15 de fevereiro de 2008

Coimbra: X Semana Cultural da Universidade arranca dia 1


Concebido para abrir a universidade à comunidade e divulgar a sua permanente e mal conhecida produção cultural, este projecto compreende, desta vez, espectáculos de música, dança e teatro, com uma componente de formação através de workshops.
Estão previstas workshops e espectáculos com criações de dança da responsabilidade da coreógrafa Madalena Victorino e Companhia Instável, de teatro pelo O Bando e de música pela fanfarra francesa Musiques en Mouvement, composta por executantes de trompete, percussão, tuba e oboé languedócio.
De uma exposição bibliográfica sobre o «escritor maldito e libertino» Luiz Pacheco, que a Biblioteca Geral da Universidade tinha previsto como participação neste evento, passou-se para um modelo mais abrangente após a morte do escritor.
Alguns textos de Luiz Pacheco vão ser encenados e recriados em vários espaços da universidade e na rua, e haverá um colóquio com estudiosos da sua obra, entre os quais Alberto Pimenta, Francisco Pinto do Amaral, o seu editor da & etc, Victor Silva Tavares, e o seu filho Paulo Pacheco.
A exposição bibliográfica reunirá alguns textos originais de Luiz Pacheco, e ainda a sua obra «O Libertino Passeia por Braga, a Idólatra, o Seu Esplendor», escrito em 1961, e que se insere na corrente que o próprio designou por «neo-abjeccionista».
O colóquio, previsto para 8 de Março na Biblioteca Geral da Universidade, compreenderá um longo intervalo para assistir a um espectáculo de teatro e dança, «Lembranças», concebido a partir de excertos de textos de Luiz Pacheco. Haverá também a recriação dessas prosas de Pacheco em espaços públicos e em salas da Faculdade de Letras.
Os espectáculos e os workshops, dos quais também resultarão, no final, espectáculos com estudantes e cidadãos conimbricenses, são desenvolvidos segundo o tema genérico da «imaginação» - a imaginação como abrigo e a universidade como abrigo de universos artísticos.
A cargo da coreógrafa Madalena Victorino serão apresentados os espectáculos «Lembranças» e «Caruma», este último em parceria com a Companhia Instável. Musiques en Mouvement apresentará Auprés de ma Blonde e a companhia O Bando «Os Vivos», a partir de um texto de Jacinto Lucas Pires.
Cada unidade da Universidade, os organismos e secções culturais da Associação Académica, ou grupos de estudantes, apresentam os seus contributos, através de exposições, colóquios, cursos, criações artísticas ou visitas orientadas subordinadas a um tema ou a espaços museológicos.
Com alguma autonomia no seio do programa é apresentada a Festa dos Sons, Saberes e Sabores, com iniciativas promovidas pelos estudantes da CPLP na Universidade, através de exposições, gastronomia, música, dança e workshops.
Cristina Robalo Cordeiro, vice-Reitora da Universidade, que hoje participou na conferência de imprensa de divulgação do programa cultural, salientou que este pretende mostrar a vitalidade da produção silenciosa, mas permanente, da instituição.
Diário Digital / Lusa
15-02-2008 7:12:00

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay