16 de julho de 2008

Festival Serra da Estrela internacionaliza-se




O festival de Verão da Serra da Estrela, a realizar entre quinta-feira e sábado em Valhelhas, Guarda, tem preocupações ambientais e integra, pela primeira vez, dois grupos musicais de Espanha, disse hoje à Lusa fonte da organização.
Segundo Nuno Abrantes, associado à organização do evento pelo terceiro ano consecutivo, a edição de 2008 pretende, «através da música, transmitir uma mensagem, um objectivo: consciencializar e sensibilizar os participantes para a protecção ambiental».
O festival de Verão irá centrar-se na temática do meio ambiente e, durante a sua realização, «apostará -disse - numa atmosfera de respeito ambiental e em actividades informativas e formativas sobre as questões e preocupações ambientais».
Referiu, a propósito, que os participantes vão tomar duche em «chuveiros ecológicos», que utilizam água captada directamente no rio Zêzere, e à sua chegada ao parque de campismo recebem um «kit ecológico».
«Esse kit é composto por um mini-pilhão, panfletos da sociedade ponto verde e da Quercus e três sacos para reciclar os lixos produzidos durante os três dias do festival», explicou

O evento musical decorrerá no parque de campismo de Valhelhas, junto do rio Zêzere, e incluirá uma dúzia de espectáculos, actuando quatro bandas por dia e dois DJ.
Buraka Som Sistema, Coldfinger, 6 PM, Linda Martini, The Vicious Five, The Right Ons, Fado Morse, Tora Tora Big Band e Kussondulola são alguns dos grupos do cartaz.
Também está agendada a actuação dos DJ´s Pedro Ricciardi, Pink Boy, Ana Feel, Yen Sung, Sciencia e Dezperados.
No primeiro dia do festival, quinta-feira, sobem ao palco, a partir das 21:30, os grupos 6 PM, Olga, Colfinger e Buraka Som Sistema.
Linda Martini, Dapunksportif, The Vicious Five e The Right Ons, actuam na sexta-feira e, no sábado, Fado Morse, Tora Tora Big Band, Prince Wadada e Kussondulola.
Nuno Abrantes assinalou à Lusa que a participação de duas bandas de Espanha -- The Right Ons e 6 PM -- permite «a internacionalização do cartaz» e atrair público do país vizinho.

O mesmo responsável disse que são esperados 6.500 participantes de vários pontos do país e de Espanha, tendo sido já vendidos 400 bilhetes por antecipação. «Não é uma enchente, mas pensamos que a edição deste ano será superior» às dos dois anos anteriores, adiantou aquele responsável, sublinhando que o evento «já é uma referência a nível nacional».
A iniciativa, a decorrer no parque de campismo de Valhelhas, no Parque Natural da Serra da Estrela, numa área de cerca de dois hectares, é promovida pela associação Orgânica, em colaboração com a ESPVAL - Associação Sport de Vale do Zêzere Esperança de Valhelhas, Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia local, e envolve custos de 200 mil euros.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay