31 de agosto de 2009

XIII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho






O XIII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho está de regresso a Vila Praia de Âncora, no próximo dia 2 de Setembro, no Parque Dr. Ramos Pereira, às 21h30, para a sua 13ª edição.

Trata-se de uma iniciativa da VianaFestas, que conta com a colaboração da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

Ao palco subirão os grupos Ballet Tradiconal Kilandukilo (Angola), o Grupo Folclórico Independiente "Ollin Mumpa", de Tula (México) e o Old Stars Hradistan Uhesrke Hradiste, de Hradistan (República Checa), que mostrarão a riqueza e a variedade de usos e costumes, bem como a vivacidade rítmica das danças e cantares dos países que representam.

Este Festival já trouxe ao distrito de Viana do castelo grupos de folclore dos quatro cantos do mundo, nomeadamente Brasil, Chile, Hungria, Ilhas Fotuna, Polónia, Cuba, Espanha, Grécia, Letónia, Sérvia-Montenegro, Argentina, Eslováquia, Itália, Perú, Senegal, Ucrânia, México, Albânia, Níger, Croácia, Taiwan, Argélia, Rússia, Roménia, entre outros.
A Câmara Municipal convida-o a assistir a mais uma grande espectáculo de folclore, desta vez em Vila Praia de Âncora.

Biografia dos grupos
Ballet Tradicional KILANDUKILO (Angola)
O Ballet Tradicional Kilandukilu, é um grupo de dança e música tradicional, criado em Março de 1984 no Bairro Maculusso em Luanda, na República da Angola, por jovens entusiastas pela dança tradicional.

O grupo faz a divulgação da arte africana, em especial a angolana, através duma leveza de movimentos aliada ao som dos instrumentos tradicionais.

Grupo Folclórico Independiente " Ollin Mumpa", de TULA (México)
Este grupo mexicano independente foi criado em 1997, com a finalidade de resgatar e fomentar as tradições folclóricas do México.

Representa este grupo a cidade de Tula, da região de Hidalgo, para além de nos trazer o rico folclore mexicano, com os seus instrumentos, trajes danças e canções.
Old Stars Hradistan Uhesrke Hradiste, de HRADISTAN (República Checa)Fundado em 1950, este conhecido grupo da República Checa interpreta o autêntico folclore da região do Moravske Slovacko, do sul da Província da Morávia. A utilização de instrumentos tradicionais como o Cimbalon, a par de uma reduzida orquestra acompanhada por um coro de mulheres, completa o elegante grupo de dança, com seus trajes tradicionais.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay