4 de março de 2008

Guitarrista açoriano ganha prémio no Brasil


O guitarrista conquistou, 24 de Fevereiro, o prémio «Raphael Rabelo», o segundo lugar do concurso de Interpretação Violonística promovido pelo festival nacional de violão do Piauí (FENAVIPI), que decorreu em Teresina, capital daquele Estado brasileiro.«É um dos pontos altos da minha carreira como guitarrista.
Uma vitória grande, dado que o festival foi de um nível altíssimo», disse à agência Lusa Victor Castro, natural da ilha Terceira, actualmente a residir em São Luís (Brasil), onde é professor de violão clássico na Escola de Música do Estado do Maranhão.
Segundo o guitarrista, o concurso foi disputado por dezenas de violonistas de todas as regiões do país e com um júri internacional com nomes consagrados, como os professores brasileiros Henrique Pinto e Fábio Zanon e a croata Ana Vidovic, destaque mundial do violão na actualidade. Sublinhando tratar-se do seu primeiro prémio internacional, o professor considera, ainda, ser «um estímulo» o prémio que alcançou, num país onde «o instrumento nacional é o violão».
«Toda a gente toca qualquer coisa, daí que a competitividade seja muito forte», frisou o guitarrista, que disse ter como projecto gravar um CD e fazer uma tournée por vários estados do Brasil, mas «voltar sempre que puder» aos Açores.
Depois de ter conquistado o prémio, referiu ter conseguido agora um agente e que «vai querer participar em todos os próximos concursos».
Victor Castro manifestou, ainda, vontade de tocar nas ilhas Terceira e São Miguel, onde considera existir já «um público feito» para o trabalho na guitarra clássica.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay