5 de março de 2008

Estreia esta quinta-feira: «O Patinho Feio e Eu»

«O Patinho Feio e Eu» conta a história mais atribulada e engraçada do Patinho Feio e do seu, mais improvável, pai «adoptivo». É verdade que Hans Christian Anderson não tinha um «Eu» no seu conto, mas isto é mais do que uma simples história.
Esta é a história do Feio e de Ratso, o seu «pai», a quem Feio trata por «mãe», mas, na verdade, ele não é uma coisa nem outra. O coitado do rato, por mero acaso, estava no local, quando o bebé Feio «saiu da casca».
Nesse momento, Ratso sentiu-se forçado a carregar com essa responsabilidade… Mas, também, que tipo de «pai» seria se recusasse ser «mãe» do seu próprio filho? Confuso? Bem, o Ratso também.
A partir daí, a vida de Ratso, que já era bastante atribulada, tornou-se um carrossel imparável. Para além de ter que fugir de um gang maldoso de ratos da cidade, estar rodeado de aves hostis e aturar um parente próximo, ventríloquo, que recebe ordens do próprio fantoche, ainda tem que educar um «filho».
A vida não é fácil, dizem, mas um rato independente, que tenha de criar um Patinho Feio pode comprovar isso.
Título: «O Patinho Feio e Eu»
Título original: «The Ugly Duckling And Me» Realização: Michael Hegner e Karsten Kiilerich Com vozes de (VO): Renato Godinho, Peter Michael, Claudia Cadima, Bruno Ferreira, Paulo Pires, Helena Isabel, Rita Pereira e Carla Chambel Género: Animação/Comédia País: Reino Unido/Dinamarca/Irlanda/Alemanha/França Ano: 2006 Duração: 90 min.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay