA) vai estrear esta quinta-feira, Dia Mundial da Dança, às 21:30, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, o espectáculo «Olhares», de Nuno Gomes.
Criado no âmbito do apoio que a Companhia de Dança de Almada atribui a novos talentos na criação coreográfica, o espectáculo é marcado por várias apresentações únicas, com a participação de Coros Alentejanos locais, segundo a organização.
Com antestreia em Castro Verde, no dia 20, o espectáculo passará mais tarde por Serpa (28 de Maio), Redondo (10 de Junho), Mértola (19 de Junho) e Beja (26 de Junho). 
 













Na 80ª Feira do Livro de Lisboa

Os Stonebones & Bad Spaghetti vão estar presentes na 80ª Feira do Livro de Lisboa que vai decorrer no Parque Eduardo VII, sendo que irão actuar no próximo dia 30 de Abril, Sexta-Feira, pelas 21:15h.
Como única banda de Bluegrass, vão divulgar um repertório de grandes êxitos de Bluegrass e Música Tradicional do Sul dos E.U.A.
Contam convosco para fazer a festa neste evento.

EUA: Alterações climáticas vão resolver questão chamada Cuba

















As alterações climáticas vão-se encarregar de resolver o problema que os Estados Unidos têm com Cuba porque em 50 anos a ilha vai desaparecer debaixo do mar, disse hoje o embaixador americano no México.
Ao intervir da Expo Negócios Verdes, um fórum ecológico que está a decorrer na Cidade do México, Carlos Pascual foi apresentado como perito em alterações climáticas e energias renováveis.
O diplomata advertiu que os problemas do meio ambiente como o aquecimento global, em 50 anos vão mudar a face do planeta onde algumas zonas irão desaparecer debaixo de água.

28 de abril de 2010

Apontamentos traduzidos sobre canarios de canto


UMAS PALAVRAS SOBRE A MELHOR RAÇA DE CANTO


Primeiro vou a apresentar o estado actual da canaricultura desta nossa raça de canto: As modernas técnicas de criação e selecção nos estão dando pássaros espectaculares mas a pergunta é, como conseguem?

Pois o primeiro é partir de algo, que cumpre já 48 anos de reconhecimento como raça do canário de canto Timbrado Espanhol e o que não se pode fazer é agora partir do zero. Por isso tanto o criador iniciante como o veterano, o meu conselho é que escute pássaros ou que se deixe aconselhar por alguém que conheça (sempre um canaricultor de confiança e com experiência).
Uma vez que tenho escutado varias centenas de pássaros para que possamos estabelecer diferenças entre eles, qualquer ouvido vai reparar para os mesmos pássaros, seguramente que os descontínuos e carregados de flóreos como a maioria de nós.

O problema está agora em conseguir uns exemplares. A tarefa não é fácil, com as modernas técnicas de criação que relatarei mais tarde o número de pássaros interessantes que tira cada canaricultor é reduzido e não vai ser fácil conseguir que nos ceda ou venda algum exemplar de qualidade, mas há que tentar.

Outro problema é o que a fêmea nos vai proporcionar? A fêmea não canta (algumas fêmeas cantam baixinho se estiverem com saúde na minha opinião são as melhores. da minha experiência) e não temos nenhuma referência do seu genótipo cantor, por isso é importante que seja um criador de confiança, logo já seleccionaremos as nossas fêmeas quando tenhamos formada a nossa estirpe (linha hereditária) e também quando nos proporcionem una, podemos confrontar com os machos prova dessa linha que nos dêem informação sobre ela (do que transmite). É importante criar com poucos exemplares bons do que muitos e maus.

Conseguidos os exemplares colocamos a criar um bom exemplar macho com duas ou três fêmeas da mesma linha de canto. O meu conselho é não fazer demasiados casais porque o problema de espaço pode surgir mais adiante.

A partir daqui já é técnica. O primeiro que há que fazer é criar bem; para que possamos partir de exemplares saudáveis ainda que as vezes tenhamos que criar com exemplares que não apresentam um bom estado de saúde por ser grandes portadores genéticos, então utilizaremos amas em bom estado de saúde as que colocamos os ovos da principal e, sim temos sorte e não ter malformações na célula ovo o no espermatozóide que impeçam um bom desenvolvimento embrionário o resultado é o mesmo que se utilizássemos a principal.

Os canáriozinhos deveram ter um bom desenvolvimento no ninho para conseguir um bom estado geral (fisiológico/anatómico) e para que se desenvolvam bem o seu aparelho fonador. Por isso antes de começar a criar devemos desparasitar os exemplares reprodutores contra parasitas internos (nematodos, incluindo céstodos...) e parasitas externos (piolhos.) e observaremos o seu estado geral sobretudo da fêmea (que vai
suportar a carga da criação sem duvidarmos da sua recuperação da flora intestinal com fermentos vivos (lactobacilus, sacharonmices...) Para o estado de saúde seria bom não utilizar antibióticos por sistema pois estes eliminam a flora intestinal simbiótica e benéfica além disso fazem proliferar bactérias mais resistentes e microrganismos patogénicos com consequências para o sistema imunitário do pássaro, por isso, não utilizar antibióticos como preventivos pois quando os necessitarmos realmente, os canários não responderam aos tratamentos.

As papas de criação não vos preocupeis tanto por ser um costume e com antecipação a uma desparazitação antes de começar a criar logo não teremos problemas. Não me vou alongar mais na técnica de criação mas em, como criar? Até não faz muito tempo que se deixava-se o casal fixo e o macho ajudava a alimentar, se conservavam-se machos adultos em bom estado de canto e uma vez os canáriozinhos comiam, passavam a tomar lições de canto, assim se conseguem verdadeiras fotocopias do canto do adulto, e assim este conservava bem o seu canto e os canários eram capazes de copiar tinham um ano carregado de êxitos chegando à sala de casa e à sala de troféus até nos estivéssemos enganando a nós mesmos porque no ano seguinte deixaram com uns bons intérpretes da canção mas, e o compositor?
Além de ser compradores adictos de maestros com o correspondente gasto económico. Confesso que eu não utilizei nunca este sistema, mas que separar os que ainda usam, dos que não usam e que não leva a nenhuma parte.

Retomando o tema da criação, deve-se fazer de forma que o canário novo tenha o menor contacto possível com o adulto, é conveniente ou deve-se deixar criar a as fêmeas sozinhas já sejam a principal ou uma ama.
Uma vez que as crias são independentes (temos que ter bem a certeza, não se precipitar), porque passarão a uma voadora agrupados por irmãos de pai e mãe e se deixam assim ate que se colocam em gaiolas de canto, não tem segredos, ficam só.
O único que há que fazer agora é controlar as possíveis faltas que se observem nas crias sobre tudo a partir dos finais de Agosto.
Isto não é tão fácil como pode parecer as vezes parece desagradável todavia o balbuciar de um espectacular flóreo, por isso devemos acostumar o ouvido e perguntar e perguntar aos juízes nos concursos (digo desde aqui, que os nossos concursos, deveriam ser más didácticos e encaminhados à selecção de pássaros mais que perseguir prémios) e em conferencias ou conversas nas associações ou com criadores experimentados e honrados.

Se todavia não estas muito seguro, convêm afastar esses pássaros para outra sala noutra voadora esperando acontecimentos e alojaremos na habitação donde temos o resto das voadoras.

Proporcionar-lhes um bom ambiente com boa ventilação e temperatura agradável, com música de fundo e evitar que se vejam e se ouçam entre os distintos voadores essencial para objectivo final.

O ideal seria dispor de una habitação insonorizada para cada família (irmãos de pai e mãe), mas é bastante difícil.

A partir de agora deve imperar a tranquilidade é como “amadurecer um bom vinho”, deve-se fazer lentamente sem precipitações para que sejam capazes de desenvolver todo o seu potencial genético que levam dentro e não ficarem com um curto repertório.

Podendo ser na zona sul, onde se começa a criar antes, o canário necessita de 6 a 8 meses para cerrar (fechar/ atingir a maturidade) do seu canto por isso, não sei qual é a vantagem de acelerar os canários para estes concursos tão precoces em tempo.

Com a luz podemos jogar variando a sua intensidade, se notamos demasiado atraso abriremos a cortina mas em geral a intensidade de luz deverá ser media ou baixa.

Em quanto a música como já sabes a sua função primordial é evitar interferências entre os diferentes voadores e deverá funcionar desde que comece o dia até que anoiteça.
Não deverá ser muito acelerada para evitar a precipitação dos pássaros por isso é que
é preferível a música clássica e não com alegro ou allegretos mas melhor são os adágios.

Há criadores que optam por não porem música e se são experts e vigiam os voadores e vão eliminando os pássaros ou voadoras com faltas ou inclusivamente diria mais aqueles que soam bem, a sua intensidade seja alta (encontram-se adiantados do resto dos voadores), e os colocam ou neste último caso os depositam noutra habitação com o fim de que não se arrastem aos outros, os resultados obtidos são semelhantes, Sendo a música um bom aliado.

a tranquilidade deve imperar no criador, não vale a pena precipitar em oferecer ou vender pássaros que todavia não tem fixado o seu canto se não estas seguros, pois pode haver grandes surpresas.

Deveis escutar com frequência (uma vez na semana) as pequenas crias no seu cantarolar e observando assim mesmo, prestando atenção aos voadores para saber os que ocupam a hierarquia superior pois estes serão a priori os que nos indicaram o sentido da selecção que vamos a praticar pois os outros vão ser “arrastados” e no serão os compositores da canção, Ainda deve-se tomar nota daquele canário que tenha muita personalidade onde se situa, em que lugar da voadora e se não vai arrastado pelos irmãos da hierarquia superior pois será assim mesmo um canário a te em conta.

Marcaremos os canários com anilhas de plástico de uma cor para cada voador e dentro de um voadora - família com outra anilha de cor diferente cada pássaro para poder identificar a cada sujeito e anotaremos todos os aspectos relevantes que he mencionado e outros que nos aconteçam que a priori não parecem ter importância mas que podem ser mais importante do que pensamos e podem ser importantes aspectos para comentar em foros e conversas com os amigos, pois destes pequenos detalhes aprendemos continuamente.

Com este procedimento e vigilância chegaremos aos finais de Outubro e observaremos se tem fechado o canto nas voadeiras. Enjaularemos aqueles que já chegaram a fechar o canto. Nas voadoras não tenham pressa em colocar nas jaulas de canto (enjaularmos), se não estão preparados para os primeiros concursos estarão para os seguintes mesmo que seja em Janeiro (sendo uma época tão boa como outras anteriores para um concurso) ou estarão para nosso deleite pessoal, pois o objectivo é seleccionar os nossos canários, não é acumular prémios, só assim chegaram os resultados.

Não nos fica mais que prepará-los para concurso metidos nas transportadoras e retirando-os para cantar sempre com luz artificial (luz com a que se vão julgar os nossos pássaros) a diferentes horas do dia e da noite elevar a concurso os pássaros com o seu canto feito e em bom estado de saúde.
Outro aspecto importante a ter em conta é que quando os levar a concurso os pássaros a uma localidade que requer uma viajem distante, devemos acostumar a viajar previamente e isto faz-se metendo-os nas malas e se colocam no porta-bagagens do carro e levam-se de passeio durante os afazeres do quotidiano.

Vigilância às afonias pois, num primeiro momento, se o pássaro não tem estado submetido a hiper-tratamentos com antibióticos se poderão curar quase todos, sem deixarmos avançar as doenças logo não terão remédio.

Nos concursos que participam os pássaros que o criador selecciona sendo uma questão do criador, perante que o juiz vai a actuar, um pouco como director da vossa selecção genética no vosso canaril ainda que este deve respeitar os vossos gostos (que seja aquoso, que seja brilhante, que predominem os flóreos doces ou selvagens).

Antes de tudo o juiz é um seleccionador de pássaros, não um dadivoso premiador e o concurso deverá referendar a selecção claro que estes primeiros exemplares mais "selectos".

Por isso devo dizer em nota final, que quando um amigo me pediu uma opinião sobre o desenvolvimento dos concursos pronunciei-me sempre com respeito de duvidar dos prémios e ir ao miolo da questão: a selecção genética dos exemplares.
Os prémios vêm por eles como consequência da selecção. Assim comento e com este sistema s “sacam-se” poucos pássaros bons e efectivamente. é verdade, que nem se quer ainda não fizemos um equipa, pois não importa, apresentaremos individuais, o objectivo é o pássaro, não a sala de troféus do criador, e só com esta mentalização teremos pássaros competitivos e nos concursos imperará a qualidade e não a quantidade. Por isso é importante que não cortemos o que queremos apresentar os seus pássaros em individuais sempre em lotes como máximo três exemplares, e os lotes que deseje.

Esquecia-me de dizer “não vos calais” nos concursos, não tenhas medo de perguntar coisas mesmo que sejam ridículas, pois não há maior ridículo que ficar com a duvida e que vai longe que os tempos em que o juiz fechava as portas para que ninguém aprende-se alguma coisa e visse o que se tinha passado. O juiz é um criador mas que está aprendendo continuamente e uma das fontes de informação somos nós e os nossos pássaros.

© Antonio Pérez Carbajal
traduzido por mim

27 de abril de 2010

ALMOÇO CONVÍVIO DO CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS







standard_ccap.pdf




 ALMOÇO CONVÍVIO DO CLUBE DO CANÁRIO ARLEQUIM PORTUGUÊS

António Zambujo apresenta novo álbum em França


Trago Alentejo na Voz (António Zambujo)

 
António Zambujo vai estar em três cidades francesas para apresentar o novo álbum «Guia».
April 30th
Évora, Portugal

May 4th
Helesmes, France

May 6th
Vanves, France

May 7th
Alfotville, France

May 21st
Rock in Rio, Lisbon

June 25th
Mértola, Portugal












Le Malinois

Cuando los pájaros cantan

 



























Lisboa acolhe em Maio FESTin, o festival da lusofonia












Lisboa acolhe em maio o primeiro FESTin - Festival Itinerante da Língua Portuguesa, que pretende incentivar uma maior cooperação entre os países do espaço lusófono na produção cinematográfica.
A ideia é «mostrar as realidades dentro da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], o que acontece, quais os desníveis na oportunidade de produzir. A nossa intenção é juntar todos os países e conseguir uma maior cooperação para que todos possam ter oportunidade» de fazer mais cinema, disse à agência Lusa Adriana Niemeyer, uma das organizadoras do festival.
O festival abrirá com a longa-metragem «O jardim de outro homem», do moçambicano Sol de Carvalho, que marcará presença em Lisboa.
Terceira longa-metragem de Sol de Carvalho e considerado o filme mais caro de sempre do cinema moçambicano, «O jardim de outro homem» conta a história de uma jovem de um bairro suburbano de Maputo que sonha tirar o curso de Medicina.
No encerramento será exibido o documentário «Contratempo», a estreia da actriz brasileira Malu Mader como realizadora
O filme retrata o projecto Villa-Lobinhos, através do qual se ensina música clássica a jovens carentes de favelas do Rio de Janeiro.
No total serão cerca de 40 filmes do espaço lusófono, sabendo que é difícil encontrar «novas realizações» em «países mais carentes», como São Tomé e Príncipe ou Timor-Leste, alertou Adriana Niemeyer.
Haverá ainda curtas-metragens de Timor-Leste, co-produções entre Portugal e Angola e produções brasileiras.
Destaque ainda para «Terra Sonâmbula», de Teresa Prata a partir de um texto de Mia Couto, «Contract», de Guenny Pires, «O lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos», de Jorge António (que estará em Lisboa), e «Luanda, a fábrica da música», de Kiluanje Liberdade e Inês Gonçalves.
Para incentivar mais co-produções entre os países da CPLP, a organização irá atribuir um prémio de cinco mil euros em material técnico para o realizador da melhor longa-metragem. 
Para esta primeira edição, a organização escolheu filmes que se relacionem com a temática da inclusão social.
«Tentamos buscar muitos filmes que são feitos por realizadores mais amadores que estão concorrendo e que mostram as realidades sociais dos países, em moçambique a questão da Sida, aqui em Portugal a questão dos jovens das periferias», exemplificou Adriana Niemeyer.
Estão ainda previstos dois workshops durante o festival, um dos quais sobre produção de documentários para televisão, por Claufe Rodrigues, realizador da Rede Globo.
«É difícil entrar num circuito comercial e o festival pode ser um chance de representar todas as pessoas que querem mostrar a sua realidade através da sétima arte», sublinhou a responsável.
Sendo itinerante, esta mesma programação do primeiro FESTin deverá ser exibida no segundo semestre deste ano num país africano, ainda a desig
O FESTin insere-se ainda na terceira edição da Semana Cultural da CPLP - Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, que começa na sexta-feira em Lisboa.
Diário Digital / Lusa

Poluição provocada por transportes em Portugal aumentou 92%



As emissões de gases com efeitos de estufa (GEE) no sector dos transportes quase duplicaram em Portugal no período de 1990 a 2007, revela hoje um relatório da Agência Europeia para o Ambiente disponível online. As emissões do país tiveram um crescimento de 92%, um valor três vezes superior à média europeia de 28%.

De acordo com o relatório «Towards a resource-efficient transport system», as emissões dos 27 Estados-membros representam hoje 19% das emissões globais.
Portugal aparece no 8º lugar entre os países com mais emissões, numa tabela liderada por Chipre (com mais 188% no mesmo período), Irlanda, República Checa, Luxemburgo, Turquia, Eslovénia e Espanha.
Ainda assim, observa-se no relatório, Portugal está entre os poucos países onde as emissões diminuíram entre 2006 e 2007, um sinal positivo face às políticas actuais. Um sinal mais negativo é que, no mesmo período, Portugal foi o único país em que a procura de transportes ferroviárias como alternativa diminuiu.


 

Pájaros, ranas y...



















Son algunos de los protagonistas del libro "Conquista de lo inútil" en el que Werner Herzog narra sus sentimientos y visiones en la selva amazónica durante el rodaje de Fitzcarraldo/ Obra principal: Suite orquestal nº3 BWV 1068, Academy of St Martin in the Fields, dir: Neville Marriner// "Salmos franceses, Canciones Sacras de SWEELINCK, Cappela Amsterdam-Daniel Reuss (novedad discográfica) (21/04/10).
             









26 de abril de 2010

O ganso




SAMBA

O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

Samba de Roda


São os vários instrumentos de cordas instrumentos de cordas (como cavaquinho e vários tipos violão) e variados instrumentos de percussão (como pandeiro, surdo e tamborim)

Formas derivadas Bossa nova, Pagode, Samba-canção, Samba-enredo, Samba de morro e Samba de partido-alto


Sub-géneros


O Pato








Deolinda estreiam Dois Selos e Um Carimbo

29 Abr 2010 17:00
FNAC Chiado Lisboa
29 Abr 2010 22:00
FNAC Colombo Lisboa
7 Mai 2010 22:00
Centro Cultural de Ílhavo Ílhavo
8 Mai 2010 22:00
Centro Cultural Vila Flor Guimarães
15 Mai 2010 21:30
Teatro Municipal da Guarda Guarda
19 Mai 2010 22:00
Teatro de Vila Real Vila Real
20 Mai 2010 21:30
Teatro José Lúcio da Silva Leiria
21 Mai 2010 21:30
Teatro Académico Gil Vicente Coimbra
26 Mai 2010 22:00
Mawazine Festival, Rabat Marrocos
5 Jun 2010 21:30
Teatro Virgínia Torres Novas
7 Jun 2010 21:00
Casa da Música Porto
8 Jun 2010 21:00
Centro Cultural de Belém Lisboa
11 Jun 2010 22:00
Bulgaria Hall, Sofia Bulgária
18 Jun 2010 22:00
Theatro Circo de Braga Braga
25 Jun 2010 22:00
Vila Velha de Rodão Vila Velha de Rodão
26 Jun 2010 22:00
Mértola Mértola
27 Jun 2010 22:00
Amarante Amarante
20 Jul 2010 22:00
Cool Jazz Fest Mafra
23 Jul 2010 22:00
Salónica Grécia
31 Jul 2010 20:00
Forte di Exiles Itália


clicka e vai ver os deolinda! clicka nos locais por onde o grupo Deolinda vai passar....

23 de abril de 2010

José Emilio Pacheco

Mexicano José Emilio Pacheco recebe Prémio Cervantes
O poeta mexicano José Emilio Pacheco recebeu esta sexta-feira o Prémio Cervantes, distinção máxima das letras em língua espanhola, das mãos do rei Juan Carlos I de Espanha na Universidade de Alcalá de Henares (perto de Madrid).
Pacheco, de 70 anos, também recebeu um prémio de 125.000 euros. O poeta e romancista mexicano da geracão dos anos 1950 é autor de obras como «Islas a la deriva».
O Prémio Cervantes, que é concedido tradicionalmente a cada 23 de Abril, é entregue de forma alternada a autores espanhóis e latino-americanos.

Mejor que el vino

Porque mejor que el vino son tus amores.
Salomón
Quinto y Vatinio dicen que mis versos
son fríos.
Quinto divulga en estrofas yámbicas
los encantos de Flavia.
Vatinio canta
conyugales y dulces placeres.
Pero, yo Claudia,
no he arrastrado tu nombre
por las calles y plazas de Roma.
El pudor y la astucia me obligan
a guardar tales ansias
para sólo tu lecho nocturno



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay