13 de julho de 2008

Los Santos Inocentes, Mario Camus, 1984




Ficha técnica
Produção: Ganesh P.C. e Televisión Española Produtor: Julián Mateos Ideia Original:
Basado na novela homónima de Miguel Delibes Argumento: Antonio Larreta, Manuel Matji, Mario Camús Director de Fotografia: Hans Burmann Música: Antón García Abril Montagem: José María Biurrun Direcção Artística: Rafael Palmero Director de Produção: Andrés Santana Som: Carlos Faruolo Guarda-Roupa: León Revuelta
Ficha artística
Alfredo Landa (Paco, el Bajo) Francisco Rabal (Azarías) Maribel Marín (Miriam) Terele Pávez (Régula) Ágata Lys (Doña Purita) Agustín González (Don Pedro) Juan Diego (señorito Iván) Mari Carrillo (marquesa) José Guardiola (señorito de la Jara) Manuel Zarzo (médico) Belén Ballesteros (Nieves) Susana Sánchez (Niña hica) Juan Sánchez (Quirce)Francisco Torres (Facundo)José Salvador (obispo) José Manuel Sito (señorito Lucas) José Albiach (ministro) Rafael Serna (marquês)
Duração: 107 minutos
Género: Drama
Temas: Campinos; Caciques; Família: Natureza; Caça; Vingança
Prémios: Cannes (França) 1984
: Melhor interpretação (F. Rabal y A. Landa) Alexandria (Egipto) 1984: Prémio do Mérito Artístico Cidade de Bogotá (Colombia) 1984: Grande Prémio da Monstra. Durban (África do Sul) 1985: Melhor película Varna (Bulgária) 1985 Festival da Cruz Vermelha e da Saúde: Grande Prémio
Festivais: Montreal (Canadá) 1984 Telluride (Colorado, EUA) 1984 Toronto (Canadá) 1984 Rimini (Itália) 1984 Cork (República de Irlanda) 1984Nova York 1984 Londres 1984 Rio de Janeiro (Brasil) 1984 Cairo (Egipto)1984 Johannesburgo (África do Sul) 1985 Cidade do Cabo (África do Sul) 1985 Nova Deli (Índia) 1986

Mario Camus, Biografia:
Nascido em Santander em 1935, começou a sua carreira em 1963. Estuda Direito e posteriormente, ingressa na Escola Oficial de Cinema onde estuda cinema. Pertence à generação do Novo Cinema Espanhol da que fazem parte, entre outros, Carlos Saura, Basilio Martín Patino, José Luis Borau, Julio Diamante, Miguel Picazo e Manuel Summers.É reconhecida a sua mestria na adaptação de textos literários para cinema, como se comprova nos filmes baseados nas obras de Calderón de la Barca y Lope de Vega (La leyenda del alcalde de Zalamea, 1972), Ignacio Aldecoa (Young Sánchez, 1964, Con el viento solano, 1967 y Los pájaros de Baden-Baden, 1975), Pérez Galdós (la serie de televisión Fortunata y Jacinta), Camilo J. Cela (La colmena, 1982), Miguel Delibes (Los santos inocentes, 1984), García Lorca (La casa de Bernarda Alba, 1987). Junto a um cinema mais comercial ao serviço do cantor Raphael e de Sara Montiel nos anos sessenta e obras de género, como o western La cólera del viento (1970) ou as histórias de amor conflituosas Volver a vivir (1968) e La joven casada (1975). Já na década de noventa, realiza seus filmes mais pessoais com a análise do terrorismo da ETA presente em Sombras en una batalla (1993) e La playa de los galgos (2002) e as fábulas críticas com a sociedade capitalista Después del sueño (1992), Adosados (1997) e El color de las nubes (1998). Escreveu os livros de relatos Un fuego oculto (Madrid, 2003) e Apuntes del natural (Santander, 2007).

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay