23 de dezembro de 2008

Descoberto bosque com espécies desconhecidas em Moçambique


Click na imagem.
Um grupo de cientistas do Jardim Botânico de Kew descobriu num bosque em Moçambique um «paraíso perdido» de espécies não catalogadas. O Monte Mabu, com cerca de 80 km quadrados, era um dos últimos lugares na Terra ainda por explorar.
As descobertas biológicas no Monte Mabu incluem «três novas espécies de borboletas, uma variedade da víbora, e várias populações de novas espécies de plantas, entre as centenas de espécimes trazidas para o Reino Unido para análise», avançou o El Mundo.
«Até termos chegado a Londres e começado a analisar o material, não tínhamos dado conta da importância do achado», contou Jonathan Timberlake, responsável pela expedição. «Só então é que percebemos que estávamos perante solo desconhecido», acrescentou.
A descoberta ocorreu, por acaso, quando Julian Bayliss, um dos cientistas de Kew, navegava na Internet à procura de zonas que registavam fortes precipitações a 1600 metros acima do nível médio das águas do mar.
O programa Google Earth apresentou uma série de lugares inexplorados, a maioria dos quais em Papua, na Nova Guiné.
A excursão que sucedeu à descoberta levou um grupo de 28 cientistas (Reino Unido, Moçambique, Malawi, Tanzânia e Reino da Suazilândia) do Jardim Botânico de Kew, vários transportadores e um punhado de serpas àquela zona mítica do globo com árvores de 45 metros.
A expedição, que decorreu em 2005, só agora foi revelada ao mundo.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay