

A URTIGA Nome vulgar: Urtiga Nome científico: Ortiga dioica L . Família: Urticáceas Habitat: Em terrenos baldios, junto a caminhos e terras húmidas ricas em resíduos orgânicos. Características: Planta perene de da Família das Urticáceas que pode atingir 1,5m de altura. Ramos erectos quadrangulares, verdes, pontiagudas, com pelos urticantes. Esta planta distingue-se desde o princípio da primavera até princípio do Outono. COMPOSIÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA • Flavonoides (0,7-1,8%) Rutina, queratina, isoramnetina, astragacina, kenferol. • Aceite essencial. Cetonas (38,5%) ésteres (14,7%). Álcoois livros (2%) • Taninos. • Ácidos Fenólicos. Ácidos clorogénico, cafeilico, cafeilmálico. • Carotenos. • Ácidos Orgânicos. Ácidos acéticos, butírico, cítrico, fórmico, fumárico. • Sais minerais (20%). Ácido silícico (0,9-1,8%) sais potássicos (0,6%) e cálcicas, Nitratos (1,5-3%) • Esteróides. Beta-sitosterol • Aminas. Histamina, serotonina, acetilcolina, colina • Alcalóides, betaína • Vitaminas: A, B2, C, K1, ácidos fólico e pantoténico • Clorofila A urtiga é uma das plantas que é benéfica para os pássaros. Constatou-se que esta planta é boa para muitos dos problemas e distúrbios intestinais, assim como para:
Pássaros débeis em geral.
Desequilíbrios da Flora intestinal Estimular o cio e a postura.
Tripa vermelha ou inchada.
Pigmentação durante a muda de pássaros amarelos e negro amarelos (verdes) como verdelhões, lugres ou canários silvestres, dando-lhes um tom brilhante e intenso.
Para purgar o indestino dos pássaros no caso de parasitas internos. A urtiga pode administrar-se de várias formas:
1ª- Fornecendo-lhes a planta directamente, lavando-as desinfectado previamente com um desinfectante específico para verduras a base de Hipoclorito de sódio, tipo Amukina ou similar.
2ª- Por água em forma de líquida, em este caso coze-se as urtigas durante uns minutos, deixamos repousar e colocámos a água, logo administramos no bebedouro, renovando pelo menos 2 vezes ao dia conservando o resto no frigorífico. (este tipo de liquido ajuda a tratar os pássaros com o intestino vermelho).
3ª- Na papa de cria, só há que triturar muito bem a urtiga bastando uma haste ou ramo incluido, e misturar con uma boa papa de cría (mais ou menos de 10 partes de Urtiga triturada, 5 partes de brócolos, 85 partes de papa de cría seca).
4ª- Através de produtos naturais já confeccionados, e que se encontram em estabelecimentos comerciais especializados; É o caso desta que é um produto natural à base de extracto de urtiga e dente de leão entre outras, favorecendo a acção depurativa do organismo.
OUTROS USOS DA URTIGA
A urtiga desde há muito tempo foi usado para a alimentação de Galinhas, Perus e gado em geral, e no caso dos humanos é eficaz nos seguintes casos:
Anemia Diarreia Hemorragias relacionadas com problemas com a menstruação Psoríase Reumatismo Ciática Queda de cabelo Para a depuração do organismo .
Cosméticos (como champô, gel …)o modo de utilizar é secar a sombra durante 1 dia, para que percam os pelos secarem, para assim se comer tipo saladas, puré ou em forma liquida, ainda que sendo uma planta que cresce em terras onde os resíduos orgânicos são elevados, podem conter quantidades muito altas de nitratos por isso não convêm abusar das mesmas.
Também se podem preparar numa forma de sopa, juntando um pouco de alho e cebola, ou pode cozer durante 20 minutos e logo preparar como qualquer outra verdura, o seu sabor é muito parecido com o espinafre é muito saudável para gente com níveis de colesterol altos.
Treino de tradução Espanhol para Portugûes.
copiado de http://www.todofringilidos.com/Articulos/ortiga.htm