29 de junho de 2007

Utra violetas e a influência nos olhos humanos e das aves?



raios ultravioletas muito elevados
Os índices de raios ultravioletas vão atingir hoje e nos próximos dias valores muito elevados, chegando a níveis extremos em algumas zonas, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para o território português.
Para hoje são esperados valores extremos de «perigo» no interior centro do continente e na ilha da Madeira.
Nestes casos, o IM aconselha que se evite o mais possível a exposição solar, pelos menos quando a incidência for maior, ou seja entre as 12:00 e as 17:00 na Madeira e entre as 11:00 e as 16:00 no continente.
No resto do território, os índices destes raios vão estar muito elevados (entre 9 e 10) correspondendo a uma situação de cuidado, pelo qual o IM aconselha a utilização de óculos de sol, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que as crianças evitem a exposição ao sol.
Nos próximos dois dias serão atingidos valores extremos de raios ultravioletas em mais zonas do território português, nomeadamente nos Açores e Madeira e ainda no centro e sul do continente, com excepção da zona da grande Lisboa.
Para hoje o IM prevê céu limpo e subida das temperaturas máximas, contudo para sábado e domingo aguardam-se aguaceiros no norte e centro do território continental.
Diário Digital / Lusa
29-06-2007 8:10:00

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay