A passagem para o ano 2008 no Algarve vai fazer-se sobretudo nas ruas e o único preço a pagar em Alvor, Albufeira, Quarteira, Faro ou Monte Gordo vai ser a diversão até altas horas da noite.
Os municípios locais estão a ultimar os preparativos para festas ao ar livre que, de uma ponta à outra, vão encher o Algarve de música: desde o jazz, hip-hop ou ritmos latinos e brasileiros à música portuguesa e electrónica.
Em Albufeira, a festa vai ser em português e dura quatro dias. As comemorações do novo ano arrancam sexta-feira com um concerto dos Mundo Secreto, a que se seguem os Da Weasel, sábado e Pedro Abrunhosa, no domingo.
O último dia do ano encerra com David Fonseca, no palco da Praia dos Pescadores e depois da meia-noite é a vez do DJ Bob Sinclair, autor de êxitos como «Love generation» ou «World, hold on» dar música.
Na vila de Alvor, a noite abre com o reggae dos One Love Family e já no novo ano sobem ao palco na zona ribeirinha a banda de jazz Dixie Gang e os percussionistas Tocá Rufar.
Em Portimão a festa faz-se igualmente na zona ribeirinha, arrancando logo pela tarde com a actuação do Avô Cantigas e continuando pela noite com os brasileiros Pau d´Arara, mas também na Praia da Rocha.
Na praia, haverá um trio eléctrico a desfilar junto ao miradouro, num programa que inclui espectáculos de encantadores de serpentes, fogo, malabarismo, dança do ventre, do varão, tudo ao som do DJ Deelight.
A cidade de Portimão promete ainda oferecer às 00:00 em ponto o maior festival de fogo de artifício do mundo em extensão (5,4 quilómetros) ao som de «O canto de Prometheus» e com a duração de quinze minutos.
A Praça do Mar em Quarteira recebe o novo ano com os portugueses Mesa, que actuam cerca das 22:30, seguidos dos cubanos Orishas, conhecidos por fundir sons do Caribe ao hip-hop e que sobem ao palco já depois da meia-noite.
A capital algarvia também tem preparada uma festa com os portugueses EZ Special, que com o novo vocalista alcançaram o sucesso com o tema «Menina bonita», mas a música continua pela noite dentro com o D´Jay Rich.
Finalmente, em Monte Gordo, a celebração de 2008 vai durar três dias e arranca com Xutos & Pontapés no sábado, DJ Yves Larock, que obteve êxito com o tema «Rise up», no domingo e os brasileiros Só p´ra Contrariar a encerrar a festa, no dia 31.