25 de julho de 2007

Fado - Mariza




A fadista Mariza apresentou hoje em Lisboa uma digressão nacional que fará com a Sinfonieta de Lisboa na segunda quinzena de Agosto, tendo como cenários seis monumentos nacionais e a cidade de Évora, património da humanidade.
Intitulada «Lugares com história», a digressão tem início a 14 de Agosto na Fortaleza de Sagres e terminará a 30 de Agosto na cerca do Castelo de Óbidos.
Mariza, acompanhada pelos seus músicos habituais - Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, António Neto na viola, Vasco de Sousa na viola baixo e João Pedro Ruela na percussão -, e também pela Sinfonieta de Lisboa, tem espectáculos previstos no Castelo de Palmela (15 de Agosto), Convento de Cristo em Tomar (17 de Agosto), Arena d'Évora (19 de Agosto), Campo de São Mamede junto ao Castelo de Guimarães (21 Agosto) e Palácio da Vila de Sintra (25 de Agosto).
A digressão de Mariza, nomeada embaixadora do turismo português, integra-se na rota do património nacional e é patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos.
A intérprete de «Ó gente da minha terra» (Amália Rodrigues/Tiago Machado) irá apresentar nestes sete locais o concerto que deu em Setembro de 2005 nos relvados da Torre de Belém, em Lisboa, comercializado em CD e DVD no final do ano passado.
Do alinhamento do concerto fazem parte temas como «Maria Lisboa» (David Mourão-Ferreira/Alain Oulman), «Feira de Castro» (Paulo Abreu Lima/Rui Veloso), «Loucura» (Júlio de Sousa/Frederico de Brito) ou «Menino do bairro negro» (José Afonso) além de fados do seu mais recente mais álbum «Transparente» (2005) como «Duas lágrimas de orvalho» (João Linhares Barbosa/Pedro Rodrigues), «Recusa» (Mário Raínho/José Magala) ou «Desejos vãos» (Florbela Espanca/Tiago Machado).
Apresentada como «a mais internacional artista portuguesa», Mariza actuará ainda este mês na Alemanha e Reino Unido.
Quarta-feira, a criadora de «Cavaleiro Monge» (Fernando Pessoa/Mário Pacheco) actuará em Ludwigsburg no âmbito do Schlossfestspiele e quinta-feira num festival em Karslruhe.
Sexta-feira Mariza estará no Womad Festival, que este ano celebra o seu 25º aniversário, e cujo palco será Charlton Park na cidade de Malmesbury (Reino Unido).
Domingo, ainda em terras britânicas, a intérprete de «Primavera» (D. Mourão-Ferreira/Pedro Rodrigues) actuará no Harrogate International Centre, em Harrogate.
Antes de iniciar a sua digressão pela rota do património nacional, Mariza, distinguida há dois anos com o Prémio Amália Rodrigues Internacional, actuará a 04 de Agosto em Tavira.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay