14 de março de 2008

Carlos Saura recebe prémio de carreira na Índia


O realizador espanhol Carlos Saura recebeu hoje na cidade de Bombaim, berço do cinema indiano, o «Global Lifetime Award», um prémio para a sua já longa carreira cinematográfica, informou a agência IANS.
Assistiram à cerimónia mais de 2.000 pessoas, entre as quais várias celebridades da indústria cinematográfica indiana, Bollywood.
Numa conferência de imprensa, antes da entrega do galardão, Saura disse não ser casual a sua presença em Bombaim, uma vez que tem um projecto relacionado com a Índia, a realizar depois de atendidas outras prioridades.
Já noutra ocasião o realizador espanhol aludira ao projecto de rodar uma película em que uma companhia de flamenco viaja para a Índia em busca das relações com a música deste país do sul da Ásia.
Como seus cineastas indianos favoritos, Saura apontou Satyajit Ray, autor do famoso documentário sobre a vida do poeta Nobel da Literatura Rabindranath Tagore, e Mira Nair, a par de outras realizadoras indianas a trabalhar no estrangeiro.
O realizador espanhol participou com o filme «Fados» na III edição do Festival de Cinema espanhol na Índia, una iniciativa itinerante que também decorreu em Nova Deli e na cidade de Trivandrum, no sul.
Diário Digital / Lusa





Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay