19 de agosto de 2009

Ozono: Níveis regularizados na serra de Alvão


Os níveis de concentração de ozono no ar na serra de Alvão, Vila Real, foram regularizados terça-feira ao final da tarde, segundo informação divulgada hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A estação de monitorização de Lamas D´Olo, na serra do Alvão, concelho de Vila Real, registou entre as 16:00 e as 17:00 de terça-feira uma concentração de ozono de 212 microgramas por metros cúbico e entre as 17:00 e as 18:00 de 204 microgramas.
A situação ficou regularizada entre as 18:00 e as 19:00 de terça-feira quando foram medidos na estação 176 microgramas de ozono por metro cúbico.
De acordo com a lei, quando a concentração de ozono ultrapassa os 180 microgramas por metro cúbico, as autoridades têm de efectuar um anúncio público das zonas afectadas.
Os valores de alerta à população definidos na lei são iguais ou superiores a uma concentração de 240 microgramas por metro cúbico.
O ozono é um gás tóxico quando os valores de concentração são elevados, com repercussões na saúde humana e sintomas que passam pela tosse, dor de cabeça, náuseas, dores peitorais e falta de ar .
Acima dos 180 microgramas por metro cúbico, as pessoas mais sensíveis, como crianças, idosos, asmáticos e doentes respiratórios, devem evitar inalar uma grande quantidade de ar, especialmente durante o período da tarde, mais quente.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay