24 de junho de 2009

Ismail Kadaré vence Príncipe de Astúrias de Letras




O albanês Ismail Kadaré, um dos escritores europeus de mais destaque no século XX, foi distinguido hoje com o Prémio Príncipe de Astúrias de Letras, divulgado na cidade espanhola de Oviedo.
Ismaïl Kadaré nasceu em 1936, em Gjirokastra, no Sul da Albânia. Estudou em Tirana e em Moscovo no Instituto Gorky. Após a ruptura do seu país com a União Soviética, em 1960, iniciou uma actividade jornalística e publicou os seus primeiros poemas. É sem dúvida o mais conhecido escritor albanês e as suas obras estão traduzidas em diversas línguas.
Em Portugal o autor tem parte da sua obra publicado nas Publicações Dom Quixote, como são os casos de «Palácio dos Sonhos» (1992), «A Pirâmide» (1994), «Abril Despedaçado» (2002), «A Filha de Agamémnon e o Sucessor» (2008) e o livro de ensaios «Três Cantos Fúnebres pelo Kosovo» (2002).
Em Junho de 2005 Kadaré foi galardoado com o Man Booker International Prize pela sua carreira literária.
No total, Kadaré superou 31 candidaturas vindas de 25 países, derrotando na fase final o britânico Ian McEwan, o checo Milan Kundera, o holandês Cees Noteboom e o italiano Antonio Tabucchi.
O Prémio Principe das Astúrias de Letras já distinguiu nomes como Mario Vargas Llosa, Camilo Jose Cela, Günter Grass, Doris Lessing, Arthur Miller, Susan Sontag, Paul Auster ou Amos Oz.
O prémio será entregue no próximo mês em Outubro, em Oviedo. Kadaré vai receber 50 mil euros e uma estatueta desenhada originalmente por Joan Miró.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay