29 de julho de 2009

Harpa








A música tradicional irlandesa tem as suas raízes nos bardos, músicos itinerantes que tocavam uma harpa denominada clarseach.
Não se pode falar de música tradicional irlandesa sem mencionar o maior de todos os bardos, Turlough O’Carolan. O’Carolan, que era cego, viajava de terra em terra e compunha músicas (denominadas planxties) dedicadas aos seus patronos abastados.
Apenas uma pequena parte dos trabalhos de Turlough foi transposta para pauta e só depois da sua morte e sem quaisquer arranjos, pelo que não se sabe como soava a sua música na altura em que viveu, porém isso não o impede de ser considerado como um dos maiores génios da música irlandesa e um dos maiores símbolos da ilha esmeralda.

Actualmente o maior nome da harpa na irlanda é Derek Bell, dos Chieftains, embora também se destaquem Mairead Ni Bhraonain (dos Clannad e irmã da conhecida Enya) e Mairead Ni Chathasaigh.
Não deixa de ser curioso que, invarialvelmente, nos reportórios destes músicos se encontrem muitos temas de Turlough O’Carolan.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay