21 de março de 2007

Primavera/ Spring




Palmeira-das-Canárias
Phoenix canariensis como ornamentais em Sydney, Austrália
Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Liliopsida
Ordem:Arecales
Família:Arecaceae
Género:Phoenix
Espécie:P. canariensis
Nomenclatura binomial
Phoenix canariensis Chabaud
Palmeira-das-Canárias é a designação comum dada à espécie Phoenix canariensis Hort. ex Chabaud, uma palmeira (Arecaceae) oriunda das ilhas Canárias, hoje amplamente divulgada nas zonas temperadas de ambos os hemisférios como planta ornamental.

Características
A palmeira-das-Canárias cresce até aos 15 m de altura, com um tronco dotado de grande robustez e flexibilidade que atinge de 70 a 90 cm de diâmetro.
As folhas são largas frondes pinadas, atingindo até 6 m de comprimento, com de 80 a 100 folíolos em cada lado da ráquis central.


O fruto é uma drupa oval com 2 cm de comprido e 1 cm de diâmetro, que quando maduro é de cor amarela a laranja vivo. A polpa do fruto é comestível, embora demasiado fina e pouco açucarada para constituir um fruto interessante para consumo humano. Cada fruto contém uma única semente envolta por um tegumento lenhificado.

Cultivo e uso
A palmeira-das-Canárias é abundantemente usada como planta ornamental nas regiões temperadas de toda a Terra tendo como limite as zonas onde a temperatura mínima não desça abaixo de −10° C.
É uma planta extremamente resistente ao vento, balouçando fortemente sem partir devido à flexibilidade do seu tronco. Resiste bem à salinidade do ar e da chuva, pelo que pode ser utilizada em zonas ventosas da beira-mar.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay