3 de abril de 2009

V Mercado Medieval arranca dia 17 em Almodôvar



Cantigas de amigo, bailes e folias, comeres e beberes, bobos e saltimbancos voltam a animar a vila alentejana de Almodôvar durante o quinto Mercado Medieval, que vai decorrer de 17 a 19 deste mês.
O «regresso ao passado», promovido pelo município local, é o ponto alto da iniciativa «Abril em Almodôvar», que arranca sábado e prolonga-se até 29 deste mês, com espectáculos de música, teatro e actividades desportivas.
Através do Mercado Medieval, que vai decorrer na Praça da República, Almodôvar vai regressar ao ano de 1285, quando foi outorgado, por D. Dinis, o foral à vila, explicou hoje à agência Lusa a vereadora da cultura da autarquia, Sílvia Baptista. Com esta «viagem», a vila vai celebrar os 724 anos da atribuição do foral, voltando à Idade Média, através do contacto com personagens, ambientes e vivências típicas da época.
Venda de produtos tradicionais, comeres e beberes de «sabor medieval» nas tabernas do «burgo», cantigas de amigo, recriações históricas e espectáculos de dança e música são algumas das ofertas dos três dias do mercado, que vai ser animado por bailes, acrobacias e ditos cómicos a cargo de bobos, jograis e saltimbancos, os artistas que divertiam os senhores feudais na Idade Média.
O primeiro espectáculo de música de «Abril em Almodôvar» vai decorrer sábado, a partir das 21:30, no Cine-Teatro Municipal da vila, com uma «Grande Noite de Fado», com os fadistas Miguel Camões Martins e Ana Valadas.
Um concerto com o Orfeão Universitário do Porto (domingo), a peça «O Povo [não] é quem mais ordena» pelo Grupo de Teatro «O Semeador» (dia 15), e os espectáculos dos Gaiteiros de Lisboa (dia 24) e «Malteses Cantam Abril» (dia 25) são outras das ofertas da iniciativa, que inclui ainda actuações de grupos corais alentejanos, nos fins de tarde dos dias 28 e 29.
Torneio Juvenil de Futebol Internacional da Páscoa, dias 10 e 11 no Complexo Desportivo de Almodôvar, e jogos tradicionais (dia 25) são as ofertas desportivas previstas.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay