Alterações climáticas: Um terço das aves podem desaparecerMais de um terço das espécies de aves europeias poderão desaparecer se a temperatura do planeta aumentar mais de 1,2 graus, alertou o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF) num relatório hoje divulgado.
«Poderão desaparecer até 38% de espécies de aves na Europa e 72% no norte da Austrália se o aquecimento global ultrapassar os dois graus» relativamente à era pré-industrial, revela o estudo.
Desde o final do século XIX, a temperatura global da terra aumentou pelo menos 0,8 graus, principalmente devido às emissões de gases com efeito de estufa (GEE) ligados à queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o gás e o petróleo.
«As aves já sofrem os efeitos das alterações climáticas em todas as regiões do mundo. Os cientistas verificaram uma diminuição que vai até 90% nalgumas espécies e uma incapacidade total e sem precedente a nível da reprodução noutras», acrescenta a WWF.
Nas Galápagos, a população de pinguins diminuiu para metade desde o início dos anos 70, devido à incapacidade dos animais se reproduzirem por falta de alimentação suficiente.
Em 2004, dezenas de milhar de aves marinhas, que se abrigam na costa norte da Grã-Bretanha, não conseguiram reproduzir-se devido «à falta de alimentos e às alteração em grande escala do ecossistema do mar do Norte», cuja temperatura aumentou, sublinha o relatório.
Diário Digital / Lusa
14-11-2006 13:08:00
http://www.wwf.org/
http://assets.panda.org/downloads/living_planet_report.pdf