4 de julho de 2007

Sem comentários/ no coments


Sete aves de rapina de espécies protegidas foram encontradas mortas na zona envolvente ao Parque Natural do Tejo Internacional, suspeitando a Quercus que tenham sido envenenadas. Três abutres negros e quatro grifos foram encontrados mortos no Monte do Gramozinho (Malpica do Tejo) e outros três grifos estão em recuperação no Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco. Segundo Samuel Infante, dirigente da Quercus em Castelo Branco, há fortes suspeitas de que as aves tenham sido envenenadas. "Foram encontradas junto a uma raposa morta, de que se terão alimentado e que se supõe ser a fonte do envenenamento", disse aquele responsável.
"Este é um método de extermínio ilegal no controlo de predadores", sublinhou Samuel Infante, adiantando que, no entanto, "é geralmente utilizado em zonas de caça ou por proprietários cujos rebanhos são atacados e resolvem tratar do assunto pelos seus próprios meios, mas com resultados desastrosos". O alerta foi dado segunda-feira à tarde por um habitante das imediações e o caso está a ser averiguado pela Quercus, por elementos do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR e técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
Segundo Samuel Infante, a morte de animais devido ao uso ilegal de venenos "continua a acontecer com muita regularidade". Segundo os últimos dados do programa Antídoto, uma plataforma contra o uso ilegal de venenos, constituída por várias entidades públicas e privadas portuguesas, relativos a 2004, Portugal registou 32 casos de suspeitas de envenenamento, em que foram afectados 90 animais.
Segundo a mesma fonte, o caso mais grave de que há registos em Portugal ocorreu em Idanha-a-Nova (Castelo Branco) a 08 de Novembro de 2003, quando foi colocado veneno em cadáveres de ovelhas que acabariam por ser ingeridos por várias aves necrófagas. O resultado foi a morte de 33 grifos, três abutres negros e três milhafres reais.
03-07-2007
Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay