26 de junho de 2007

A EDP – Energias de Portugal vai criar um fundo para financiar projectos terceiros de promoção e recuperação da biodiversidade

EDP cria fundo para projectos que promovam biodiversidade

A EDP – Energias de Portugal vai criar um fundo para financiar projectos terceiros de promoção e recuperação da biodiversidade.
A eléctrica presidida por António Mexia assinou na segunda-feira um protocolo de parceria com o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, liderado por João Rosmaninho de Menezes.

«O conselho de administração executivo da EDP aprovou a política de biodiversidade para o grupo, assumindo um conjunto de compromissos, de modo a contribuir para um balanço positivo na redução dos impactes das actividades da EDP na biodiversidade, até 2010», explica a eléctrica em comunicado. Com base na definição destes objectivos a EDP salienta que pretende ter «um papel activo e positivo na conservação e promoção da biodiversidade».

O Fundo EDP para a Biodiversidade é um instrumento de gestão constituído por uma verba fixada anualmente, com vista a ser utilizado no financiamento de projectos associados à promoção e recuperação da biodiversidade, desenvolvidos por entidades terceiras.
Por seu lado, a parceria com o ICNB, que será desenvolvida a partir do memorando de entendimento assinado, visa a realização de iniciativas de promoção e conservação da biodiversidade.
«Esta parceria concretiza-se, desde já, com a assinatura de dois protocolos de cooperação: implementação de um plano de recuperação de emergência de espécies de aves rupícolas no Parque Natural do Douro Internacional e implementação de um plano de melhoria do estado de conservação dos peixes migradores e dos seus habitats, entre a foz e o aproveitamento hidroeléctrico de Penide, no Rio Cavado».
26-06-2007 0:44:42

O que são Aves Rupícolas

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay