6 de abril de 2007

cavaquinho


O cavaquinho é um cordofone da familia das guitarras Europeias , dada a sua pequena dimensão esta viola de tampos chatos é uma das mais viajadas da classe.

Pensa-se que a origem do Cavaquinho está nos tetracórdios helénicos, no entanto não podemos esquecer que foram os Espanhois os principais difosores dos cordofones da familia das guitarras, como é o caso do cavaquinho. Percorreu mundo nas mãos dos nossos emigrantes com destaque para João Fernandes,madeirense nascido em 1854, o qual se julga ser o responsával pelo aparecimento do Cavaquinho no Hawai.

Geralmente o Cavaquinho toca-se rasgado, no entanto um bom instrumentista excuta a parte cantante rasgando nas cordas agudas, ao mesmo tempo que as cordas graves fazem o acompanhamento. As afinações passam pela Natural Re, Si, Sol, Sol ou Mi, Do#, Lá ,Lá; Moda Velha Lá, Mi, Dó, Sol e ainda pela afinação antiga, Mi, Si, Lá, Ré.


É sem dúvida no Minho que o cavaquinho aparece hoje como uma espécie tipicamente popular, dando harmonia às rusgas minhotas, conotando sempre um caracter lúdico e festivo. Sozinho o cavaquinho aparece frequentemente acompanhado pela viola,o violão, a rabeca, o bandolim, o acordeão, para alem de alguns percutivos como é o caso do tambor, ferrinhos, reco-recos, próprios daqueles conjuntos festivos.

O Cavaquinho minhoto tem a escala rasa com 12 trastos. As suas dimensões diferem pouco de caso para caso não excedendo os 52 cm de comprimento total. A altura da caixa é o elemento menos constante, 5 cm na generalidade dos casos,por vezes encontram-se Cavaquinhos muito baixos com um som gritante (os machinhos de terras de Basto e Minho).

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay