1 de julho de 2008

Pianista Sa Chen abre 34º Festival Internacional de Espinho

A Orquestra Gulbenkian, dirigida pela maestrina Joana Carneiro e com a multipremiada pianista chinesa Sa Chen como solista, abre quarta-feira o 34º Festival Internacional de Música de Espinho (FIME).








O programa do concerto de abertura do mais antigo festival de música de Portugal, que se realiza no Auditório de Espinho, inclui obras de Kodály e Chopin.


Quinze concertos de música clássica e jazz, dos quais quatro destinados às crianças, compõem o programa do FIME que se prolonga até 30 de Julho.
As actuações do pianista Stephen Kovacevich (dia 11), do decateto de metais German Brass (no dia seguinte) e do violoncelista Steven Isserlis (a 18), são outros dos pontos altos do festival no sector da música erudita.



O virtuoso violinista Gilles Apap (sexta-feira), conhecido pelas suas sempre surpreendentes e irreverentes actuações, é outra figura de destaque no programa do FIME 2008.
A violinista Alina Pogostkina apresenta-se dia 16, acompanhada pela Orquestra Clássica de Espinho sob a direcção de Pedro Neves, num programa preenchido com obras de Brahms e Schumann.



O Delian Quartett, com François Salque no violoncelo, estará no Auditório de Espinho dia 21, para tocar as fantasias de Purcell, o quinteto para dois violoncelos de Schubert e o Quarteto em Sol Maior de Mozart.



Na área do jazz, o destaque vai para o trio do pianista norte-americano Brad Meldhau (dia 22), um dos mais importantes nomes do jazz norte-americano, e para o grupo vocal Swingle Singers (dia 26), uma instituição da história do jazz, em actividade desde 1962.
Nesta área, é aguardada com curiosidade a actuação do Turtle Island Quartet (domingo), um quarteto de cordas norte-americano que tem no jazz a sua forma de expressão musical.



O FIME 2008 termina dia 30 de Julho com um concerto em que o guitarrista de flamenco Juan Carmona, com o seu septeto, será acompanhado pela Orquestra Clássica de Espinho, dirigida por Dominique Debart, para tocar a Sinfonia Flamenca.




Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay