14 de julho de 2009

Orquestra Sinfónica Portuguesa estreia-se este ano na China


A Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) irá apresentar-se no final do ano na China, naquela que será a primeira digressão ao estrangeiro, desde que foi fundada, em 1993.
O anúncio foi feito hoje por Pedro Moreira, presidente do conselho de administração da Opart - Organismo de Produção Artística, durante a apresentação das temporadas lírica e sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos.
Pedro Moreira afirmou que a OSP irá actuar em pelo menos cinco cidades chinesas, entre elas Pequim e Xangai, entre 27 de Dezembro e 09 de Janeiro de 2010.
O responsável disse ainda que não estão ainda assegurados todos os apoios financeiros, mas «caso não se concretize a Opart avançará».
A Orquestra Sinfónica Portuguesa é constituída por 110 músicos, sendo actualmente dirigida pela maestrina titular Julia Jones.
Pedro Moreira referiu também que a OSP irá apresentar-se este ano no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e luta com a falta de uma sala de ensaios, cujo projecto deverá «ser apresentado às autoridade competentes».
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay