8 de fevereiro de 2008

Miguel Barreira distinguido pela World Press Photo 2007




O repórter fotográfico Miguel Lopes Barreira, do jornal Record, foi hoje distinguido com um prémio World Press Photo 2007, com a imagem do desportista Jaime Jesus numa competição de bodyboard na Nazaré.
De acordo com a fundação World Press Photo, que anunciou hoje os vencedores das melhores imagens captadas em 2007, Miguel Lopes Barreira ficou em terceiro lugar na categoria «Sport Action» com uma fotografia a preto e branco captada a 16 de Dezembro na Praia do Norte, Nazaré.

A imagem mostra o bodyboarder Jaime Jesus em suspenso no ar, prestes a cair num turbilhão de ondas no mar.
Em declarações à agência Lusa, Miguel Lopes Barreira disse ter ficado surpreendido com a distinção: «Não estava nada à espera».
Miguel Barreira, 33 anos, trabalha no jornal desportivo Record desde 1999, depois de se ter iniciado profissionalmente no Jornal de Negócios.
Há nove anos a captar imagens no desporto, o repórter referiu que nesta área recorre mais «à intuição, porque as coisas acontecem a outra velocidade».
«Quase que temos de prever as coisas antes de acontecerem», observou.
Com formação em fotografia e realização de cinema, Miguel Barreira diz não ter um desporto de eleição para fotografar. «A ideia - diz - é captar da melhor maneira possível aquilo que está à nossa frente».
Este é o primeiro prémio internacional que Miguel Barreira recebe e que se junta a algumas distinções em Portugal, a mais recente das quais em 2007 pelo Clube Nacional de Imprensa Desportiva.
Na categoria «Sport Action» da World Press Photo 2007, o primeiro prémio foi atribuído a Ivaylo Velev, da Bulgária, que captou a imagem de um esquiador a fugir de uma avalanche em França.
O World Press Photo é considerado um dos mais importantes prémios de reconhecimento do trabalho dos repórteres fotográficos.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 27 de Abril em Amesterdão.
Diário Digital / Lusa
08-02-2008 12:25:00




Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay