
Bengalim do Japão (Lonchura domestica)
Este sim é um HERÓI no verdadeiro sentido da palavra. Quase ninguém diz honestamente que gosta da ave, afinal ela é basicamente castanha, com alguns tons diferentes, embora agora com mutações mais atraentes como os Albinos, e os Cinzentos, mas, mesmo assim, são tons relativamente desinteressantes, em comparação com a concorrência directa como os Mandarins e os Goulds. São portanto menos coloridos, não têm diformismo sexual, não cantam nada de jeito, e ainda por cima são péssimos em ambiente de colónia... Sim eles criam em colónia, mas o rendimento é baixíssimo porque várias aves podem tentar criar juntas, baixando, e muito, a produção, o que obriga a ter um casal por gaiola, e como não tem diformismo sexual, para montarmos um número razoável de casais é um bico de obra.
Depois vem o problema económico, o Bengalin não é á partida uma ave que venda bem, e ninguém que tenha espaço para ter alguns casais de exóticos vai por Bengalins se poder por Mandarins ou Diamantes. Além disso o preço é geralmente igual ou mesmo inferior ao do mandarim nos revendedores, salvo algumas excepções.
Por esta altura os criadores experientes devem estar a sorrir e os menos experientes devem estar confusos, afinal porque é que alguém iria perder tempo e espaço com estes pobres coitados?
Primeiro porque gostos não se discutem, e se há criadores que gostam de algumas raças mais "estranhas" de canários de porte, também à criadores que (pasme-se) realmente gostam de Bengalins, e segundo pelo pequeno pormenor de os Bengalins serem amas para quase todos os exóticos que alimentem as suas crias com sementes e tenham um tamanho compatível com o deles. Podem criar com sucesso: Degolados e quase todos os Capuchinhos e Munias; alguns estrildídeos; a maioria dos Diamantes Australianos, como os Mandarins, Babetes, Goutelettes, e PRINCIPALMENTE o Diamante de Gould.
Quase todos os criadores de Goulds têm baterias de Bengalins em casa, por isso se na sua zona houver criadores de goulds crie Bengalins, é capaz de fazer mais dinheiro e tem de certeza menos chatices. A procura por bengalins, em particular casais sexados, pode ser muito interessante para quem queria estar for a das espécies de exposição.
Adiante-se ainda que a criaçao de bengalins para exposição apesar de pouco comum entre nós é fascinante pelas diversas particularidades da espécie e ninguém fica indiferente aos bons exemplares de Bengalim do Japão em qualquer uma das mutações existentes.
© Copyright, Pedro Ramalho 2002
http://avilandia.planetaclix.pt/Portugues/Artigos/HeroisEsquecidosAviculturaPortuguesa.htm