No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Herói Angolano (17 de Setembro), o restaurante panorâmico VIII Colina, no Tivoli Oriente, apresenta todos os dias um buffet, ao almoço e ao jantar, sob a coordenação do Chef Wilson Aguiar, composto por inúmeras iguarias que marcam a cozinha angolana.
Muamba de Galinha com Funge, Feijoada de Luanda com Farinha de Mandioca torrada ou Calulu de Corvina com Farofa e Funge são alguns dos pratos que o Chef angolano vai trazer para Portugal durante esta semana. Para os mais gulosos há sobremesas de fazer crescer água na boca como o Dendém açucarado, Kifufutila, Bolo de Ginguba ou Mousse de Maracujá.
Wilson Aguiar, Angolano, de 32 anos, tem no seu curriculum a passagem por vários restaurantes e hotéis em Angola e está actualmente a frequentar o 2º ano do curso de Hotelaria no Instituto Superior de Hotelaria e Turismo de Angola. Para além de dar aulas em diversas escolas de hotelaria angolanas, apresenta há 8 anos o programa de culinária angolana – Moamba – na RTP África.
Apresenta uma cozinha inspirada nos mais genuínos ingredientes tradicionais angolanos como a farinha de mandioca (fuba), criando pratos únicos e saborosos.
Apresenta uma cozinha inspirada nos mais genuínos ingredientes tradicionais angolanos como a farinha de mandioca (fuba), criando pratos únicos e saborosos.
“Com esta Mostra procuramos surpreender os nossos clientes e convidados com pratos diferentes e mais exóticos, confeccionados por um reconhecido Chef Angolano”, afirma Ana Rola, Directora Geral do Tivoli Oriente.
Todos os almoços e jantares são acompanhados por animação tradicional de Angola, com actuações musicais dos “Jovens do Hungu”.
“Para além da mostra de gastronomia, durante estes dias será ainda possível conhecer diversas manifestações culturais de Angola”, afirma Aldina Macedo, Assistente Principal do Sector Cultural da Embaixada de Angola, revelando algumas surpresas:
- Passagem de modelos de estilista angolano – 21 de Setembro.
- Exposição de fotografia de Adão Marcelino – todos os dias da semana.
- Exposição de pintura de Euletério Sanches – todos os dias da semana.
- Apresentação do livro Serenata Luanda II de Eleutério Sanches – 24 de Setembro
- Sessão de autógrafos com o autor – 24 de Setembro, 18h30.
“Para a Embaixada de Angola esta é uma oportunidade de mostrar em Lisboa o que de melhor se faz não só na cozinha angolana, mas também ao nível da cultura, valorizando a literatura, a pintura entre outras artes que constituem o rico património cultural de Angola”, diz José Marcos Barrica, Embaixador de Angola em Portugal.
Revista wine
Revista wine

