20 de agosto de 2008

X Festa do Teatro de Setúbal: Peças, filmes e ateliers


Oito peças teatrais, um espectáculo de palhaços, mostras de filmes e ateliers compõem o programa da X Festa do Teatro de Setúbal, que decorre entre sábado e 06 de Setembro.


Organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e patrocinada pela Câmara Municipal de Setúbal, o festival inicia-se sábado com a comédia «Escola de Mulheres», de Molière, que será apresentada pelo Teatro ao Largo, pelas 22:00, no Parque do Bonfim.

No domingo, à mesma hora, o Fiar - Centro de Artes de Rua de Palmela apresenta o espectáculo com actores e marionetas «As Pequenas Cerimónias», criado e interpretado por João Calixto e Tiago Viegas, no Largo do Sapalinho.

Segue-se, a 25 e 26 de Agosto (e repete a 01 e 02 de Setembro), um ciclo de filmes e documentários com posterior debate sobre «A Problemática do Teatro nos Séculos XVII e XVIII».
«Shakespeare in Love», «The Libertine», «As Aventuras de Molière» e «Stage Beauty» serão alguns dos filmes exibidos no âmbito desta iniciativa.


A 27 de Agosto, decorrerá no Clube Setubalense, pelas 22:00, uma mostra de curtas-metragens sem tema definido e com entrada livre, em que serão projectados 12 filmes, seis dos quais concebidos e realizados pelos alunos do Curso de Cinema e Animação 3D do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.

São eles «Superfície», de Rui Xavier, «Fim-de-Semana», de Cláudia Varejão, «Frequent Traveller», de Patrícia Bateira, «Júlio», de Gonçalo Robalo, «Heiko», de David Bonneville, e «My Sugar», de Joana Lima.

As outras seis curtas que serão exibidas foram seleccionadas pelo Clube de Cinema de Setúbal - Experimentáculo: «Ontem, Hoje e Amanhã», de António Aleixo, «Ruptura», de Alexandre Afonso, «L'Egoland» e «SNº_1042», de Eurico Coelho, e «Ser Conserveira» e «Spectare», de Leonardo Silva.

No dia 28 de Agosto, o TAS - Teatro de Animação de Setúbal propõe a peça de Guy Foissy «No Parapeito da Ponte», às 22:00, no Teatro de Bolso. a da cooperativa cultural Prima Folia, que assim se associa à Festa do Teatro de Setúbal .


Os «musiclowns» espanhóis Cuarteto Maravilla - que se apresentam como o único quarteto do mundo formado por três elementos - iniciarão o seu espectáculo, para maiores de seis anos, a 29 de Agosto, também às 22:00, com um pequeno desfile pela Praça de Bocage, continuando depois com um «show estático» no Largo do Sapalinho.

A 30 de Agosto, será a vez do Teatro dos Aloés subir ao palco do Teatro de Bolso, com a peça «Os Dias Arrastam-se e as Noites Também», do congolês Léandre-Alain Baker, e no dia seguinte o Teatro das Beiras apresentará, no Inatel de Setúbal, «Catavento», um texto de Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth.

O Teatro Estúdio Fontenova estreia a 03 de Setembro na Escola Sebastião da Gama a peça «A Noite Antes da Floresta», de Bernard-Marie Koltés, pelas 22:00, e repete no dia seguinte.
No mesmo local, o Teatro O Bando apresenta a 05 de Setembro o espectáculo «Grão de Bico», baseado num conto de tradição oral.


A terminar a X Festa do Teatro, a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior encena, no Parque do Bonfim, «A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal», com encenação e dramaturgia de Nuno Pino Custódio.

Paralelamente, estará patente uma exposição de fotografia sobre a última edição deste evento, «IX Festa Revisitada», na Academia Problemática e Obscura.
Haverá ainda, a 30 de Agosto, um workshop de Fotografia do Espectáculo, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDES), bem como um atelier para crianças entre os cinco e os nove anos, intitulado «Viagem à Roma Antiga pelo Caminho das Artes», no mesmo local, entre 02 e 05 de Setembro.







Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay