27 de dezembro de 2008

Miranda da Douro: "Geada 2008" quer quebrar o gelo transmontano com música e animação




Miranda da Douro - O "GEADA 2008", o primeiro Festival de Cultura Tradicional das Terras de Miranda, convida os visitantes entre hoje e domingo a assistir à tradicional matança do porco, a dançar à volta da fogueira do galo ou conhecer a língua mirandesa.

O "Geada 2008", organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM) em parceria com o Grupo de Pauliteiros da cidade de Miranda do Douro, pretende "derreter o gelo" num dos distritos que está em alerta amarelo este fim-de-semana devido ao frio.
Segundo a organização, a primeira edição deste festival quer "festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições de Inverno das terras de Miranda e prestar homenagem a um dois maiores vultos da cultura nacional, José Leite de Vasconcelos, no ano em que se comemoram 150 anos do seu nascimento".
Os participantes poderão viver, alguns pela primeira vez, algumas das tradições de Inverno próprias do planalto mirandês, designadamente a tradicional matança do porco, as danças à volta da fogueira do galo e ao som das gaitas-de-foles e ver dançar os Pauliteiros de Miranda.
Poderão ainda tocar instrumentos tradicionais das região e conhecer a língua mirandesa.
No âmbito do festival serão ainda organizados passeios por algumas das aldeias do planalto, acompanhando a vida e obra de José Leite de Vasconcelos e fazer e provar os tradicionais enchidos locais.
"Na ruota de Vasconcelos" vai convidar os participantes a ouvirem poemas em Duas Igrejas, a visitar a estação arqueológica da Solhapa e ir ao encontro da história local em São Martinho.
O objectivo é que, segundo a organização, os visitantes tenham mais do que recordações, levem uma "experiência de viver uma cultura diferente".
O Geada vai animar Miranda do Douro com muita música, com as actuações de grupos de referência no nordeste como os "Galandum Galundaina", "Pauliteiros de Miranda do Douro", "L Bombo", "La Xaranga de Zeek i Trasgo", "Gaiteiricos" e "Quinteto Reis".
Mas do "mundo encantado das gaitas, dos bombos e das tradições" chegarão a Trás-os-Montes os "Tuttis Catraputtis
", os "Roncos do Diabo" e os asturianos "L Andecha Turcipié".
Durante o Geada, pretende-se que uma "miscelânia de gerações" permita o convívio e a troca de experiências e seja o ponto de partida para a festa ao longo de todo o fim-de-semana.
O festival começa às 21:30 com a recepção aos visitantes junto à Fogueira do Galo, na Sé Catedral, seguido de baile tradicional e das gaitas à solta na fogueira.
PLI.
Lusa/Fim

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay