25 de outubro de 2007

Gastronomia em Beja




Beja: Semana Gastronómica da Caça começa segunda-feira

Sabores «selvagens» de pratos como açorda de perdiz, paté de lebre ou bifinhos de veado com cogumelos enriquecem, a partir de segunda-feira, as ementas de 32 restaurantes do distrito de Beja, durante a Semana Gastronómica da Caça.
Em plena época venatória, a iniciativa, promovida pela Região de Turismo da Planície Dourada (RTPD), envolve, até 04 de Novembro, restaurantes de 12 dos 14 concelhos do distrito.
Beja, Castro Verde, Alvito e Vidigueira são os municípios com mais restaurantes aderentes, mas os «manjares», todos à base de peças de caça, podem também ser degustados em Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique e Serpa.
O presidente da RTPD, Vítor Silva, explicou hoje à agência Lusa que a Semana Gastronómica da Caça pretende «potenciar o património gastronómico do Baixo Alentejo, que, a par dos vinhos, é um dos produtos estratégicos do turismo na região e o que mais atrai turistas».
«Com esta semana em concreto, pretendemos potenciar a qualidade da cozinha tradicional à base de caça, como factor diferenciador do turismo na região», acrescentou.
Por outro lado, continuou, a iniciativa pretende também «sensibilizar os empresários do sector para que mantenham a tradição na confecção dos pratos do receituário alentejano».
Os apreciadores de gastronomia de caça vão poder saborear pratos à base de coelho, javali, lebre, perdiz, pombo e veado, confeccionados de «mil e uma maneiras», nomeadamente com cogumelos e amêijoas ou acompanhados de couve, feijão e grão.
Entre os «manjares» disponíveis nos cardápios, os apreciadores têm à sua disposição pratos mais convencionais, como o tradicional coelho frito ou lebre com grão, feijão branco ou estufada.
Já os mais aventureiros em matéria de paladar, vão poder experimentar pratos menos convencionais como açorda de perdiz, paté de lebre, bifinhos de veado com cogumelos ou perdiz no molho das bruxas.
Para «abrir o apetite», Vítor Silva sugeriu os enchidos e presuntos da região à base de carne de porco alentejano e, para acompanhar os pratos, os vinhos tintos encorpados da região.
À sobremesa, garantiu, os interessados podem «deliciar-se com a doçaria popular ou conventual».
Anualmente, a RTPD promove também outras três semanas gastronómicas: uma dedicada ao porco, em plena época das tradicionais matanças no Alentejo, outra com pratos à base de borrego, que se realiza durante a Páscoa, e a última dedicada aos pratos frios à base de tomate, durante o Verão.
Diário Digital / Lusa
25-10-2007 10:00:00

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay