9 de julho de 2008

Artistas famosos da China em concertos no Museu do Oriente




Sa Dingding, uma cantora chinesa que venceu o prémio BBC para melhor Artista Asiática de 2007, e Cui Jian, considerado o «pai do rock chinês», vão actuar nos dias 25 e 26 de Julho, no Museu do Oriente.

Os dois espectáculos fazem parte da Festa China Pop, uma iniciativa que o Museu do Oriente realiza a partir de 20 de Julho, com a disputa da Taça Fundação Oriente em barcos-dragão, no rio Tejo.
No concerto de dia 25, Sa Dingding vai apresentar o seu último álbum, «Alive», um êxito de vendas na Ásia.
Filha de mãe mongol e de pai chinês, Sa Dingding é também instrumentista de zheng (uma espécie de cítara chinesa com 25 cordas) e de diversas percussões e flautas.
Nos últimos tempos, tem feito sucesso no Ocidente, em particular no Reino Unido.
Cui Jian, cantor, trompetista e baterista, actua em Lisboa a 26 de Julho, apresentando-se no dia anterior no Festival Músicas do Mundo, em Sines.
O músico chinês iniciou a sua carreira nos anos 80 e uma das suas canções, «Nothing to My Name», foi adoptada como um hino pelos jovens chineses no final da década.
Em 1990 editou «New long march», que se tornou o álbum mais vendido da história da China, e em 2006 actuou num concerto dos Rolling Stones em Xangai.
Durante o mês de Julho, o Museu do Oriente organiza uma série de eventos destinados a divulgar a cultura chinesa, antecipando a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay