28 de agosto de 2008

Perito holandês diz que transmissão de tradições está ameaçada



O linguista holandês e ex-responsável da UNESCO Rieks Smeets defendeu que a transmissão das tradições culturais de geração em geração está ameaçada devido à televisão e à falta de convívio entre crianças e idosos.
Segundo o antigo director da Secção de Património Cultural Imaterial da UNESCO, a transmissão das tradições culturais é uma das manifestações que mais está ameaçada por causa de, entre outros factores, da «globalização» e da «escolarização», uma vez que «as crianças passam menos tempo com os idosos».
Smeets apontou também a televisão como factor ameaçador, embora tenha lembrado que alguns países já começaram a utilizar os meios de comunicação para divulgar os seus patrimónios culturais imateriais.
O responsável, que falava na XXV edição da Universidade de Verão da Andorra, adiantou que os cem países que assinaram em 2003 a Convenção para a Protecção do Património Cultural Imaterial estão a elaborar inventários que permitirão determinar quais os bens que receberão ajudas para a sua preservação.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) conta com um fundo de 3,5 milhões de dólares (2,3 milhões de euros) para proteger os bens culturais que necessitam de uma intervenção «urgente».
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay