28 de novembro de 2008

Grupo Coral Alentejano "Os Amigos do Barreiro"




O galo quando canta é dia

O historial do nosso Grupo , nos cerca de 30 anos que já leva de vida, é extenso e está alicerçado, em boa parte, num conjunto de cidadãos que amam a sua terra e a sua cidade, onde vivem há muito e à qual deram os melhores anos da sua vida.
A maior parte de nós trabalhou ou trabalha ainda, nas fábricas e empresas do sector industrial do concelho do Barreiro e limítrofes, em especial na Siderurgia Nacional, na antiga CUF, na Quimigal e no sector ferroviário, num trabalho quase sempre efectuado por turnos que nunca impediu ou reduziu a nossa dedicação ao cante, como actividade cultural que consideramos tão relevante.
Este conjunto de cidadãos que se constituiu no Grupo Coral do Barreiro é um dos mais respeitados e admirados entre os Grupos que cantam o Alentejo, devido ao seu saber, à qualidade do seu cante, à extensão do seu repertório e à permanente disponibilidade para apresentar a sua arte
Mas este Grupo tem sido também, verdadeiramente, uma embaixada cultural da Cidade , em todo o País, e através da televisão.
Na sua vertente artística o Grupo Coral os “Amigos do Barreiro” tem adoptado uma atitude de defesa intransigente do cancioneiro tradicional alentejano , sem cedência a facilitismos, preservando o melhor desse cancioneiro.
O nosso Grupo Coral tem, assim, um repertório assente nos valores mais genuínos do “cante ”, sendo hoje, considerado por muitos músicos e etnomusicólogos como um dos grupos de referência do “cante” alentejano, apesar de residir fora do Alentejo. O facto de os membros do Grupo serem originários de mais de uma dezena de concelhos do Sul, não tem diminuído a riqueza melódica e diversificada do “cante”, mantendo a autenticidade de cada moda do cancioneiro. O “ cante ”, como se sabe, tem peculiaridades de região para região – o “cante” da “margem esquerda” , do “Campo Branco” (Castro Verde, Aljustrel e Almodôvar), das “terras do Barro” (Ferreira, Cuba, Beja, etc), do “Alto Alentejo” - mas o Grupo Coral “Amigos do Barreiro” tem cultivado esse “cante” diversificado, mantendo as características das “modas” de cada Região.
O seu repertório alarga-se, hoje, por mais de oito dezenas de “modas ”, estando em condições de, em cada momento, cantar cada uma delas em público.
Desde a sua fundação o Grupo Coral efectuou três registos de som , reproduzindo 36 modas em três “ cassetes ”, edições há muito esgotadas, e reeditou em CD, em 2004 , um trabalho com o melhor daqueles registos.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay