31 de outubro de 2011

A floresta é de todos

 
 

Outubro foi o mês com o maior número de incêndios este ano, tendo a Protecção Civil registado mais de sete mil ocorrências de fogo e o Governo reforçado o dispositivo de combate devido às condições climáticas.
As altas temperaturas e o elevado risco de incêndio levaram o Ministério da Administração Interna (MAI) a reforçar, por duas vezes, em Outubro o dispositivo de combate a incêndios florestais, um aumento de meios que hoje termina. Para este reforço, o Governo teve que despender mais de 1,2 milhões de euros.
Segundo o MAI, na primeira quinzena de Outubro, o reforço de 360 bombeiros nos 14 distritos com "maior perigosidade florestal" foi de 180 mil euros, enquanto os 1.022 bombeiros e o aluguer de oito helicópteros para os restantes 15 dias do mês teve um custo de 1,2 milhões de euros.
Os dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) indicam que ao longo deste mês se registaram cerca de 7.600 ocorrências de fogo, incêndios que deflagraram sobretudo até ao dia 23, numa média de cerca de 300 fogos por dia. 
Os incêndios de Outubro, mês com maior número de ocorrências dos últimos 12 anos, também foram superiores aos registados em Julho, Agosto e Setembro, meses do período mais crítico em fogos florestais.
O último relatório da Autoridade Florestal Nacional, de 15 de Outubro, indica que a área ardida diminuiu mais de metade este ano em relação a 2010, enquanto as ocorrências de fogo aumentaram sete por cento.
O relatório provisório de incêndios florestais da AFN indica que entre 1 de Janeiro e 15 de Outubro arderam 57.638 hectares de florestas, menos 73.318 hectares do que no mesmo período do ano passado, quando a área ardida se situava nos 130.956.
Já as ocorrências de fogo aumentaram este ano, tendo-se registado 22.392, mais 1.478 do que no mesmo período do ano passado, quando se verificaram 20.914 ocorrências de incêndio. 

Para estes números contribuíram os incêndios da primeira quinzena de Outubro, que apresenta "valores muito superiores à média" dos últimos dez anos.

canari Flawta Maroc


 canarie flawta ,zine-eddine
هذا تغريد طائر الكناري الفلاوط

Spanish timbrado fancier from Spain

Sounds from web

Apareça em Peniche e visite ....





El arte de vivir de Paco de Lucia

MALINOIS WATERSLAGER FROM ITALY

29 de outubro de 2011

Katica Illényi

Malinois Waterlager canary from Italy

When The Saints Go Marching In

No Algarve podes ver se quiseres...


Old Crow Medicine Show






 

Kreuzschnabelspezialschau in Stumm 2011


Criar também é preservar.

Almeria 2012 world bird cage


El arte de vivir el arte de Flamenco de Pilar Bogado

some sense,no sense,sense

Malinois Waterlager canary from Spain


CANÁRIO DE CANTO MALINOIS-WATERSLAGER

Crow Indian

Wish You Were Here

Sem nada para fazer ...é só aparecer ...


Georges Brassens


Georges Brassens

Canari de chant Marocain

Guitarra Portuguesa

Hoje na Moita


28 de outubro de 2011

Waterlager Malinois canary from Russia

Spanish timbrado fancier from Germany

Beija Flor 2011 - Samba Campeão

Timbalada - Beija Flor

Spanish timbrado from Portugal


newhot5

 
newhot5
The New Hot 5, American-based jazz band plays for a herd of cows in Autrans, France. The unedited footage is now uploaded on our channel in two parts. If you want to hear more,

vai decorrer em Penamacor....

Aparece em Braga vais gostar, sai da rotina....


Sounds from web

35ª Exposição do Clube de Ornitologia Almadense

 
Convite


Caros amigos do Timbrado espanhol,

A Secção do TimbradoEspanhol do clube do C.O.A vem por este meio convidar todos os sócios do Clube de Ornitologia Almadense a participarem no 1º concurso de canto do Clube.

O Clube deOrnitologia Almadense abre uma excepção por ser o 1º concurso de canto efectuado no mesmo , aceitando anilhas COM .




Programa


Data 12 de Novembro de 2011

9:00 AM – Entrega dos canários Timbrado Espanhol, inscrição e pagamento .
9:30 AM-  Julgamento dos canários pelos juízes

Os juízes que vêm à nossa exposição são os senhores:

- Angel Luis Rodrigues Moreno Juiz OMJ

- Gines Marin de  la Rosa- Presidente do Clube de Nau de Santa Maria e juiz OMJ 

- 12 /13 horas – Almoço convívio com criadores, juízes e a direcção do clube Ornitologia Almadense

Observações

Mínimo de pássaros a concurso 3 canários timbrado espanhol por criador, o máximo de canários por criador 25 lotes .

Os primeiros pássaros que vão a concurso são de 2011

Os pássaros de 2010 serão os últimos a serem julgados.

- Os sócios do C.O.A e não sócios podem trazer os canários de canto do ano anterior, isto é com anilhas de 2010, no entanto estes não recebem prémios apenas ficha de julgamento.

- Pede-se aos sócios e não sócios para não comentarem sobre os canários dos criadores durante o julgamento, respeitarem  a organização do evento e os juízes convidados para haver um bom convívio entre todos.

- Os não sócios podem levantar as seus canários de canto no mesmo dia do julgamento.
- Os sócios não  podem levantar os seus canários  apenas no dia 13 por motivos da mostra que vai ser efectuada na 35ª Exposição do C.O.A

 Preço por canário de canto para sócio 1€ 50 centimos.
  • Preço por individual -4 euros e 50 cêntimos.
  • Preço por Equipa - 6 euros - para sócios.

Preço por canário de canto para não sócio - 2 euros

Preço por individual - 6 euros
Preço por Equipa - 8 euros

Cumprimentos da

Mostra Espanha 2011

27 de outubro de 2011

Amazónia está muito próxima de não conseguir sobreviver

A Amazónia está muito próxima de um ponto de não retorno para a sua sobrevivência, devido a uma combinação de factores que incluem aquecimento global, abate de árvores e queimadas que minam o seu sistema hidrogeológico.
A advertência foi feita por Thomas Lovejoy, actualmente professor da George Mason University, no Estado de Virgínia, EUA, no primeiro dia do simpósio internacional FAPESP Week, em Washington.
O biólogo Lovejoy, um dos mais importantes especialistas mundiais sobre a Amazónia, começou a trabalhar na floresta brasileira em 1965, «apenas três anos depois da fundação da FAPESP», lembrou.
Apesar de muita coisa positiva ter acontecido nestes 47 anos («quando pisei pela primeira vez em Belém, só havia uma floresta nacional e uma área indígena demarcada e quase nenhum cientista brasileiro se interessava em estudar a Amazónia; hoje essa situação está totalmente invertida»), também apareceram no período diversos factores de preocupação.
Lovejoy acredita que restam cinco anos para inverter as tendências a tempo de evitar problemas de maior gravidade. O aquecimento da temperatura média do planeta já está na casa de 0,8 graus centígrados. Ele acredita que o limite aceitável é de 2 graus centígrados e que isto pode ser alcançado até 2016 se nada for feito para efectivamente reduzi-lo.
O objectivo fixado nas mais recentes reuniões sobre o clima em Cancun e Copenhaga de limitar o aumento médio da temperatura média global em 2 graus centígrados pode ser insuficiente, na opinião de Lovejoy, devido a essa conjugação de elementos.
De forma similar, Lovejoy crê que 20% do abate em relação ao tamanho original da Amazónia é o máximo que esta consegue suportar e o actual índice já é de 17% (em 1965, a taxa era de 3%).
A boa notícia, diz o biólogo, é que há bastante terra abandonada, sem nenhuma perspectiva de utilização económica na Amazónia e que pode ser de alguma forma reflorestada, o que poderia proporcionar uma certa margem de segurança.
Diário Digital

 

moonlight sonata 3rd movement

Este fin de semana en Murcia

XIV Concurso ornitológico Regional de Castilla y León 2011


II festival de Órgão da Madeira

Sudeste Asiático ameaçado pelas alterações climáticas


A intensa urbanização, o pouco planeamento na organização das cidades e a redução da vegetação põem em risco os países do Sudeste Asiático e do Pacífico, que sofrem com os efeitos das alterações climáticas, indica uma análise divulgada esta quarta-feira pela imprensa.
Inundações como as da Tailândia, o paulatino afundamento da capital das Filipinas e o desaparecimento de inúmeras ilhas do Pacífico pelo aumento do nível do mar são algumas consequências das mudanças climáticas, aponta o estudo da empresa de consultoria Maplecroft.
«O crescimento da população combinado com governos pouco eficientes, corrupção, pobreza e outros factores sócio económicos aumentam o risco para a população e os negócios», afirma o comunicado.
O estudo analisa e mostra num mapa os países mais vulneráveis às mudanças climáticas, as cidades mais ameaçadas, as zonas económicas e os perigos para a população mundial.
«O impacto e as consequências de um desastre ambiental grave não só afectam a população e economia locais, mas podem ser de importância mundial, especialmente porque o peso destas economias está a aumentar», explica o analista ambiental da empresa, Charlie Beldon.
A Tailândia, que ocupa o 37º lugar da lista entre os países com maior risco, sofre actualmente as piores inundações dos últimos 50 anos que ameaçam inundar Banguecoque, já causaram 366 mortes e afectam 9 milhões de pessoas. 
in Diário Digital

26 de outubro de 2011

Paloma San Basilio

Rihanna

O Homem e as aves/ Men and birds/ Lo Hombre y los pajaros / L´Homme et les oiseaux

Este fin de en Valencia -Vall d´Uixò

Se ha cerrado la inscripción del IX FOCVA 2011 - XXXV Concurso dela Vall d'Uixò con un total de 3.114 pájaros inscritos

John Keats

O Homem e as aves/ Men and birds/ Lo Hombre y los pajaros / L´Homme et les oiseaux

ruiseñor/rossignol-rouxinol-nightingale

Waterslager Malinois Canary from Italia

Sounds from web

Spanish timbrado fancier from USA

Este fim de semana aparece em Oliveira do Bairro



some sense,sense,no sense

Stonebones and Bad Spaghett

Emiliano R. Fernández


25 de outubro de 2011

Sounds from web


Felix Mendelssohn

ruiseñor/rossignol-rouxinol-nightingale

Franz Schubert

ruiseñor/rossignol-rouxinol-nightingale

Fado

Waterslager Malinois Canary from Serbia

MALINOIS WATERSLAGER FROM ALBANIA


Gerta Heta

70% de turistas que visita el Perú se siente satisfecho

 

Este galardón a la ciudadela inca se le entregó por segundo año consecutivo, informó la Comisión de Promoción para la Exportación y el Turismo (Promperú).

Lima. La ciudadela inca de Machu Picchu, ubicada en Cusco, recibió el reconocimiento de The World Travel Awards como Mejor Destino Ecológico de Sudamérica 2011, galardón que se le entregó por segundo año consecutivo, informó Promperú.

En la misma categoría fueron también nominados Abrolhos (Bahía, Brasil), Caracas (Venezuela), Georgetown (Guyana), Pantanal de Mato Grosso (Brasil) y la Patagonia (Argentina), entre otros.

Promperú fue también premiada por The World Travel Awards como la mejor Comisión de Promoción Turística de Sudamérica 2011.

La directora de Promoción del Turismo de Promperú, María del Carmen de Reparaz, señaló que el premio es el reconocimiento a la dedicación, fuerza, creatividad y esfuerzo del equipo de esa institución.
 
“Estamos muy satisfechos por el reconocimiento internacional que está recibiendo nuestro país”, dijo.

Thousands of dead Ontario birds to be removed


















Thousands of dead birds that washed ashore along a stretch of Georgian Bay were to be picked up starting Monday, said a spokesman for Ontario's Ministry of Natural Resources.
"We will have a crew going out to clean up the provincial park beaches in this area," said John Cooper, a ministry spokesman based in Peterborough, Ont.
Initial estimates pegged the number of dead waterfowl as high as 6,000, but Cooper said ministry staff were going to do an updated assessment on Monday.
Tests were being done to determine the cause of the deaths, but previous such die-offs often were caused by the waterfowl eating botulism-laced fish, Cooper said.
"It's not uncommon to have these kind of die-offs of fish and birds on the Great Lakes at this time of year, but in this location and this number is unusual."
Bottom-feeding fish ingest toxins that cause botulism and the birds feast on the dead or dying fish. Fish react to the toxin by becoming erratic, making them an easier prey target for a loon or duck that's looking for something to eat, Cooper said.

Cleanup to focus on provincial park

The die-offs along a roughly three kilometre stretch on Georgian Bay is the largest Ontario officials have seen in many years.
About a decade ago some 25,000 birds died on Lake Erie from eating botulism-laced fish.
The government cleanup will centre on a large provincial park on the shores of southeast Georgian Bay, but private landowners in the area near Wasaga Beach will be left to their own devices, Cooper said.
"They can leave the carcasses there and let nature take its course, they can bury the carcasses on the property or they bag them up and put them out with ... the garbage," he said Sunday in a phone interview.

It was unclear if more birds would wash ashore, but Cooper said it was possible the problem would persist for several weeks.
Type E botulism toxin is produced by a bacterium that lives in lake bottom sediment, and under certain conditions it begins producing the toxin, which then enters the aquatic food chain, according to the ministry. Birds who eat affected fish can die.
Botulism toxins are easily destroyed by heat, meaning fish and birds that people catch pose no risk provided they're properly cooked, Cooper said.
However residents in the area are being warned to keep a tight rein on their pets and prevent them from getting near the dead birds and fish on the beaches.

24 de outubro de 2011

Ir a Braga e não ver ......

The King's Singers

Spanish timbrado fancier from Greece

1º Serão de cante alentejano em Almada


Canário Malinois Waterlager de Portugal

Visite este fim de semana o Algarve - visite Olhão

One day show este fim de semana na Moita


I Campeonato ornitológico da Costa Azul

Sounds from web

23 de outubro de 2011

José Olivera - La mujer de la fuente Guitarra: César Amaro

Canário Malinois Waterlager de Italia

CANÁRIO TIMBRADO ESPANHOL

Cláudia Aurora


A fadista portuguesa Cláudia Aurora vai lançar o álbum de estreia «Silêncio» este mês no Reino Unido, onde chegou há 10 anos para trabalhar nos campos, e foi fora de Portugal que descobriu o gosto por cantar fado.
Foi em 2001 que, com um grupo de amigos, que se aventurou na apanha de narcisos em Inglaterra e na Escócia para ganhar «dinheiro para fazer um curso de canto» no Porto, de onde é natural.
Diário Digital / Lusa

Stop with Almaraz forever/ Paren con Almaraz para siempre












A central nuclear de Almaraz II, que fica a 100 quilómetros de Portugal, em Cáceres, comunicou ao conselho de segurança nuclear espanhol que parou a produção de um reactor devido à presença de «altas temperaturas» numa das bombas de refrigeração.

Segundo a agência espanhola EFE, esta decisão surge como medida preventiva, «e antes que se alcance um valor que pare automaticamente o reactor», os responsáveis da central decidiram parar programadamente a produção de electricidade.

Segundo um comunicado da central nuclear de Almaraz, «os sistemas de segurança actuaram correctamente e a central encontra-se parada».



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay