31 de outubro de 2015

canario timbrado español

Cristóbal de Morales


Cristóbal de Morales

VIDA MUSICAL DE MARGARITA DE AUSTRIA (CAPILLA FLAMENCA)



el vídeo es la de la Archiduquesa Margarita de Austria (1480-1530), era hermana de Felipe el Hermoso, y se casó con Juan de Aragón, hijo de los Reyes Católicos y heredero de los tronos de Castilla y Aragón. pero que tristemente murió a los seis meses de su matrimonio con la Archiduquesa. Viuda también de su segundo marido, Filiberto II de Saboya, la Archiduquesa Margarita de Austria, fue tutora de su sobrino Carlos (futuro Carlos I de España y V de Alemania) desde que éste tenía 6 años de edad, y también de sus hermanas, Leonor, Isabel y María, con motivo del fallecimiento de Felipe el Hermoso y la locura de la Reina Juana. Fue gobernadora de los Paises Bajos y una excelente y hábil política. De no fallecer su esposo Juan de Aragón, estaba destinada a regir con él los destinos de España. Pero fué su sobrino Carlos, al que ella cuido y educó, quien gobernó el imperio heredado de sus abuelos los Reyes Católicos y el Emperador Maximiliano.

POLIFONÍA FLAMENCA

Timbrado Español ST16 Εκπαίδευση 2015

el arte de vivir el flamenco de La Yerbabuena






La Yerbabuena


Concurs National al Canarilor de cantec Slavujari i - editia a VII-a - 24 octombrie 2015

Guitarristas Lendários






O músico e compositor Pedro Caldeira Cabral apresenta no sábado, em Lisboa, um concerto em que evoca guitarristas «cuja importância artística foi esquecida» e homenageia Carlos Paredes, nos 90 anos do seu nascimento.

O concerto, intitulado «Guitarristas Lendários -- homenagem a Carlos Paredes», realiza-se no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, às 19:00, e surge na sequência do Prémio Carlos Paredes, que o músico recebeu no ano passado.

«Vou evocar um conjunto de guitarristas cuja importância artística foi esquecida, apesar de terem sido nas suas épocas figuras de relevo, e procuro também homenagear o grande Carlos Paredes, na passagem dos 90 anos sobre o seu nascimento», disse à Lusa Pedro Caldeira Cabral.

O músico defendeu que é tempo de reatar a guitarra portuguesa como instrumento solista, e não simplesmente como instrumento que acompanha o fado.

"Nós temos uma tradição da guitarra como instrumento solista que remonta ao século XVIII", disse Caldeira Cabral, que citou o guitarrista "Manuel José Vidigal, que anunciava os seus recitais na Gazeta de Lisboa, em 1778, 1787 e noutras datas".

"Desse período há crónicas de visitantes estrangeiros que ficavam impressionados com o virtuosismo de Vidigal", acrescentou o músico.

O recital no S. Luiz visa "valorizar essa vertente solista [da guitarra portuguesa], que atinge o seu auge no século XX com músicos como Artur Paredes, Carlos Paredes e eu próprio, e revitalizou, digamos assim, a tradição solística e tornou o instrumento, um instrumento de concerto, coisa que [antes], praticamente não existia".

Segundo Caldeira Cabral, "depois da morte dos grandes concertistas do século XIX, como João Maria dos Anjos, Renato Varela, Júlio Silva, o próprio Armandinho, de uma certa maneira, que se apresentaram em salas de concerto", a guitarra portuguesa ficou "confinada" a instrumento de fado.

A primeira peça do recital de Pedro Caldeira Cabral, "Fofa da Rozinha", é atribuída a António Vieira dos Santos (1784-1854) e, ao longo do programa, o músico pretende demonstrar a dinâmica da guitarra portuguesa com peças de João Paullo Pereira, José Maria dos Cavalinhos, Luís Carlos da Silva Petroline, que atuou para a corte do Czar das Rússias, Anthero da Veiga, da família Paredes -- Gonçalo, Manuel, Artur e Carlos -, de Armando Freire, conhecido como Armandinho, e termina em composições de sua autoria.

Referindo-se à escolha de uma peça de Anthero da Veiga, o guitarrista afirmou que este compositor "foi importantíssimo para se perceber a evolução da guitarra na transição do estilo de Lisboa para o estilo de Coimbra".

Do diplomata e notário Anthero da Veiga (1866-1960), que gravou em 1929 e 1930 na Catalunha, e atou em vários palcos de Espanha, Pedro Caldeira Cabral vai tocar "Bailados do Minho" que apontou como uma "peça emblemática do estilo da guitarra de Coimbra", tendo sido gravada em 1928 por Artur Paredes, pai de Carlos Paredes (1925-2004).

Anthero Veiga marca também um corte entre a tradição escrita de música e a tradição oral, que irá imperar no século XX.

"O próprio Carlos Paredes é um homem da tradição oral, que não tem formação [académica] musical, não domina a leitura de partituras e não tem deste modo a possibilidade de abordar um repertório mais vasto, além do da própria tradição oral", referiu.

Pedro Caldeira Cabral, que é acompanhado por Joaquim António Silva, em violão, e Duncan Fox, no contrabaixo, encerra o recital com três peças de sua autoria, "Fantasia verdes anos", "Balada da oliveira" e "Baile dos carêtos".

O instrumentista, compositor e musicólogo Pedro Caldeira Cabral conta 65 anos e começou a tocar aos 17, tendo acompanhado vários fadistas, como Amália Rodrigues, pontualmente, e João Braga, entre outros, e destacou-se como concertista e líder do grupo de música antiga La Batalla.

Diário Digital com Lusa


24 de outubro de 2015

Timbrado Español ST 16 - FPO Greece

Adega Velha - Mourão - Dá-me uma gotinha d' água

Film Studio "Aves"

Feira de Castro Verde

Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense

El arte de vivir el flamenco

malinois waterslager canary bird

Timbrado Español ST 16 - FPO Greece

22 de outubro de 2015

10º campeonato ornitológico internacional com do atlântico


Pior nuvem de fumo da década» envolve o sul da Tailândia


Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.
Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.
A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afecta mais fortemente a Malásia e Singapura.
Diário Digital / Lusa

Poluição contribui para 7 milhões de mortes por ano


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que é preciso com urgência reduzir as emissões dos gases ozono, metano e carbónico e do dióxido de carbono, porque todos contribuem para o aquecimento global e causam mais de 7 milhões de mortes prematuras por ano devido a problemas de saúde ligados à poluição do ar.

Um relatório hoje divulgado pela agência destaca que mas intervenções dos governos podem inverter o quadro, melhorar a segurança alimentar e até aumentar a actividade física da população.
AOMS está a recomendar, pela primeira vez, ações aos Ministérios de Saúde e Ambiente e a governos nacionais e locais, que levem à redução das emissões daqueles gases.
A agência da ONU calcula que aquelas medidas podem prevenir 3,5 milhões de mortes prematuras por ano até 2030 e salvar até 5 milhões de vidas até 2050.
A OMS confirma que já estão disponíveis 20 ações de baixo custo para mitigar os efeitos dos poluentes atmosféricos, medidas que incluem reduzir as emissões de gases dos veículos, utilizar combustíveis renováveis, diminuir o desperdício de alimentos e prevenir as mudanças climáticas.
Outras intervenções são mais complexas, porém necessárias. Uma é reduzir as emissões de gases dos veículos, o que pode ser feito com a implementação de padrões mais altos de eficiência para diminuir a liberação do gás carbónico e outros poluentes.
Com isso, a qualidade do ar também melhora e, assim, diminuem os casos de doenças respiratórias. Outra medida é investir em alternativas aos carros, ou seja, em transportes públicos e criar vias seguras para pedestres e ciclistas. Nos dois últimos casos, o cidadão tem até a possibilidade de praticar uma atividade física.
A OMS lembra também a existência de 2,8 mil milhões de pessoas com baixa rendimentos que dependem de carvão e de outros combustíveis sólidos para cozinhar e se aquecerem, aumentando as possibilidades de doenças respiratórias. Nestes casos, é preciso fornecer alternativas, como combustíveis mais limpos e fogões mais eficientes.
Para as populações de rendimento alta e médio, a OMS aconselha o aumento do consumo de vegetais, para reduzir os riscos de doenças do coração e de cancro, e diminuir as emissões do gás metano, associado a alimentos de base animal.
A OMS lembra que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm uma meta específica sobre saúde global: até 2030, os países devem reduzir o número de mortes e de doenças causadas por químicos e poluentes do ar, do solo e da água.


17 de outubro de 2015

Flamenco Por Alegrias

la guitarra flamenca


El aprendizaje tradicional de la guitarra flamenca está más cerca que nunca del alcance de todos los interesados en la materia gracias a la web onlineflamenco.net.
  Los guitarristas Paco Serrano, Javier Conde y Tino van der Sman y el cantaor David Pino son los profesores de esta plataforma que ofrece cursos interactivos que tratan todos los elementos de la guitarra flamenca para todos los niveles. 

El alumno puede estudiar de forma autónoma mediante el material que proporciona la web, entre el que se incluyen vídeos, tablaturas, variaciones lentas y compás en pantalla, entre otros instrumentos necesarios para el aprendizaje de esta materia.

Esta iniciativa surgió a idea de Paco Serrano y Detmar Breuker en 2012.
Desde entonces se han dedicado a buscar financiación y desarrollar este ambicioso proyecto. En él, Serrano se encargará de la guitarra solista y analizará los elementos de los palos flamencos para alumnos de un nivel intermedio a avanzado. 
En Técnica de nivel avanzado, Javier Conde explicará el aspecto más técnico del instrumento y tocará y comentará los ejercicios de su rutina diaria. Los principiantes conocerán los fundamentos de la guitarra flamenca a través de Tino

in http://www.elartedevivirelflamenco.com/archivosnoticiaM%206.html

Songs Of The Birds - Karl Reich's Aviary

Castañuelas

11 de outubro de 2015

sounds from web

Cante alentejano: Primeiro grupo coral criado há 88 anos por mineiros de Aljustrel

GRUPO CORAL DE MONTEMOR-O-NOVO

Michel Giacometti - A Viola Campaniça e o despique no Baixo Alentejo - 1971



Michel Giacometti

7 sois 7 luas









Malinois Waterslager canary bird

64º Championnat Mondial de oiseaux d´Élevage













Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay