12 de fevereiro de 2009

Google Earth ajuda cientistas a encontrar novas espécies de animais e plantas

Google Earth ajuda cientistas a encontrar novas espécies de animais e plantas
Serviço ajudou equipe de expedição a encontrar uma nova rota em Moçambique
Por Stella Dauer

Com a ajuda do serviço Google Earth, cientistas puderam explorar áreas não mapeadas de Moçambique, e encontraram uma série de novas espécies de pássaros, plantas, insectos e répteis.
De acordo com o site
TG Daily, os cientistas da BirdLife, uma parceria de organizações que evitam a extinção de pássaros, puderam adicionar uma nova rota em uma expedição iniciada no ano passado com a ajuda da vista aérea oferecida pelo serviço Google Earth.
A rota, que já era conhecida mas ainda não havia sido registrada em nenhum mapa, levava ao Monte Mabu, uma montanha com muita vegetação, mas com o cume formado por rochas nuas, noticiou o site
Birdlife.
Lá, os cientistas puderam catalogar três novas espécies de pássaros, além de três novas espécies de borboletas e uma de víbora. Além disso, os cientistas declararam que “existem pelo menos duas novas espécies de plantas e talvez novas espécies de insectos para identificar”.
A expedição foi liderada pela RBG Kew (Royal Botanic Gardens Kew), e envolveu cientistas da Mozambique Agronomic Research Institute e a Mulanje Mountain Conservation Trust in Malawi, assim como a BirdLife International.
Jonathan Timberlake, da RGB Kew, considera que as imagens digitais do Google Earth estão ajudando cientistas a entender o mundo de forma mais clara, e que o serviço deverá revelar novos focos de diversidade, especialmente em áreas como Moçambique e Papua Nova Guiné. “Não podemos dizer que já descobrimos todas as áreas de biodiversidade no mundo”, disse.

http://www.geek.com.br/

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay