
A Câmara de Porto de Mós vai lançar uma campanha de sensibilização para reduzir o consumo de água e realizar novas captações para ultrapassar os problemas existentes no abastecimento.
No início no ano, um dos maiores furos do concelho, em São Jorge, foi encerrado devido a uma contaminação por uma suinicultura e, desde então, o sistema de abastecimento apresenta «alguns problemas», reconheceu João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós.
«Para tentar impedir um Verão dramático, estamos a avançar com mais duas captações (Serro Ventoso e Juncal) para servirem de alternativa àquela que está encerrada», explicou.
Por outro lado, a autarquia vai realizar também ligações ao sistema da EPAL (ligado a Castelo de Bode) para servir as freguesias de Mira de Aire e de Alqueidão da Serra.
Embora o concelho assente num dos maiores aquíferos do país, no interior da Serra de Aire, os serviços camarários têm tido «muitas dificuldades» em encontrar pontos de captação regulares já que o solo é calcário e muito poroso.
Além disso, a Câmara vai arrancar com «acções de sensibilização» da população para moderar o consumo de água.
Os próprios serviços da autarquia vão dar o exemplo e os espaços verdes do município terão períodos de rega mais espaçados e em menor quantidade, explicou o presidente da Câmara.
Diário Digital / Lusa
11-02-2008 13:34:00