23 de janeiro de 2009

Festival de Blues da Guarda regressa a 5 de Fevereiro






O grupo Nobody´s Bizness assinala a presença portuguesa na terceira edição do InBlues - Festival de Blues da Guarda, que decorre no Teatro Municipal da Guarda (TMG) entre 5 e 27 de Fevereiro.
A actuação dos Nobody´s Bizness ocorre a 26 de Fevereiro, sendo o terceiro espectáculo do certame. O grupo, uma formação de Blues acústico da zona de Lisboa, vê neste concerto «um desafio algo especial», afirmou Manuel Pais, um dos vocalistas.
«Temos poucas bandas de Blues em Portugal e poucos espaços para ouvir este estilo de música, de forma que é sempre de louvar este género de iniciativas», analisa o músico, rematando ainda que «este é um festival quase único no nosso País».
Manuel Pais é, paralelamente à Nobody´s Bizness, responsável pelo bar Catacumbas, no Bairro Alto em Lisboa, «um dos poucos sítios onde se pode ouvir Jazz e Blues na capital», sintetiza. «O Blues em concreto é visto como um estilo algo maldito, mas o curioso é que há muitas pessoas que gostam do género, mas não sabem verdadeiramente que o que estão a ouvir é Blues».
O grupo Nobody´s Bizness é formado por «seis músicos desde 2005, sendo que no começo a banda era composta apenas por quatro elementos», descreveu o músico.
O InBlues arranca no dia 5 de Fevereiro com o francês Benjamin Tehoval, músico nascido em Estrasburgo com carreira no Blues e «colaborações em vários projectos musicais que vão do Jazz ao Rock, como Nancy Jazz Compulsion ou L´Echo des Bananes», divulga a organização.
O festival prossegue no dia 20 com o grupo britânico Sons of the Delta, da dupla Mark Cole e Rick Edwards, e cujo último álbum, «Made in Mississippi», remonta a 2006. Depois do concerto no dia 26 do colectivo Nobody´s Bizness, o InBlues encerra com o inglês Honeyboy Hickling, no dia 27. O músico trabalhou no passado com Steve Marriott, gravou com Bo Diddley e estará acompanhado no TMG por Bob Wilson, Tony Baylis e Tony Stuart.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay