22 de junho de 2007

As aves e os cantares alentejanos -Antena 2







Os Ceifeiros de Cuba, fundados há 73 anos, são um dos representantes máximos do cante alentejano tradicional. A designação do grupo tem a ver com o escritor que viria a ser adoptado como patrono, Fialho de Almeida, autor do texto "Ceifeiros". Os Ceifeiros, actualmente ensaiados por mestre Ermelindo Galinha, têm levado o nome de Cuba e do Alentejo de norte a sul do país, bem como ao estrangeiro. Mais recentemente o grupo participou na Gala de Alargamento da União Europeia a 10 novos países, transmitida pela RTP 1, sendo visto por mais de 200 milhões de espectadores. Os Ceifeiros têm sido, também, reconhecidos pelos troféus que ganharam em vários certames: sete primeiros lugares, quatro segundos lugares, e cinco terceiros lugares. As vozes, graves, quentes e calmas, revelam a maneira de ser, de estar e de sentir do povo alentejano. O grupo produziu três CD’s, um dos quais editado pelo Instituto Internacional de Música Tradicional de Berlim e pelo Smithsonian Folkways de Washington. Cada melodia é um somatório de sensibilidades, de paixões e de arrebatamentos que fazem de todas as “modas” um bocado da alma dum povo que canta à terra, aos amores, à saudade e ao trabalho.




Letras dos Cefeiros de Cuba
Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA


Ó águia que vais tão alta,

voando de pólo em pólo,

leva-me ao céu onde eu tenho

a mãe que me trouxe ao colo.

A mãe que me trouxe ao colo

ficou-me fazendo falta,

voando de pólo em pólo,

ó águia que vais tão alta.



Letra e música: Popular (Alentejo)

Intérprete: Afonso Dias (in CD "Geometria do Sul", Edere, 2002)



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay