13 de outubro de 2006

O Homem e as aves (Portugal)













Ovo de Colombo

É uma expressão usada correctamente para exprimir uma coisa fácil de realizar, mas em que não se pensou antes de a ver efectivamente realizada. A expressão deve-se ao facto de Cristóvão Colombo ter provado, para espanto de todos os presentes, que seria possível equilibrar um ovo em pé, valendo-se de uma solução tão simples quanto a de o colocar na posição, esmagando uma das extremidades. O arrojado navegador teria recorrido a esse artifício para enfrentar a inveja e a maledicência de seus adversários. Estes costumavam alegar que a América seria descoberta mais cedo ou mais tarde, “que era uma questão de tempo e, para isso, bastaria reflectir”. Esse argumento mal escondia a intenção de diminuir o mérito de Cristóvão Colombo.Conta-se que, certo dia, estando Colombo à mesa de um nobre espanhol, interrompeu a discussão, travada em torno da sua descoberta e, pedindo um ovo, disse: “Qual de vós, senhores, será capaz de manter este ovo em pé sobre uma das suas extremidades?” O ovo circulou, de mão em mão, e foi novamente entregue a Cristóvão Colombo, sem que ninguém tivesse resolvido o problema. O navegador genovês, segurando o ovo calmamente, bateu-o sobre a mesa, esmagando uma das pontas, ficando desta forma em equilíbrio. “Não é difícil”, disse um dos convivas, ao que Colombo retorquiu com ironia: “Sem dúvida, basta reflectir”.A história é boa, mas subsistem controvérsias sobre a primazia do recurso do ovo, enquanto este se tenha prestado para provar coisas diversas. Assim, há quem garanta não ter sido nada original a demonstração de Colombo. Um século antes, o arquitecto e ourives florentino Felippo Brunelleschi (1377-1444), considerado na história da arquitectura, como o primeiro dos renascentistas, teria utilizado o mesmo recurso, quando disputou com outros a construção da cúpula da Catedral de Florença. Os planos apresentados pelos demais baseavam-se em processos góticos, projectando a construção da cúpula sobre pilares e arcos, apoiando-a em suportes internos. Brunelleschi, que havia estudado em Roma as obras da antiguidade libertando-se dos velhos moldes da arte gótica, assegurava que a cúpula seria fixada sem auxílio de suportes e que, por si mesma, se manteria na mais perfeita solidez e equilíbrio.A proposta provocou indignada reacção da assembleia de arquitectos e engenheiros, que afrontados pela imaginação revolucionária do florentino, trataram de condená-la como inexequível e extravagante. Mas Brunelleschi não desistiu do seu projecto, porque havia idealizado sobre sólidas bases que a própria Natureza sustentava. E para provar que o seu plano poderia ser realizado, pegou num ovo e, quebrando uma das extremidades, colocou-o de pé. Assim demonstrou à plateia de arquitectos que uma cúpula poderia ser mantida sem apoio interno, mesmo que a sua base tivesse circunferência inferior à da parte central, como acontece no ovo. Vitorioso, dedicou-se a construir a enorme cúpula auto-sustentada, de tecto duplo, no alto da imensa catedral de Santa Maria del Fiore, o Duomo. Como era também ourives soube adaptar engrenagens de relógios às máquinas que ergueram as paredes do Duomo.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay