Este site dedica-se às aves e a relação com o Homem. O canto do Canário Timbrado, Canário Harz Roller, do canário Malinois e outros canários.. O objectivo de site é contar as aventuras e os arcos de descobertas relacionados com Homem e as aves. This site is dedicated to birds.singing canaries song,canaries,canaries de chant. carmelita=carmelo=jardim
7 de junho de 2008
Toureiros contestam proibição de transmissão da RTP
Os toureiros contestaram hoje a decisão judicial que proíbe a transmissão em directo da corrida de touros da RTP, no domingo, em Santarém, alegando que «foi violentamente ignorada» a sua «acção de solidariedade e participação social».
O Tribunal de Lisboa proibiu a RTP de emitir antes das 22:30 a corrida de touros prevista para domingo às 17:00, por considerar que o programa é violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes.
A decisão foi tomada na sequência de uma providência cautelar interposta pela associação Animal que visava restringir a exibição televisiva de touradas pela RTP.
Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, que é apoiado por estruturas de empresários, criadores e forcados, alega que a decisão judicial «poderá permitir que, em nome da boa formação das nossas crianças e jovens, argumentos ofensivos, sem fundamento e de má-fé venham substituir os exemplos de coragem, arte, destreza técnica e tradição, que são a base da tauromaquia».
«Com esta decisão foi violentamente ignorada a importante acção de solidariedade e participação social desempenhada, ao longo de muitos anos, pelos toureiros portugueses», adianta o sindicato.
O comunicado é subscrito pela Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Associação Nacional de Grupos de Forcados, Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Associação Puro-Sangue Lusitano, Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas e Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas.
Considerando que a transmissão de touradas «é susceptível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescente», como se lê na sentença judicial, o tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada.
A decisão foi qualificada pela associação Animal como «verdadeiramente notável» por confirmar as «alegações avassaladoras contra a exibição televisiva de touradas e contra os perigos que esta representa - justamente pela violência contra os animais que exibe».
Diário Digital / Lusa
05-06-2008 20:45:00