31 de maio de 2010

3º Festival de Bandas Filarmónicas de Lisboa

3º Festival de Bandas Filarmónicas de Lisboa







31.Mai.2010
28 Junho a 4 Julho







- Banda da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural de Marvila   (Lisboa )
- Banda de Música de Sanguinhedo     (Vila Real)
- Banda Recreativa União Pinheirense (Albergaria-a-Velha)
- Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense     (Torres Novas)
- Sociedade Filarmónica Maceirense     (Leiria)
- Sociedade Filarmónica Silvense (Silves)
- Sociedade Filarmónica União Assaforense (Sintra)
- Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense (Lisboa)
- Sociedade Recreativa Filarmónica 1º de Janeiro   (Castro Verde)
- União Filarmónica de A-da-Gorda      (Óbidos)

canários de canto - timbrado espanhol -canario timbrado español




Canarios de raça de canto timbrado español
 


Canários de raça de canto timbrado espanhol

Funiculi, Funiculá - 3 Tenores

El arte de vivir el Flamenco

Sevillanas antiguas y rocieras (1972)

Dr. Urubu e outras fábulas






















O prémio Camões 2010 foi hoje atribuído ao poeta brasileiro Ferreira Gullar.
O júri ainda não conseguiu comunicar ao premiado que foi distinguido com o galardão. Gullar foi distinguido pela "nota pessoal de lirismo" e "valores universais" no seu trabalho.
in Publico

Maria Rita Caminho das Águas

murat sabit cetin 2009 - Waterslager Malinois

The Canary Murder Case

























1929 --- American actress Louise Brooks as she appears in the 1929 mystery <The Canary Murder Case>, in which she plays the role of Margaret Odell (The Canary), a scheming nightclub singer. --- Image by George P. Hommell

29 de maio de 2010

Terra Naomi

                                 



A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.
Algumas vezes,no uso típico, a água se refere apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado "gasoso", mais correctamente denominado de vapor de água ou vapor. A água cobre 71% da superfície da Terra.
Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos e em outros corpos d'água grandes, 1,6% em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formada de partículas de água sólidas e líquidas suspensas no ar) e precipitação.
Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufacturados.
A água na Terra se move continuamente por um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, logo depois, ser eliminada pela urina os resíduos decorrentes desse metabolismo, ou evaporada pelos poros, mantendo a temperatura corporal, assim como eliminando sais e impurezas.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufactura e transformações de consumos básicos em bens comerciais.
O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita de uma região. 

Micaela Vaz

Micaela Vaz nasceu em Aveiro, mas passou toda a sua infância e adolescência em Ílhavo, terra de marinheiros com tradição fadista. Irmã de Rui Vaz, produtor musical ligado ao fado, foi fortemente marcada pela sua música e pelo seu prematuro desaparecimento. Seguiu-se um interregno de alguns anos sem cantar em público mas o amor ao fado e á música fez com que em 2007 recomeçasse a cantar com o Grupo de Fados de Aveiro. Tem sido convidada a participar em diversos projectos a convite de artistas como Rui Oliveira, Hélder Moutinho, Ricardo Parreira, destacando-se o "Encontro Ibérico" (flamenco, fado e música tradicional portuguesa) e os espectáculos "Fados a Preto e Branco", "Com que voz" e "Cancionairo", ao lado do guitarrista Ricardo Parreira e do violista Marco Oliveira

Micaela Vaz - Trago fado nos sentidos 

Micaela Vaz - Havemos de ir a Viana

Micaela Vaz - Maria Lisboa 

30 May 2010 17:00
Centro Cultural de Belém Lisboa, Lisboa, PORTUGAL
4 Jun 2010 19:00
Embaixada de Portugal  Washington
25 Jun 2010 20:00
Cancionário - Festa do Fado Lisboa, PT
27 Jun 2010 20:00
Cancionário - Fnac - Colombo Lisboa, PT
7 Sep 2010 19:30
Casa da Musica Porto, PT

Companhia Lezírias assinala Ano Internacional Biodiversidade
















Associação da Rota da Vinha e do Vinho do Ribatejo


A jornada, a decorrer em vários locais da vasta área da Companhia das Lezírias, começa na Ponta da Erva com uma intervenção sobre ordenamento do território por João Ferrão, geógrafo e antigo secretário de Estado do Ordenamento do Território.
A Companhia das Lezírias aproveitará o dia para fazer a apresentação do Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), um «projeto emblemático» na estratégia de turismo na natureza que a empresa tem vindo a desenvolver com conclusão prevista para o início de 2011.
Diário Digital / Lusa

COLÓQUIO DE ORNITOLOGIA - Dia 5 de Junho, às 15H - Salvaterra de Magos

28 de maio de 2010

Tribo dos que falam - Fernando Girão

Pomba é detida na Índia, suspeita de espiar para o Paquistão















Uma pomba que supostamente estava a espionar a favor do Paquistão foi retida na Índia e está a sendo mantida vigiada por guardas armados, informou hoje a imprensa.
A pomba branca foi encontrada por um morador do estado de Punjab, na fronteira com o Paquistão, e levada para uma esquadra.
O pássaro tinha um anel numa das patas, além de um número de telefone e endereços de paquistaneses impressos no corpo com tinta vermelha.
A polícia diz acreditar que a pomba possa ter pousado em solo indiano vinda do Paquistão com uma mensagem, apesar de não ter sido encontrado qualquer bilhete preso ao anel, indicou o oficial da polícia Ramdas Jagjit Singh Chahal à agência Press Trust of India (PTI).
Ninguém tem autorização para visitar a ave, que foi examinada por um veterinário e colocada numa sala refrigerada, sob o olhar atento de guardas armados.
in Diário digital

COLÓQUIO "ARLEQUIM PORTUGUÊS" - Dia 19 de Junho, às 15H - Setúbal















Na preocupação constante de dar a conhecer aos nossos associadoudo o que se passa no mundo da ornitologia, decidimos convidar o Dr. Armando Moreno a proferir na cidade de Setúbal, um colóquio onde todos deverão participar, expondo as suas dúvidas e experiências.

Local :Michel Giacometti - Museu do Trabalho -Setubal


















Arlequim Português

Tio patinhas

27 de maio de 2010

Vinhos portugueses conquistam 24 medalhas em Itália




















Oitenta produtores de vinho portugueses participaram este ano pela primeira vez no concurso enológico internacional "Selezione del Sindaco", em Itália, conquistando 24 medalhas, seis delas de ouro e 18 de prata.
A participação, em representação dos 22 municípios filiados na Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), insere-se na estratégia de "elevar a notoriedade e valorização dos vinhos portugueses" no mercado internacional, segundo um comunicado da associação com sede no Cartaxo.
O "Selezione del Sindaco" (a seleção do presidente) é um concurso enológico internacional organizado pela Citta del Vino, congénere italiana da AMPV, que decorreu no passado fim de semana na cidade italiana de Brindisi, sendo o único concurso internacional a prever a participação conjunta de produtores e municípios.
O júri das provas é composto por enólogos, provadores, somelliers e jornalistas do sector enogastronómico, 
tendo contado este ano pela primeira vez com um provador português, Sérgio Oliveira, enólogo da AMPV
A AMPV afirma que, como entidade parceira, fez a promoção do concurso em Portugal, tendo as comissões vitivinícolas regionais dado apoio no envio de amostras, reduzindo os custos financeiros da operação.
Segundo Sérgio Oliveira, Portugal pode "não ter os melhores vinhos do Mundo, mas tem vinhos para estar ao lado dos melhores".
Na prova estiveram 1400 vinhos de toda a Europa a concurso. 
As medalhas serão entregues a 06 de julho aos produtores e aos municípios vencedores.
Diário Digital / Lusa

26 de maio de 2010

Aviario Discontinuo Alfaro

tarra coviva 2010

















Conferencia
DUCTUS AQUARUM. El arte romano de administrar las aguas
Isaac Moreno - Acueducto de las Ferreres
Sábado 29, 10:30 h y 17:00 h y domingo 30, 10:30 h
Castellano (1 h) Entrada Libre


Conferencia

Ingeniería de las vías romanas
Isaac Moreno - Puerta romana de la Plaza del Pallol - Proyección pantalla de leds
Sábado 29, 19,30 h
Castellano (1 h) Entrada Libre (aforo limitado)

25 de maio de 2010

BB King arranca digressão europeia sábado no Douro


 

A Quinta dos Almeidas, em Sabrosa, vai ser palco de um concerto com entrada livre de BB King, que marca o arranque da sua digressão europeia, dia 29 de Maio, às 22:00 horas.
O músico, considerado o «Rei dos Blues», apresenta neste âmbito o seu mais recente trabalho, «One Kind Favour», segundo o divulgado em comunicado.
A presença do artista resulta da parceria entre o programa “Douro Charme” da Rota do Vinho do Porto, a Câmara Municipal de Sabrosa e a Estrutura de Missão do Douro, com o apoio do Turismo do Douro.
No fim da actuação decorrerá um espectáculo de pirotecnia com «mais animação musical» garantida. 

Diário digital

Apontamentos traduzidos sobre canarios de canto

Cada criador pode educar ou não educar, qualquer sistema é bom se saírem bons pássaros.

Faz uns vinte anos eduquei sem professores, mais ou menos coloquei 50% de machos e o resultado não foi nada satisfatório, eram pássaros curtos de repertório e lhes custava mais sair cantando, isto foi ao contrário com os que se educaram com os professores, pássaros com um amplo repertório e seguros de si mesmos dizendo as notas com carácter e personalidade, estiveram todo este tempo com os seus progenitores que fizeram de maestros (professores). Desde então que tenho muito claro.
Há certas notas que se não as escutam não as cantam.
Posso dizer-se que o pássaro sem educar, enquanto sai do seu habitat e se lhes põe com outra linha de canto diferente, ao segundo ou terceiro mês perde, parte do seu repertório. Isto não ocorre com os pássaros educados que mantêm o seu repertório até depois da muda.
Estes pássaros educados, se fazem a muda com outra linha diferente, vão manter o seu repertório mínimo uns 50%.
Sempre que falo pessoalmente das minhas experiências e sem desfazer em ninguém.
Tenho falado com criadores que não educam, segundo eles, perguntando:
 Quando é que tiram os pássaros do canaril? Respondendo mais ou menos entre os três ou quatro meses. Com este tempo estes pássaros já tem a canção aprendida dos seus progenitores, logo cada pássaro dará o seu toque pessoal a canção.
Em varias ocasiões tive pássaros que se adiantaram no canto e aos dois meses e meio ou três tem cantando praticamente como seus professores.
 Para mim educar sem professores seria, cobrir o macho e a fêmea e deixar onde estão as fêmeas e as crias, quando já comem sós, coloca-los em outra habitação onde não oiçam nenhum adulto. Isso é educar sem maestros, na minha modesta opinião.
Vocês só criticam os que educam com maestros/professores, mas vocês estão educando com alunos; quero dizer, o pássaro que se adianta não canta é o que arrasta os outros, se tem alguma virtude melhor e se tem defeitos outro ano será.
Os que educamos com professores/maestros solemos por pássaros com um amplo repertório que digam as notas bem ditas e por descontado sem faltas isso é um maestro!
O resultado de cruzar silvestres ou melhor dizendo canário silvestre me parece bem, como saberá você que há que utilizar o que tenha as melhores qualidades genéticas, que tenha um bom tom de voz, boa dicção, que seja tranquilo e que deixe-se estar na jaula etc., há outros pássaros que também servem e por certo tem melhor dicção e poder cruzar. Os meus pássaros levam um pouco de tudo, isso é o trabalho que tem que realizado pelos criadores para conseguir uma raça equilibrada.
Como disse: Nosso Senhor Jesus Cristo "o que esta livre de pecado que atire a primeira pedra", saiba que não estamos sós na hora de educar, temos companheiros da afición como os criadores de Malinois, Roller e Silvestristas, entre os que tenho como bons amigos e para eles um bom professor/maestro não tem preço, é o futuro dessa temporada.
Com os pássaros silvestres os criam a palitada para que não colham notas não desejadas e logo educa-los, como pintassilgos, pintarroxos, verdelhões, segundo em zonas que chamam chamarizes.
Posso dizer que estes educadores de silvestres, não tem praticamente nada que ver com o canto original do campo, é uma selecção de notas e sem faltas, como solemos fazer os criadores de timbrado e outras raças de canto.
Você disse que o canto é genético, se você como parece ser educa sem professor/ maestro se não escutam os seus pais, verá como saca outra linha diferente de canto e se o fazem, igual a seus pais é o que ouviram.
Se o canto fosse genético, um pintassilgo que teve um bom amigo meu criou sem cor, muito jovem, supõe-se que por muito canto timbrado que ouvira teria que cantar como os pintassilgos isto não foi assim, só tinha a chamada dos pintassilgos "CHIVIT-CHIVIT" tudo o que demais de canário, como a sua seringe e constituição não estava preparada as notas que eram bastante medíocres.
Outro caso de um pintassilgo de um ano ao fazer a muda copiou alguma nota de um canário.
O que se transmite geneticamente é o tom da voz, a dicção que como bem sabe é o que “diz” as notas bem ditas e sem pressas, o parecença física por parte do pai e mãe, o ser mais ou menos cantores etc. e a canção a que ouvem pelo professor ou pelo aluno mais adiantado no canto.
Pessoalmente a minha opinião sobre o timbrado está tudo inventado. Sobre genética há fêmeas dominantes como machos, sem estes genes são para dar maior qualidade, bem vindos sejam.
A genética não é como as matemáticas que 2 X 2 são 4, mas como o ditado espanhol disse "de donde há se pode tirar".
Sobre o tema dos pastores alemães, eu digo pessoalmente que saber pousar é o mesmo, tenho amigos criadores de varias raças, que estariam contentíssimos se os seus cães aprenderam a posar vendo um vídeo como disse a si, eles são os criadores e por sua vez os professores dos seus cães, e perdem muitas horas para ensinar os seus cães a saber posar com porte e elegância quando saem para um ring, que é o nome que eles utilizam no seu código para chamar o sitio donde vai ser o julgamento no mundo do cão.
Parece que tudo é por aprendizagem, aparte de ter um dom para certas coisas.
Assim despeço-me de toda a afición com uma cordial saudação,
Por Francisco Aroca Montolio CN G-079 en timbrado.com
traduzido por mim

23 de maio de 2010

Obama anunciou criação de comissão para investigar maré negra



O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje a criação de uma comissão para investigar a fuga de petróleo no Golfo do México e evitar futuras catástrofes.
Em causa está o desastre ambiental causado por uma explosão e consequente submersão de uma plataforma da companhia petrolífera British Petroleum, em abril passado, ao largo do estado da Louisiana, em que morreram 11 pessoas.
No seu discurso semanal dos sábados, Obama reiterou que o seu governo «pedirá contas» pelo sucedido à BP e às outras empresas envolvidas nas operações da plataforma, para que resolvam definitivamente a fuga, reparem os danos provocados e indemnizem as pessoas que sofreram prejuízos.
Diário Digital / Lusa


Live video link from the ROV monitoring the damaged riser


CREPUSCULO COMPLETO DE CAFERACLA




CREPUSCULO COMPLETO DE CAFERACLA

FESTIVAL GUITARRA PORTUGUESA - ALGARVE 2010 no Teatro Lethes - 10 a 13 Junho - Faro




The 1st edition of the Portuguese Guitar Festival - Algarve 2010 is the first event in the region of Algarve dedicated exclusively to the promotion of the Portuguese guitar.

This event will take place in the city of Faro between the 10th and the 13th of June, in the Lethes Theater, with a varied and attractive program intended for the general public. The Festival will present great names of the Portuguese Guitar related just as much to the musical panorama as to the art of the making of this instrument.

The Festival’s program will consist of a cycle of concerts: “Guitarra Portuguesa com Grandes Mestres” (“The great masters of Portuguese guitar”), exhibition: Guitarra Portuguesa com Futuro (“Portuguese Guitar with Future”) and informal conferences and concerts with highly regarded musicians and the new generations of Portuguese guitar players: “Guitarras em Tertúlia”  (“Gathering of Guitars”).

During the Portuguese Guitar Festival some workshops will also take place: “Guitarra Portuguesa eu aprendo”  (“I learn Portuguese guitar”) aimed at guitarists and musicians in general.


 

Stonebones & Bad Spaghetti



Migrações e paisagem


Entrada livre

A inauguração será acompanhada pelas sonoridades do Sitar Indiano de Henrique Areias e da Guitarra de João Paulo Oliveira.






Título:  “Migrações e Paisagem” 
Autor:  Exposição colectiva -  Mapa
Inauguração:  27 de Maio às  21h30
Patente ao público:  27 de Maio a 19 de Junho de 2010.
Horário: 2ª a 6ª das 10h – 12.30h e das 14h – 18h, Sábados das 14h às 18h
Encerra aos Domingos


 Av. D. Nuno Álvares Pereira, 74 A


22 de maio de 2010


O pato (conhecido em Portugal como pato-mudo) é uma ave que pertence a família Anseridae na qual estão inseridas as sub-famílias Dendrocygninae, Anatinae, Merginae ou Oxyurinae originária da América do Sul.


Livros /Books/Libros


O Pato Selvagem (Vildanden, no original em norueguês) é uma peça de teatro do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, escrita em 1884.

The Wild Duck (original Norwegian title: Vildanden) is an 1884 play by the Norwegian playwright Henrik Ibsen.

Banda Filarmonicas / Sinfónicas de Portugal

Homens da Luta "E o povo, Pá?"

Red bull dá te asas

Bandas Filarmonicas / Sinfónicas de Portugal



Banda Sinfónica PSP
Banda da Covilhã
Banda de Lavre
Banda Marcial Fermentelos
Banda Filarmónica Verridense
Filarmónica União Ribeirense
Filarmónica de Mões
Banda do Paúl
Banda "Os Amarelos" - Moura
Banda BV Esposende
Banda da Sertã
Banda de Pero Pinheiro
Filarmónica Recreativa Carvalhense
Banda da Arrifana
Banda da S. A. F. M. Carlista
Banda de Gouveia
Banda de Monção
Banda de Unhais da Serra
Banda Filarmónica de Pinhel
Banda de Murça
Banda Filarmónica Corvalense
Banda de Gondomar
Banda Filarmónica Pampilhosense
Filarmónica Varzeense
Banda da Lourinhã
Soc. Filarm. 1º Dezembro - Montijo
Banda Municipal do Barreiro
Filarmónica Sever do Vouga

19 de maio de 2010

El arte de vivir el Flamenco con Paco de Lucia

 







































La Orquesta Filarmónica de Berlín, una de las más prestigiosas del mundo, ha elegido el Teatro Real de Madrid para celebrar su tradicional Concierto de Europa, que estará dirigido por su maestro titular, sir Simon Rattle, y contará con la presencia del guitarrista gaditano Paco de Lucía como solista invitado. 

El concierto tendrá lugar el 1 de mayo de 2011 y se retransmitirá en directo por televisión. La formación alemana interpretará un programa que abrirá con «Rapsodia para orquesta», del compositor francés Emmanuel Chabrier; para dar paso al «Concierto de Aranjuez», de Joaquín Rodrigo; y cerrar con la «Sinfonía N2 en Mi menor», de Sergei Rachmaninov. 

Las entradas estarán a la venta a partir del 1 de diciembre en la página web del teatro (www. teatro-real. com), en el número de venta telefónica 902 24 48 48 y en las taquillas del coliseo madrileño, según informa el Teatro Real en un comunicado. 
Por otra parte, el maestro de Algeciras fue investido hace unos días como doctor honoris causa por el prestigioso Berklee College of Music de Boston, en Estados Unidos. 
A este privilegio sólo han accedido algunos músicos de la talla de Duke Ellington, Aretha Franklin, David Bowie o Sting.

En la ceremonia, Paco de Lucía fue investido junto a otros cuatro grandes músicos: los legendarios creadores del «sonido Filadelfia», Kenneth Gamble y Leon Huff, autores de 70 números 1; la cantante Angelique Kidjo, conocida como la primera diva de África, y el pianista de jazz Kenny Barron.

El guitarrista reconoció que «una universidad como la de Berklee reconozca así el flamenco es una maravilla», ya que él lleva muchos años «luchando para que cosas así ocurran».

18 de maio de 2010

Canto español discontinuo Campeon FECC 2009

Xangai 2010: António Chainho prolonga cartaz musical








Música Tradicional Portuguesa


O guitarrista e compositor António Chainho vai actuar na Expo 2010 no dia 07 de Junho, prolongando o cartaz musical português, disse à agência Lusa um responsável da participação portuguesa no certame.
António Chainho actuará um dia depois de Mariza e do grupo Amália Hoje, cujos espectáculos coincidem com o Dia de Portugal na Expo 2010.
O Dia de Portugal (06 de Junho) inclui ainda uma «Arruada Minhota», com um rancho folclórico e um grupo de Zés Pereiras de Viana do Castelo, cidade que é considerada o palco da mais importante festa etnográfica portuguesa (a Romaria da Senhora da Agonia)
A Expo 2010, dedicada ao tema “Better City, Better Life” (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), decorre de 01 de maio a 31 de Outubro numa área de 528 hectares (dez vezes a Expo 98, em Lisboa).
É a maior exposição universal de sempre, com cerca de 240 países e organizações internacionais.
in Diário Digital

Ennio Morricone e Bjork distinguidos com Nobel da Música

 

























O compositor italiano Ennio Morricone e a cantora islandesa Bjork foram distinguidos com o Prémio Polar, considerado o Nobel na área da música, foi hoje anunciado em Estocolmo.
Ennio Morricone e Bjork receberão o prémio, no valor um milhão de coroas (cerca de 100 mil euros) cada, numa gala agendada para 30 de Agosto em Estocolmo, com a presença do rei Gustavo da Suécia.
Para o júri do prémio, a obra do compositor italiano, de 81 anos, «transporta a nossa existência para outra dimensão e faz com que o mundano pareça uma cena dramática em Cinemascope».
Com a música que compôs para cinema, para filmes como Por um punhado de dólares (1964), Aconteceu no Oeste (1968) e Era uma vez na América (1984), todos de Sergio Leone, ou Cinema Paraíso (1988), de Giuseppe Tornatore, Ennio Morricone «construiu uma novo género musical que marcou a composição para cinema ao longo de meio século».
Sobre a cantora islandesa Bjork Guðmundsdóttir, de 44 anos, o júri do Prémio Polar elogiou a composição «profundamente pessoal», um trabalho que «deixou uma marca indelével na música pop e na cultura moderna».
«Mais nenhum artista se move de uma forma tão livre entre a pop e a avant-garde», reforçou o júri sobre a cantora islandesa, que nos anos 1980 integrou os Sugarcubes antes de se dedicar a solo, a partir de 1993 quando saiu Debut.
O prémio Polar, atribuído pela Academia Real de Música da Suécia, foi criado em 1989 por Stig Andersson, editor, compositor e representante do grupo Abba.
Diário Digital / Lusa

15 de maio de 2010

Festival Sementes 2010

 
 
Almada, concelho que mantém a sede desta Mostra, Alcochete, Barreiro, Moita, Montemor-o-Novo, Odivelas, Palmela, Santarém, Seixal e Sesimbra serão este ano o palco da 15ª edição desta iniciativa onde mais de duas dezenas de companhias se comprometem a engrandecer esta festa dedicada à infância e a toda a família.
De destacar a presença a nível internacional de colectivos artísticos de 6 países: Argentina, Espanha, Dinamarca, França, Itália e Perú.
De 8 de Maio a 6 de Junho, a Mostra contará com Teatro, Música, Circo, Dança, Marionetas, Cinema de Animação, Oficinas de diversas Expressões Artísticas e ainda Jogos Tradicionais
.

Brigitte Zaczek














 


Born in Vienna, I began my studies of the classical guitar at the age of ten with my aunt Luise Walker.
Master classes with Andrés Segovia and Alirio Diaz in Spain, Italy and Venezuela contributed significantly to my education.
In addition to teaching, which I love, my main interest has been the repertoire and playing techniques of historical plucked instruments for several years .
After an intensive study of the lute music of the 17th and 18th centuries (especially the Baroque lute and archlute), I have mainly worked on the guitar repertory of the 19th century during the last years - with its stylistic questions and the technical challenge of playing original instruments of the first half of the 19th century.
The original instruments in my collection from Vienna, Cremona, Naples, Paris, London and Spain were built by masters such as Staufer, Riess, Enzensperger, Fabricatore, Rhoudloff, Lacote, Panormo, Lorca and M. Ramirez.

"Pássaro em Terra" de René Bertholo

 


A obra de René Bertholo é reconhecida entre as mais originais e complexas da sua geração.
Não apenas pela diversidade de expressões a que recorreu, até à concepção de objectos mecânicos e à composição de música electrónica, mas também pelo contraste entre uma aparente simplicidade quase “naïf“ e a profundidade da sua concepção do mundo e da sua época.
Ruínas de Milreu

Caçadores sensibilizam para necessidade de «não sujar»

Milhares de caçadores vão participar no domingo em acções de limpeza da natureza, numa campanha que pretende sensibilizar a população para a necessidade de proteger o Ambiente não deixando lixo nos campos ou nas florestas.
A iniciativa, que começou em maio de 2004 no Algarve e há três anos passou a abranger todo o país, é chamada de Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente e deverá juntar cerca de 30 mil pessoas.
O presidente da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses (CNCP), Vítor Palmilha, avançou hoje à agência Lusa que a campanha, que tem o apoio de várias autarquias, deverá contar com a participação de quatro a cinco mil caçadores só no Algarve.
Diário Digital / Lusa

 

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay