23 de outubro de 2008

Festival de Acordeões arranca em Torres Vedras dia 27







O Festival de Acordeões do Mundo, que vai decorrer em Torres Vedras de 27 de Outubro a 11 de Novembro, promove pela primeira vez um espaço de criação artística, onde oito músicos se propõem construir um novo projecto musical.
O projecto de residência para criação artística tem como convidados o grupo português Danças Ocultas e os músicos brasileiros Renato Borghetti e Arthur Bonilla, bem como Martin Lubenov e Vladimir Kasparov, da Bulgária.
«A novidade do festival é que os artistas vão pela primeira vez (de 03 a 07 de Novembro) juntar sensibilidades e técnicas para construírem uma sonoridade comum», afirmou hoje à Lusa Carlos Mota, director do festival.
No dia 6 de Novembro os artistas que participam na residência proporcionarão ao público um ensaio aberto e dia 07 apresentam em concerto o resultado da troca de experiências conseguidas durante a residência artística.
O quinto Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo abre dia 27 de Outubro com um espectáculo de Daniel Mille (França), considerado um dos acordeonistas com maior experiência no domínio do jazz.
No dia 31 actuam os Kraft (Finlândia) que utilizam uma grande variedade de instrumentos, desde o violino ao acordeão, passando pela electrónica e até à voz humana.
A 03 de Novembro, os Tango Quattro (Argentina) vão apresentar um espectáculo de tango que se mantém em digressão há quatro anos em Espanha.
A encerrar o festival, no dia 11 de Novembro, o Duo ARTClac (Portugal) irá explorar alguns dos «segredos mais bem guardados do acordeão», refere a organização.
Segundo o director do festival todos os concertos «são projectos de alta qualidade musical e artística que, a partir do acordeão, nos convidam a redescobrir percursos que vão desde a música clássica, ao tango e ao jazz».
O festival integra-se nas Festas da Cidade de Torres Vedras que incluem ainda a iniciativa «merendas do acordeão», onde artistas populares oriundos das freguesias rurais animam os cafés da cidade ao som dos acordeões.
Os concertos do Festival Acordeões do Mundo são realizados no Teatro-Cine de Torres Vedras.



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay