22 de junho de 2007

Iniciar birdwatching


Iniciar birdwatching não basta uma Máquina Fotográfica ou uns binóculos e já está.
Não é bem assim é necessário algo antes de observar e de tirar uma foto ou ver por binóculos o terreno, o que desejamos encontrar para encontrar a dita ave. Escrevo estas palavras porque é uma descoberta pessoal que quero partilhar.
Existem vários tipos de Máquinas Fotográficas e de binóculos ,bons livros sobre a descrição e localização das aves existentes e vários sites que já mencionei aqui no blog que sobre o assunto.
É fascinante fazer uma observação a cada local que se passa com a intenção de "caçar a melhor foto" , mas o que me aconteceu foi algo mais interessante.
De onde provém o alimento das aves onde se podem encontrar no terreno? de plantas,de arbustos e de àrvores.
A partir desse momento começei a tirar fotos ao que encontrava sobre a flora da região onde me encontrava. Ouvia as aves , a tentativa de tirar fotos às aves era grande mas o espirito de curiosidade sobre a flora foi maior.
Lembrei-me das aves que temos nas gaiolas ,a distribuição dos poleiros, onde localizamos o bebedouro da àgua , se verificamos se as gaiolas estão limpas ,isto porque na natureza as aves deixam marcas na terra, nas àrvores e no chão com os seus excrementos e cascas de sementes .
Haverá muito para dizer sobre o tema o Homem e as aves em qualquer local do mundo .
Uma ave em liberdade é diferente de uma ave de gaiola , mas tem algo em comum, a observação que ela faz sobre o ser humano que a vê.
A caça à foto ou por meio de binóculos, birdwatching, é um passatempo para as férias que aconselho a todos os que se interessam pela natureza a pratica-lo, por vários motivos.
Fiquei a pensar nas gaiolas como disse anteriormente, perguntei-me a mim mesmo porque é que os comedouros estão distribuidos numa matriz igual? a minha resposta teórica foi o campo visual da ave.mas não sei se é verdade.
Da minha experiência com as aves que tenho em cativeiro é que umas preferem comer do chão e outras dependo das alturas onde se põe o comedouro.
Logo ai pensei que deveria ser originalmente da flora,do tamanho de cada planta existente no meio ambiente. É interessante pensar se as gaiolas que temos são realmente as melhores para os pássaros que temos em nossas casas. Contudo parti do chão para praticar livremente e sem ansiedade para este passatempo.
Que se chama birdwatching que devagarinho levanta voo em Portugal e que para mim não passou de um passatempo de fotos sobre a natureza durante alguns dias, apesar disso ainda tirei duas ou três fotos de aves.


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay