22 de fevereiro de 2008




Três concertos dos Ena Pá 2000, Irmãos Catita e Corações de Atum, projectos de Manuel João Vieira, em Lisboa, inauguram sexta-feira Central Musical em Portugal, um portal na internet de transmissão em directo de espectáculos realizados em Portugal.
Este portal http://www.centramusical.com.pt foi criado há dois anos em Espanha e desde então já transmitiu e disponibilizou online mais de mil concertos de artistas espanhóis.
O som e a imagem das actuações de sexta-feira no cabaret Maxime serão transmitidas naquele portal, ficarão em arquivo e disponíveis para os internautas de todo o mundo.
Susana Daniel, responsável em Portugal pela Central Musical, explicou à agência Lusa que o Cabaret Maxime é o primeiro parceiro desta iniciativa, mas a ideia é estender-se a várias salas de espectáculos portuguesas e promotoras de festivais.
Além do Maxime, a Central Musical tem garantido acordo com o Musicbox, em Lisboa, e com a promotora Música no Coração para a transmissão de festivais, nomeadamente o Sudoeste.
O objectivo, referiu Susana Daniel, é iniciar o projecto com dez parceiros para a divulgação de concertos online, independentemente do género musical.
Só serão transmitidos concertos depois de firmados acordos com a promotora do espectáculo, a sala onde decorrerá e ainda o próprio artista.
Segundo Susana Daniel, o portal impede que o ficheiro do concerto seja pirateado.
«O sistema de transmissão em `streaming´ não permite o descarregamento do concerto», sublinhou a responsável.
A Central Musical Interactiva é uma holding criada em parceria entre sócios espanhóis e portugueses e tem por objectivo alargar-se para lá da Península Ibérica.

Quanto aos concertos que a Central Musical tem actualmente disponíveis no portal, o pop, o rock e a electrónica são os géneros mais representados.
As visualizações serão feitas por canais temáticos, com o utilizador a poder escolher em caso de transmissão simultânea de dois ou mais concertos.
Susana Daniel não tinha disponíveis dados estatísticos sobre o número de visitantes que o portal já teve e qual o concerto mais visto e escusou-se a adiantar pespectivas de visitas em relação à entrada da Central Musical em Portugal.
Diário Digital / Lusa
21-02-2008 18:18:00